Página Inicial » Emagrecimento » Efeitos da cafeína no emagrecimento

Efeitos da cafeína no emagrecimento

Amplamente utilizada em substâncias termogênicas, a cafeína pode ser uma grande aliada no emagrecimento.

efeitos da cafeína no emagrecimento

O conhecimento de certos acontecimentos fisiológicos pode ser usado de maneira inadequada, no sentido de enganar pessoas em função de ganhos financeiros exponenciais. Se formos buscar exemplos disso, com toda a certeza encontraremos na cafeína um dos mais expressivos. Sabendo de seus efeitos sobre o emagrecimento, muitas pessoas se beneficiaram disso para enganar pessoas desavisadas.

De uma maneira geral, a cafeína é uma substância já conhecida por ser estimulante. Diversos estudos apontam para a melhora da função cerebral com doses adequadas de cafeína. Porém, nos últimos tempos a ciência da nutrição vem estudando os efeitos da cafeína sobre o emagrecimento.

Veja agora o que alguns estudos mostram em relação a cafeína e o emagrecimento!

Cafeína e emagrecimento, na dose certa, uma dupla imbatível!

Altimari (2006) já havia realizado um estudo que mostrava que a cafeína era um potencializador de performance em exercícios anaeróbicos. O mesmo autor, em 2003 realizou um estudo que comprovava que a cafeína potencializava a performance em exercícios de média e longa duração (ciclismo).

Desta maneira, a ciência já produziu uma centena de estudos que mostram o potente efeito que a cafeína tem sobre a performance. Sua ação estimulante no sistema nervosos central não é apenas útil para fins cognitivos ou produtivos, mas também de performance.

Muitos dos suplementos pré-treino tem na cafeína sua principal substância. isso explica os efeitos de aumento de performance que estes causam. Mas como nem tudo são flores, a utilização de doses inadequadas de cafeína por não apenas reduzir o desempenho, como causar em longo prazo doenças como a úlcera. Por isso, se o seu objetivo é melhorar a sua performance através do uso de cafeína, saiba que precisa do acompanhamento de um bom nutricionista.

Já na aplicação da cafeína para o emagrecimento, temos alguns estudos mais recentes, pois não fazem muitos anos que os estudiosos vem se atentando para o fato dela produzir e potencializar a eliminação de gordura.

Em um estudo realizado por Nogueira (2011) foram avaliados os efeitos da suplementação de cafeína sobre o processo de emagrecimento. Neste estudo, foram avaliadas 8 mulheres entre 20 e 50 anos, que foram selecionadas de maneira aleatória. Estas foram divididas em um grupo que fez a ingestão de 250 mg de cafeína 30 minutos antes dos exercícios e o grupo placebo.

Estas mulheres foram submetidas ao treinamento físico geral durante 2 meses, com pelo menos 3 sessões semanais. Ao final deste período, foram avaliadas através de avaliação antropométrica. O estudo mostrou que o grupo que fez a utilização das doses de cafeína apresentou 12% a mais de resultados positivos (emagrecimento) quando comparado ao grupo que fez a utilização de placebo.

Em um outro estudo de Dallo (2006) foram avaliados 33 homens, com um procedimento muito similar ao estudo citado acima. Porém, neste estudo foi encontrada uma melhora no processo de emagrecimento de mais de 16%, após 3 meses de utilização.

Veja agora qual a explicação fisiológica para o fato da cafeína auxiliar no processo de emagrecimento!

Cafeína e emagrecimento, explicação fisiológica

Muito mais do que apenas um estimulante ou termogênico, a cafeína tem um efeito que acentua o processo de emagrecimento. Em sua ação no organismo, a cafeína auxilia no processo de retirada das moléculas de gordura das células, fazendo com que estas sejam jogadas na corrente sanguínea. Desta forma, se a utilização de cafeína vier acompanhada de prática de atividade física, o corpo irá usar tais moléculas como fonte energética, expelindo pela urina e pela respiração os subprodutos lipídicos.

Ou seja, além de aumentar as taxas basais, a cafeína ainda irá auxiliar no complexo processo de retirada das moléculas de gordura das células. Desta maneira, será muito mais fácil de eliminar gordura.

Parece algo fantástico, não é? Mas nem tudo é tão lindo como parece. Veja agora algumas precauções que você precisa ter na utilização de cafeína!

Cafeína, tome cuidado ao ingerir!

Se você olhar a bula dos suplementos termogênicos mais famosos do mundo, verá que todos eles têm elevadas doses de cafeína. Isso explica o fato de muitas pessoas que fazem a utilização prolongada e sem o devido controle destes suplementos, apresentarem problemas de saúde e de comportamento.

Por ser um estimulante do sistema nervosos central, a cafeína precisa ser usada com cuidado e acompanhamento profissional constante. Ainda não temos um consentimento em relação as doses consideradas saudáveis para sua utilização.

Nos Estados Unidos, indica-se a utilização de no máximo 4 mg por quilo corporal em adultos e 1 mg por quilo corporal em crianças e adolescentes.

No Brasil ainda não temos um consenso, mas utiliza-se valores muito próximos aos dos Estados Unidos.

Se formos levar isso a risca, grande parte dos produtos termogênicos do mercado não seriam vendidos. Neste sentido, cabe ao seu nutricionista verificar qual a quantidade mais adequada para suas necessidades.

O que podemos concluir é que a cafeína, quando usada da maneira correta, é um potencializador do processo de emagrecimento. Porém, seu uso deve ser feito com cuidado e acompanhamento de um bom profissional de nutrição. Bons treinos!

Referências:
NOGUEIRA, S.G.C. Efeito da atividade física e cafeína no processo de emagrecimento: um estudo piloto. EFDeportes.com, Revista Digital. 2011 .
ALTIMARI, L. Efeito ergogênico da cafeína na performance em exercícios de média e longa duração .Rev. Port. De Ciência do Desporto.  2005.
ALTIMARI, L. Cafeína e performance em exercícios anaeróbios. Rev. Bras. De ciências farmacológicas.  2006.

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

Morosil emagrece? Veja sua composição, relatos e onde comprar

Veja uma resenha completa sobre o emagrecedor Morosil. Como ele atua no corpo, como tomar …

Termogênicos – O que são, Para que serve, se faz mal e como tomar

Saiba como funciona a ação dos termogênicos no organismo. Quais seus benefícios e efeitos colaterais. …

  1. Então. Primeiro agradecer por todas as informações, são muito importantes ,eu tenho uma pergunta ,o limite de cafeina por dia seria de 520mg ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!