fbpx
Pesquisar

22 Alimentos que ajudam a Emagrecer

Para quem tem objetivo de perder gordura, nesse artigo vamos citar vários alimentos que podem ser incluídos em uma dieta para emagrecer rápido sem comprometer a saúde.

alimentos que ajudam emagrecer

Todo mundo que procura emagrecer sabe que a reeducação alimentar é um passo fundamental. Por isso mesmo, a preparação do cardápio é tão importante. Ela deve conter alimentos que emagrecem.

Estes alimentos que emagrecem possuem propriedades capazes de potencializar processos fisiológicos que auxiliam na perda de peso.

Quem acompanha o Treino Mestre há mais tempo, já deve saber que uma boa dieta está longe de ser parecido com passar fome.

Confira então uma lista dos principais alimentos para uma dieta para emagrecer rápido sem perder vitaminas, carboidratos proteínas, lipídios, minerais e fibras.

22 Alimentos para incluir na dieta de quem quer perder gordura!

1. Gengibre

Propriedades: 

O gengibre é um dos alimentos que emagrecem mais famosos. Isto por conta de sua ação termogênica, que aumenta o consumo energético, proporcionando uma queima maior de calorias.

Outros benefícios:

Além de emagrecer, o gengibre ainda é rico em minerais como potássio, magnésio e cálcio. Assim, fortalece os ossos, previne doenças cardiovasculares, ajuda na saúde mental e até alivia sintomas da TPM, da menstruação e da menopausa.

Consumo recomendado diário: de 250 mg a 1g, divididos em 3 ou 4 refeições.

2. Pimenta

Propriedades:

As pimentas do gênero Capsicum são grandes alimentos que emagrecem, pois contêm ação termogênica, aumentando a queima de gordura e calorias.

Outros benefícios: não só faz parte dos alimentos que emagrecem, como também é auxiliar na diminuição do colesterol, como antioxidante, antiinflamatória, anticancerígena e também melhora a digestão.

Consumo recomendado diário: 3 a 6g, idealmente na forma fresca, junto das refeições.

3. Feijão branco

Propriedades:

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Entre os alimentos que emagrecem por sua função no metabolismo, o feijão branco é o alimento que mais possui a faseolamina.

Ela inibe a absorção do amido em até 90%, eliminando este carboidrato antes que ele vire reserva energética – e, portanto, gordura. Por isso, é uma substância coadjuvante no tratamento contra a obesidade, comum em prescrições médicas.

Outros benefícios:

Tem menos efeitos colaterais do que substâncias com ação semelhante e auxilia a regular o nível de açúcar no sangue.

Consumo recomendado diário: de 500mg a 1g, 30 minutos antes do almoço ou da janta.

4. Aveia

Propriedades:

A aveia está entre os alimentos que emagrecem porque contém muitas fibras de boa qualidade das fibras.

Isso acontece porque possui fibras insolúveis e solúveis, que têm muita capacidade de absorção de água, formando um gel no trato gastrointestinal, retardando o esvaziamento gástrico e provocando saciedade.

Outros benefícios: Regula e previne câncer de intestino. Ao contribuir para a saúde da flora intestinal, também auxilia na imunidade.

Consumo recomendado diário: 30g, o que corresponde a 3 colheres de sopa ao dia, sempre acompanhada de bastante ingestão hídrica.

5. Chá verde

Propriedades:

O chá verde está entre os alimentos que emagrecem porque é rica em epigalocatequina galato, que age no metabolismo das gorduras acelerando o mesmo através do estímulo de enzimas.  Também atua na sensação de saciedade por atuar no receptor da leptina.

Outros benefícios: é rico em antioxidantes combatendo doenças crônicas, câncer e o envelhecimento. Melhora o humor por aumentar produção de serotonina e dopamina. Combate o colesterol.

Consumo recomendado diário: 1-4 xícaras ao dia, não excedendo 600ml.

6. Canela

Propriedades:

A canela apresenta várias propriedades que a enquadram entre os alimentos que emagrecem, e isso aumenta a quebra de calorias e gorduras, e também reduz açúcar no sangue melhorando a sensibilidade das células à insulina.

Outros benefícios:

Possui antioxidantes, propriedades antiinflamatórias, reduz o risco de doenças cardíaca, previne doenças neurodegenerativas e o câncer.

Consumo recomendado diário: 1-6g, o que equivale de meia a 1 colher de sopa ao dia. De preferência, consumir polvilhada em outros alimentos.

Veja também:
15 Benefícios da Canela, Propriedades e Contraindicações
Veja também:
Chá de Canela emagrece? Para que serve? 9 Benefícios e Receitas

7. Pera  

Propriedades:

Facilmente se enquadra entre os alimentos que emagrecem, pois ela é rica em água e fibras, diminuindo a absorção de gorduras e carboidratos e aumentando a saciedade.

Apresenta baixo índice glicêmico, o que proporciona saciedade mais duradoura e se transforma em gordura mais dificilmente do que outros alimentos de alto índice glicêmico.

Outros benefícios:

Vitaminas A, C e E que melhoram a imunidade e rejuvenescem a pele. Apresenta antioxidantes que combatem os radicais livres do organismo.

Consumo recomendado diário: uma porção ao dia, 20 minutos antes da principal refeição.

8. Linhaça

Propriedades:

A linhaça atua como um dos alimentos que emagrecem pois apresenta muitas fibras, o que auxilia na digestão dos demais alimentos e proporciona maior saciedade. É rica em Omega 3, que ajuda no controle do colesterol e diminui a inflamação do organismo, facilitando o emagrecimento.

Outros benefícios:

Previne doenças cardiovasculares por diminuir inflamação e colesterol e é rica em isoflavonas, que auxiliam a amenizar os sintomas da menopausa.

Consumo recomendado diário: 1-2 colheres de sopa, preferencialmente crua, germinada e triturada apenas na hora do consumo.

9. Chá de hibisco

Propriedades:

Uma das novidades entre os alimentos que emagrecem é o chá de hibisco, que apresenta diversas propriedades, sendo a mais conhecida o seu poder diurético. Acredita-se que o chá possa queimar gorduras. Aumenta a produção de ácido pelo estômago, diminuindo a sensação de peso após se alimentar.

Outros benefícios:

Além de estar entre os alimentos que emagrecem, ele contém vários antioxidantes e auxilia na hidratação. Reduz o nível de triglicerídeos e de colesterol.

Consumo recomendado diário: 500ml a 1L.

10. Chia

Propriedades:

Apresenta muitas fibras que trazem uma característica especial entre os alimentos que emagrecem: as fibras da chia absorvem bastante água e essa amplia a sensação de saciedade, facilitando o processo do emagrecimento.

Outros benefícios: 

É rica em antioxidantes, prevenindo o envelhecimento. Também auxilia na redução da pressão arterial e no ganho de massa muscular. É uma excelente fonte de cálcio.

Consumo recomendado diário: 10g ou uma colher de sopa.

Veja também:
9 Receitas com Chia para Emagrecer

11. Ovo

Propriedades: 

O ovo pode ser considerado um dos alimentos que emagrecem porque ele ajuda na saciedade, reduzindo o consumo calórico nas próximas refeições. Entretanto, ele deve ser consumido de forma cozida para não adicionar gordura em excesso na alimentação.  

Outros benefícios:

Rico em triptofano, o que gera aumento de serotonina (neurotransmissor da felicidade). É fonte de selênio, colina, vitamina B2, B5 e B12.

Consumo recomendado diário: 1-2, utilizando-os como fonte proteica. Caso já tenha níveis elevados de colesterol, recomenda-se ingestão apenas 2-3 vezes na semana.

Veja também:
16 receitas de omelete light para quem quer ganhar massa muscular

12. Alcachofra  

Propriedades: 

É um dos alimentos que emagrecem tendo em vista que auxilia na digestão. É rica em fibras e tem ação laxativa e diurética, diminuindo retenção de líquido e a distensão abdominal. Facilita a produção da bile, que atua na digestão da gordura.

Outros benefícios:

Anti-esclerótica, anti-reumática, anti-tóxica, hipotensora e depurativa do sangue. Dessa forma é utilizada como auxiliar no tratamento de anemias, aterosclerose, diabetes, doenças do coração e do fígado.

Consumo recomendado diário: 3 xícaras de chá ao longo do dia, mas seu uso não pode ser crônico, em especial para pessoas que apresentam problemas de vesícula.

13. Óleo de coco

Propriedades:

Um entre os alimentos que emagrecem porque ajuda no controle da fome. Entretanto, é um alimento de alto teor calórico, sendo importante associar uma dieta equilibrada e consumo moderado. Por conter triglecerídeos de cadeia média, melhora o metabolismo.

Outros benefícios:

Saúde bucal, alivia a irritação da pele, melhora função cerebral, hidrata a pele, combate infecções e aumenta o colesterol bom.

Consumo recomendado diário: 1 a 2 colheres de sopa, na versão extravirgem.

14. Suco de limão

Propriedades: 

O limão pode ser usado como um dos alimentos que emagrecem devido a sua ação de aumentar a saciedade e por desinchar. Também limpa o paladar, retirando a vontade de comer doces e gorduras. Melhora a digestão estimulando a produção de bile pelo fígado, necessária na digestão de gorduras.  

Outros benefícios:

Estimula o sistema imunológico, ajusta o pH, purifica a pele, gera energia e bom humor, refresca a respiração.

Consumo recomendado diário: 10 gotas de limão em 1 copo de água, beber 30 minutos antes das maiores refeições.

15. Farinha de maracujá

Propriedades:

Baixíssima quantidade calórica, sendo um dos alimentos que emagrecem não apenas por este motivo, mas por também ser rica em fibras, o que ajuda na digestão e na saciedade.

Além disso, tem baixo índice glicêmico, ou seja, o açúcar é liberado lentamente, diminuindo a sensação de fome e formando menos reserva de gordura no organismo.

Outros benefícios:

Além de ser um dos alimentos que emagrecem, é rica em fibra pectina, vitamina B3, ferro e cálcio.

Consumo recomendado diário: 25g

16. Berinjela

Propriedades:

Um dos alimentos que emagrecem por conter uma quantidade baixa de calorias e ser rica em fibras e água, o que ajuda na digestão e provoca uma sensação de saciedade prolongada.

Outros benefícios:

Contém vitamina A, B, C, cálcio, ferro, potássio magnésio e fósforo. Dessa forma além de ser um dos alimentos que emagrecem, é bastante nutritivo. Combate o colesterol.

Consumo recomendado diário: 1-2, sempre de forma grelhada, assada ou cozida, evitando a fritá-la.

17. Vinagre de Cidra de Maçã

Propriedades:

É um dos alimentos que emagrecem por vários motivos. Demonstrou-se já em estudos científicos que diminui a absorção de açúcares em refeições ricas de carboidratos. Devido a conter traços de fibras solúveis, também ajuda na digestão e na saciedade.

Outros benefícios:

Ação antioxidante, melhora a imunidade, possui betacaroteno – que auxilia na visão e reduz os efeitos da histamina, que faz inflamação e alergias no organismo.

Consumo recomendado diário: 2 colheres de sopa, dissolvidos em 1 copo de água, 30 minutos antes do almoço e do jantar.  

18. Chá de laranja-amarga

Propriedades:

É um dos alimentos que emagrecem porque inibe apetite e atua na digestão, melhorando o funcionamento do trato gastrointestinal. Diminui a retenção de líquidos e o inchaço.  

Outros benefícios:

Ação antidepressiva, rejuvenescedora, anti-reumática, vermífuga, calmante e relaxante, sedativa, evita úlceras pépticas, evita o escorbuto.

Consumo recomendado diário: 2 colheres de sopa de laranja-amarga em 1L de água e consumir o chá 3 vezes ao dia.

Veja também:
Citrus Aurantium emagrece? Para que serve? Quais efeitos colaterais?

19. Nozes

Propriedades:

Consumida com moderação, é um dos alimentos que emagrecem porque apresenta ácidos graxos que aceleram a quebra de gordura, em especial na barriga.

Outros benefícios:

Ajuda no controle do colesterol e na redução da glicemia do sangue. Tem ação antioxidante, retardando o envelhecimento.

Consumo recomendado diário: 3 unidades, antes das grandes refeições.

Veja também:
Oleaginosas: O que são, Benefícios e Lista completa de fontes

20. Abacate

Propriedades:

Devido à ação do ácido oléico, é um dos alimentos que emagrecem. Ele adia a fome provocando saciedade prolongada.

Também tem como função diminuir a carga de açúcar dos alimentos ingeridos.  Consumido antes do dormir, estimula o GH, hormônio que ajuda a usar a gordurinha acumulada para formar musculatura.

Outros benefícios:

Previne acne, rugas e a celulite. Tem ação anti-inflamatória e antioxidante, prevenindo doenças crônicas e o envelhecimento.

Consumo recomendado diário: 2-3 colheres de sopa da fruta pura, preferencialmente antes de dormir.

Veja também:
Benefícios do abacate - Aliado em dietas para emagrecer e ganhar massa muscular
Veja também:
8 Receitas de Creme de Abacate Fit

21. Brócolis

Propriedades:

O brócolis é  dos alimentos que emagrecem mais populares. Isso porque é um vegetal com baixa caloria, muitas fibras e água, causando saciedade e melhorando a digestão.

Outros benefícios:

Rica em vitamina C, vitamina K, fibras, folato, selênio, vitamina A, vitamina B, triptofano, fósforo. Ajuda na coagulação sanguínea, imunidade, antioxidação e melhora do humor.

Consumo recomendado diário: 2 xícaras do vegetal, 4 a 5 vezes na semana.

22. Batata-doce

Propriedades:

Famosa como um dos alimentos que emagrecem, está nas principais dietas.

Isto porque a batata-doce é um carboidrato que apresenta relativamente menor quantidade calórica quando comparada aos demais. Tem baixo índice glicêmico e elevada quantidade de fibras.

Outros benefícios:

Além de ser um dos alimentos que emagrecem, é igualmente fonte de potássio e ajuda a controlar o colesterol e a glicemia do sangue. Possui vitaminas A, B, C e E, que ajudam na formação do colágeno.  

Consumo recomendado diário: 20-100g, idealmente trocando os carboidratos de alto valor calórico e glicêmico por este que é um dos alimentos que emagrecem e repõem energia.

Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em vitaminas:

As vitaminas são importantíssimas e ao mesmo tempo são muito esquecidas na hora de uma dieta.

Os principais fornecedores de vitaminas são frutas e legumes. Uma boa dica é ingerir diariamente 3 porções de frutas e legumes, pois isso ainda vai ajudar na captação de fibras, como veremos a seguir.

Mas agora, vamos a lista das vitaminas mais importantes e os alimentos que as fornecem:

Vitamina A –

Jamais esqueça dela, pois é a principal responsável pela saúde da visão, combate ao envelhecimento precoce, etc. Ela pode ser encontrada em alimentos como pêssego, mamão e cenoura.

Vitamina C

Não ouse praticar esportes sem ela. Sua principal função no organismo é dar resistência aos ossos, dentes e tendões, assim como reforçar os vasos sanguíneos.

Pode ser encontrada em frutas cítricas como a laranja e o limão, assim como no tomate e no pimentão.

Vitamina D

A grande responsável pela saúde dos ossos. É ela que promove a absorção de cálcio pelo organismo. Pode ser encontrada em peixes e leite. Por isso, opte por peixe grelhado e leite desnatado.

Vitamina B1

Auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e com isso, também do coração.

Ela é bem mais fácil de ser obtida em alimentos para emagrecer como arroz integral, cereais integrais, verduras amargas e legumes em geral.

Vitamina B2

Antes conhecida como vitamina G, favorece o metabolismo de gorduras, açúcares e proteínas. É encontrada principalmente em vegetais folhosos como o repolho.

Vitamina B3

Importante para remover substâncias químicas tóxicas e auxiliar na produção de hormônios. Pode ser encontrada em frutas secas e cereais integrais.

Vitamina B5

Ela ajuda a controlar o stress, formação de anticorpo e ainda auxilia o metabolismo. Pode ser encontrada no milho e vegetais em geral.

Vitamina B12 

É indispensável na formação do sangue, evitando problemas cardíacos e derrames.

É encontrada em grandes quantidades no Fígado bovino e em carnes de peixes.

No mercado existem marcas que oferecem margarinas fortificadas com vitamina B12, vale a pena dar uma conferida.

Outros alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em carboidratos:

É quase que um paradoxo oferecer alimentos com carboidratos mas que podem ajudar no emagrecimento também.

Porém, a deficiência de carboidratos no organismo, ocasiona num baixíssimo rendimento de massa muscular.

A solução está em ingerir alimentos com baixo índice glicêmico (IG), veja uma lista com os principais:

  • Lentilha;
  • aspargos;
  • Ervilha;
  • Grão de bico;
  • Pão de centeio;
  • Feijão preto;
  • Arroz integral;
  • Macarrão integral;

Nesse artigo dos Carboidratos, citamos várias fontes para você incluir em sua dieta, apesar de ser para uma dieta de hipertrofia, incluímos carboidratos de baixo índice glicêmico. << Veja essa tabela também, vai ajudar. ;)

Alimentos que ajudam a emagrecer, ricos em lipídios:

Talvez esta parte seja um pouco mais delicada, pois vamos falar da inserção de gordura numa dieta para emagrecer.

Ao contrário do que muitos pensam, e levam isso com seriedade, é que uma dieta deve ser livre de todo os tipo de gordura, mas não é assim.

O HDL (colesterol bom) deve estar presente no nosso corpo sempre, é ele que impede que o colesterol ruim avance totalmente.

O ômega-3 também entra nessa batalha, ele é um ácido graxo não produzido naturalmente pelo corpo e por isso deve ser ingerido nos alimentos.

O ômega-3, desde sua descoberta, acabou sendo muito importante para o corpo humano, pois além de ajudar na circulação sanguínea e evitar problemas cardíacos, ainda controla a depressão, diminui o risco de alguns cânceres, entre outros benefícios.

Tanto o ômega-3 quanto o HDL, podem ser adquiridos em:

  • peixes como salmão e atum;
  • Castanhas, amendoim;
  • Ovos com ômega-3 produzidos por galinhas alimentadas com semente de linhaça;
  • azeite extra-virgem.

Leia também:

Lipídios: O que são, Tipos, Funções e Melhores Fontes

Uma dica para diminuir controlar o colesterol ruim

Para ajudar a controlar os níveis de HDL no organismo, uma outra boa dica é ingerir pequenas quantidades diárias de pequenas frutas vermelhas como morango, framboesa, amora, etc.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

20 Comentários

  1. Edna Pereira Pires Paiva

    li varias coisas e amei, obrigado por voces existirem

  2. Óleo de Canola?
    O Lair Ribeiro afirme veementemente que não devemos consumi-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *