Página Inicial » Estrias » Estrias – O que são, como surgem e como evitar, inclusive na musculação

Estrias – O que são, como surgem e como evitar, inclusive na musculação

Infelizmente, as estrias são as grandes vilãs das mulheres junto com a temida celulite. Há hábitos que podem piorar o quadro ou ainda dicas para evitar estrias no dia a dia e também na hora de treinar. Confira como evitar estrias na musculação e como conseguir amenizá-las.

O que são, como surgem e como evitar as estrias

Antes de saber como evitar as estrias é importante conhecer o que são estrias, pois quando conhecemos alguma coisa, fica mais fácil evitá-la e tratá-la de maneira correta.

As famosas estrias são um efeito colateral do nosso corpo que acontece quando ganhamos uma quantidade excessiva de gordura ou músculos em um tempo muito curto. Elas podem surgir devido a alguns hábitos alimentares errados, por questões genéticas e também em alguns casos como na musculação.


Como qualquer outra reação do nosso organismo, a variação do surgimento de estrias é diferente de pessoa para pessoa, pois existem mulheres que não desenvolvem as estrias nem mesmo quando ficam grávidas, enquanto outras precisam ter cuidado redobrado para não ficar com a barriga marcada.

Independente da predisposição genética, as melhores recomendações para evitar estrias é o uso de loções que ajudam a evitar o seu surgimento, além da ingestão de 2 litros de água por dia e cuidados alimentares que fazem parte de uma dieta saudável.

A prática constante de exercícios físicos também é muito indicada para evitar o surgimento de estrias, mas é preciso ser algo feito de maneira consciente, pois até mesmo a musculação pode ocasionar estrias.

Vale lembrar que, embora elas sejam mais comuns nas mulheres do que nos homens, os homens também estão sujeitos a ter estrias.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Como evitar estrias na musculação

Com certeza a maioria das pessoas que fazem musculação está em busca de ganhar muita massa muscular de forma rápida, mas existe um pequeno obstáculo que prejudica alguns atletas neste período de atividades musculares fortes: o surgimento das estrias.

Isso se deve ao ganho de músculos de maneira repentina, onde o organismo reage desta forma devido a uma mudança rápida. Os lugares mais comuns para estas linhas claras aparecerem são nos braços, naquela parte superior do peitoral (deltóide) que possui ligação direta com os músculos dos ombros. A razão para isso é que estes músculos ficam perto das articulações.

Quem não quiser passar por esta situação desconfortável na musculação, não deve ter um treino muito pesado para que a hipertrofia do músculo seja de forma mais natural, evitando assim, o surgimento das estrias. Mas quem quer ganhar músculos rapidamente, deve estar preparado para as estrias, pois é algo normal neste processo de ganho de massa muscular rápido.

Há alguns hábitos e dicas que ajudam a diminuir a intensidade da estria nestes casos de hipertrofia rápida ou até mesmo evitar o surgimento em quem já possui uma tendência mais baixa de ter estrias.

A dieta indicada para evitar estrias é usar e abusar de minerais e vitamina E, então se você está notando que as estrias estão aparecendo deve ser porque não está conseguindo balanceá-los em sua alimentação. Com uma dieta regular destes componentes, a pele fica mais saudável e torna-se mais flexível, ajudando no ganho de massa muscular.

Além disso, as loções ricas em vitamina E ajudam a amenizar as linhas brancas. Hidratantes convencionais também devem fazer parte de um treino pesado, pois ajudam a evitar que a pele “rasgue” de maneira mais fácil.

E para aproveitar o verão, sol e calor, e ainda disfarçar as estrias, um bom bronzeamento natural já ajuda a “escondê-las” um pouquinho.

Vale lembrar que, depois que as estrias aparecem, somente tratamentos com cremes ou laser pode ajudar, mas mesmo assim não acabam totalmente com elas. Seguindo todas essas dicas de como evitar estrias na musculação e no dia a dia, você poderá ter um corpo mais bonito e saudável.

Por Jeniffer Elaina

  1. Estou com essas estrias entre o músculos do peito e os ombros, e surgiu depois que comecei a fazer musculação a uns 8 anos atrás, teve uma época que eu ganhei grande volume de massa e logo depois fiz uma dieta pra definição e ai surgiram. Deve ter sido mesmo em decorrência de ter esticado muito a pele e depois voltando.
    Mas como dito ai também, só tomar um sol que esconde bem e tá tudo certo…hahaha.

    Abraços e excelente post.

  2. Estou com estrias e agora estou fazendo tratamento a laser para tirar, já logo na primeira sessão já vi que sumiu algumas. Tenho mais 3 sessões e creio que vou ter o resultado esperado!!

  3. estão aparecendo algumas dessas “malditas” nos meus braços.primeiro,apareceu em baixo.e agora em cima tbm.próximo aos ombros.ainda bem que estão imperceptíveis.não sei até quando.

  4. Num país como o nosso onde a maioria da população não tem nem se que uma refeição por dia, me desculpe mais se torna hilário essa preocupação com estrias,eu tenho tantas,que adqueri na grávides,uso maios,e shortes que esconde um pouco.não tenho condição nem de um tratamento e nem de uma refeição adquada,minha opinião.!!!!!!!!!!!

    • isso faz parte de quem se preocupa com a intensidade do treino e com o corpo, ninguém aqui é a favor da desigualdade social ou da fome, mas simplesmente tem suas próprias preocupações. Além do mais, você escreveu “adqueri” e “grávides”, talvez fosse importante usar a internet para aprender Português, antes de sair falando a sua opinião.

      • Boa resposta Felipe.
        Quem treina é quem se preocupa com o corpo, com alimentação e consequentemente com estrias e celulite. Se a Irani está cheia de estrias e acha fútil cuida-las é por desinteresse. Nós agradecemos por você tampar as suas estrias com roupas Irani. Me preocupo com as estrias assim como a alimentação, com o físico, cabelo, tudo. Apesar de não ter muito tempo para me cuidar totalmente sempre tento fazer o possível para me sentir bem, até porque assim conseguimos até trabalhar melhor e viver melhor. Gostei muito da matéria até porque sempre tive estrias desde os 16 anos apesar de fazer balé e natação e capoeira desde os 7 anos (na minha cidade qualquer esporte é gratuito, caso queira relacionar ao dinheiro Irani) com 17 quando entrei na academia piorou, vou continuar tentando ameniza-las com alimentação balanceada e cremes específicos pois infelizmente ainda não tenho dinheiro para tratamentos estéticos. 😉

  5. Eu tive muitas na gravidez tive na barriga e no bumbum, e ultilizei varios cremes e oleos mas nada adiantou. Quando tem a tendencia de ter estrias nao adianta, ela vem e detona a gente kkkkk

  6. tenho estrias somente no bum bum, e celulite no bum bum tbm e na perna, e faço musculação todos os dias, queria saber se eu começa a usar esses cremes minhas estrias e celulites acabam ou amenizam um pouco??
    beijos…..!!!

    • Acabar vai ser muito difícil , mas vc consegue amenizar com tratamentos …..
      tem a carboxterapia que é um tratamento muito eficaz , pelo menos qd fiz implante de silicone nos seios , quis aparece estrias, entao fiz sessoes de carbox e teve resultado , nao tive nenhuma estria e as que estavam surgindo desapareceram , uso muito na prevencao a mistura de bepantol liquido com oleo de amendoas e faço massagens para ativar a circulação ….. espero ter ajudado !

  7. Bem ainda tenho apenas 17 anos e ja tenho estrias na cintura, bumbum, na parte abaixo do bumbum e nas pernas. Há uma semana comecei a usar um oleo de amendoas q contém colageno. Queria saber isso vai adiantar muita coisa? Pois elas ainda estão avermelhadas!

  8. estrias eu tenho bastante afinal depois dos 90 kilos o bicho pega kkkkkkkkkkk

  9. O uso do colágeno,evita a aparição de estrias no corpo ?

  10. Infelizmente estrias e celulite QUASE todo mundo tem, quem se cuida tem e quem não se cuida tbm tem…umas têm por motivos da gravidez outras por aumento e baixo peso em fim ngm escapa dessas coisas horríveis 🙁

    Eu mesmo tenho na barriga devido a minha gravidez e já ouvi falar em CICATRICURE Nunca usei mas pretendo usar logo logo. E Espero obter um ótimo resultado 😉

  11. Gostei da dica, obrigado

  12. Gente eu tenho 11 anos e peso 42.7 e surgiram as estrias na minha coxa bem perto da virilha eu não sei o que fazer!!!!

  13. jar tentei de tudo pra tirar essas estrias tratamento,cremes,dieta nao deu resultado nenhum nessa porra meus braços tem muitas estrias quando falo muita e muita mesmo. jar pensei em desistir de treinar por causa dessas estrias, mais vou continuar tentando.

  14. ellysmesquita8@gmail. com

    Olá. Estou fazendo um tratamento que depois de muito pesquisar e ler depoimentos; resolvi experimentar e com certeza vi resultados satisfatórios!!! GALVONOCUMPULTURA. E feito um descolamento da estria com uma agulha ligada a um aparelho. Logo ela levanta e fica inchada formando o colágeno e regeneração. Notei no 1sessao q amenisou e até biquine me animei usar. Falta 5 sessões e fica 130 a 200 a sessão. Se informe na web e veja esse tratamento. Espero ter ajudado. 🙂

  15. Eu gostei muito da matéria
    tbm não tenho condições de fazer todos os procedimentos mais sempre me cuido com exercícios físicos cremes
    já fiz aplicação de carbox muito bom por sinal
    enfim sempre tentando melhorar!!!!!

  16. Como acabar com estrias

    Muito bom o artigo, realmente fazer dieta para emagrecer pode trazer essas marquinhas chatas. Usar ingredientes naturais como o óleo de coco, argila, clara de ovos entre outros. Muito bom, indolor, seguro, econômico e de fácil acesso. Porque os tratamentos profissionais são sempre muito caros, dolorosos e com resultado nem sempre o esperado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!