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Estímulo indireto para bíceps e tríceps

O treinamento físico engloba o corpo como um todo, mesmo que o foco seja em uma parte específica, como é o caso de muitos exercícios de musculação. Pois bem, em muitos casos, onde o foco é em um determinado grupo muscular, acontece o que chamamos de estímulo indireto, onde forças atuam sinergicamente e fazem com que musculaturas secundárias sejam trabalhadas de fato.

Nenhum outro grupo muscular recebe tantos estímulos diretos como os bíceps e os tríceps. Isso ocorre por suas funções cinesiológicas e biomecânicas. Imagine que seria praticamente impossível exercitar os músculos da parte superior do corpo, sem que estes músculos, que são responsáveis pela grande parte da força e torque produzida pelos braços, fossem de fato utilizados.

Sinergia muscular do bíceps e tríceps

estimulo indireto biceps e triceps treinoQuem nunca viu ou ouviu falar da influência do treino de costas para os bíceps? E do treino de peito para os tríceps? Pois bem, o que vemos neste tipo de treino, o que temos é a ação sinérgica dos músculos bíceps e tríceps em exercícios que tem como foco outros grupamentos musculares.

Dessa forma, estes fatores tem de serem levados em conta na montagem de um treinamento, já que mesmo que indireto, estes estímulos podem fazer com que o treino de costas seja muito influente sobre os bíceps e o de peito muito influente sobre o de tríceps.

Em alguns casos é muito comum as pessoa unirem estes treinos (costas/bíceps e peito/tríceps) em uma mesma sessão. Pois bem, temos que analisar que nem sempre isto é viável e em algumas situações pode vir a prejudicar ambos os treinos. Em fases mais intensas de treino, pode ser que um treino influencie o outro negativamente.

Imagine que você vai realizar um treino de costas e bíceps. O mais comum é que realize primeiro um depois o outro. Alguns treinadores optam por alterna-los, mas isto acaba tirando a intensidade real do exercício e acaba comprometendo o treino em geral.

Já quando se opta por um treino depois o outro, na mesma sessão, corresse o risco de causar uma fadiga que prejudicará o segundo treino. Desta forma terá muito menos rendimento no segundo treino e consequentemente este ficará prejudicado.

Muitos defendem que com este estímulo indireto antes do treino de fato para bíceps ou tríceps, temos uma elevada intensidade. Neste ponto é importante não confundirmos cansaço com intensidade. Uma coisa é você treinar sua musculatura no máximo que ela pode oferecer de trabalho.

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Outra coisa é você terminar o treino cansado, sem conseguir manter o treino de maneira eficaz, sendo que na maioria dos casos a técnica fica bastante prejudicada.

Mas então o treino conjugado de peito e tríceps e bíceps e costas não é eficaz? Depende muito da situação. Em alguns casos é possível conseguir um bom treino desta forma, mas vai depender muito do aluno e dos objetivos. Nestes casos, algumas dicas são importantes serem levadas em conta:

Para os bíceps as Pegadas Supinada estimulam mais do que as Neutras e as pegadas Neutras estimulam mais do que as Pronadas.

Para os tríceps: Quanto mais o movimento for fechado, maiores os estímulo sobre o tríceps, como por exemplo o supino fechado, desenvolvimento e paralelas. Na extensão total do movimento o tríceps é mais ativado.

Assim é muito importante que se leve em consideração a influência que estes treinos tem sobre o restante da musculatura. Como já falamos diversas vezes, os movimentos multiarticulares são muito mais eficientes para a hipertrofia, porém o controle sobre a utilização destes é relativamente mais difícil, por sua amplitude maior. Assim, é essencial que o profissional de educação física que acompanha seu treino leve estes fatores em consideração. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

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  1. .. Queria Saber .. Se e Aconselhável Treinar Treinos Peito e bíceps , Costa e tríceps ?

  2. Muito bom o post, estou treinando a pouco tempo e já vejo quão importante é um treino inteligente!

  3. Legal este assunto, comecei essa semana a treinar segunda peito e biceps,Terça pernas quadricips,Quarta ombros e triceps,Quinta posterior de perna, sexta costas e trapézio.

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