Pesquisar

Dieta HCG – O que é, Como funciona, Benefícios, Emagrece?

Artigo completo para você tirar todas as dúvidas sobre o hormônio HCG e como funciona a dieta. Será que emagrece mesmo?

HCG hormônio e dieta funciona emagrece
Saiba também o que é a dieta HCG e se emagrece!

PUBLICIDADE

O que é o HCG?

O HCG (gonadotrofina coriônica humana) é um hormônio produzido pelo organismo humano com funções claras durante a gravidez.

Durante o período da gravidez a produção do hormônio aumenta para que ele realize sua principal função, que é na formação da placenta.

Outra função desse hormônio é na síntese de outros dois hormônios necessários para o desenvolvimento do feto, a progesterona e o estrogênio.

Ele indica ao hipotálamo que precisa de reservas de gordura para formar a barreira placentária.O hipotálamo por sua vez inicia o processo de queima das reservas que vão diretamente participar da formação da placenta.

Nos dias de hoje o HCG vem sendo utilizado para auxiliar na perda de peso através de uma dieta denominada “ dieta HCG”.

Essa dieta promete grandes perdas de peso em pouco tempo(1kg a 2 kg por dia) e sacrifícios realizados por um tempo pré estabelecido(apenas 3 semanas), acelerar o metabolismo, queimar gordura corporal, principalmente quadril, coxa e cintura.

Como funciona:

Essa dieta tem duração de 3 a 6 semanas e consiste na utilização de injeções diárias de HCG ao mesmo tempo em que se adere a uma dieta restrita com apenas 500 kcal por dia.

Durante o período da dieta não podem ser consumidos alimentos que contenham açúcar, frutas com grande teor de frutose, alimentos processados e nem carboidratos simples.

Também é necessário a realização de atividades físicas que potencializam os efeitos da dieta.

Benefícios  da dieta HCG:

Acelera o metabolismo

Segundo relatos de pessoas que aprovam o uso “dieta HCG”, ela beneficia a saúde acelerando o metabolismo e auxilia na eliminação de gordura corporal.

O responsável por esses benefícios seria o aumento do hormônio hcg no organismo que faria com que o corpo entendesse que precisa liberar gordura corporal para a formação da placenta e do feto, porém, como não há gestação essa gordura seria eliminada.

Estudos sobre

Porém como não há evidências de que o uso do hormônio seja efetivo na perda de peso, a hipótese mais aceita é que a perda de peso ocorre pela realização de uma dieta extremamente hipocalórica.

A realização da dieta cumpre com o prometido porém essa perda de peso excessiva e em tão pouco tempo se mostra prejudicial ao organismo, uma vez que durante todo o período o corpo está recebendo pequena parte dos macro e micro nutrientes que seriam necessários para um funcionamento adequado e saudável do organismo.

O cérebro, por exemplo, é dependente de carboidratos e para funcionar na sua melhor condição é necessário que pelo menos 40% da dieta diária seja constituída desse nutriente.

Proteínas

As proteínas são essenciais para a formação muscular e na regeneração de doenças e feridas ou queimaduras, além de atuarem também na produção de células do sistema imune.

Lipídios

Os lipídios (gordura) são responsáveis pela produção de hormônios que regulam todos os processos presentes no corpo humano.

Vitaminas e Minerais

As vitaminas e minerais atuam em diversos processos como, crescimento de cabelo, manutenção da visão, na formação de células ósseas e até nos rins.

Outro fator preocupante é que os efeitos da administração do HCG ainda não são conhecidos, e isso pode acarretar problemas às vezes irreversíveis, e isso não tem sido levado em consideração por quem aconselha ou é adepto da dieta.

E os resultados, emagrece?

Estudos já comprovaram que não existe embasamento científico de que o hormônio HCG tenha qualquer relação com a perda de peso.

A SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e a ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) se mostram totalmente contra a utilização de injeções de hormônio HCG com objetivo de promover perda de peso.

Indicações de uso:

A dieta é indicada para pessoas com sobrepeso ou obesidade que desejam ter perda de peso de forma rápida e perda de gordura corporal.

Como é feita a dieta HCG:

cardápio HCG depoimentos

O processo da dieta é dividido em três etapas:

1º Etapa:

Tem duração de dois dias, nesse período o adepto da dieta deve começar a aplicar  as injeções de HCG e também manter uma dieta alimentar de 2400 kcal por dia, com alimentos que sejam ricos em gordura e calorias.

2º Etapa:

Pode durar de três  a seis semanas, dependendo dos resultados esperados, durante esse período permanecem as aplicações de injeções diárias e começa uma dieta restritiva de 500 kcal por dia. É nesse período que inicia a perda de peso.

Nos três últimos dias dessa fase é interrompida a aplicação do hormônio HCG e permanece a dieta.

3º Etapa:

Nessa fase são interrompidas as aplicações diárias de HCG e o consumo calórico diário é de aproximadamente 1500 kcal por dia e aumentado gradativamente, evitando apenas o consumo de açúcar e amido por mais três semanas.

Deve ser respeitada o consumo de 4 refeições diárias, desjejum, almoço, lanche da tarde e jantar.

Os legumes utilizados devem ser cozidos no vapor, a carne deve ser ingerida em duas refeições diferentes, não são permitidas frutas altamente calóricas, só deve ser consumido um tipo de legume por refeição, só é permitido o consumo de duas torradas por dia, a ingestão de café e chá é liberada desde de que o consumo seja sem açúcar.

Durante todo o processo da dieta não podem ser usados produtos que contenham hormônios ou óleos em sua composição, sejam eles shampoo, condicionador, maquiagem, sabonete , protetor solar ou qualquer outro produto com composição lipídica. Para hidratar a pele é indicado o uso de óleo de côco ou óleo mineral.

Efeitos Colaterais

Devido à baixa ingestão calórica podem ocorrer sintomas como:

  • dores de cabeça,
  • fadiga,
  • irritabilidade,
  • depressão
  • e perda de massa muscular.

O aumento dos níveis de HCG no sangue também podem aumentar as chances de desenvolver coágulos de sanguíneos, AVC e  trombose.

Contraindicações do HCG

A dieta é contra indicada para:

  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Mulheres com cistos grandes de ovário;
  • Mulheres que apresentem sangramento vaginal inexplicado;
  • Mulheres com câncer de ovário, mama ou útero;
  • Mulheres com tumor no hipotálamo;
  • Mulheres com trombose;
  • Mulheres que tenham alergia ao HCG.

Cuidados que devem ser tomados durante o período que fizer a dieta HCG:

Durante todo o tempo da dieta as adeptas não devem ingerir bebidas alcoólicas, fazer massagens de qualquer tipo, não deve praticar exercícios físicos de grande esforço, não devem fazer bronzeamento artificial e não devem fazer uso de medicamentos para emagrecer.

Durante o período que a mulher estiver menstruada,  não deve ser feito o uso das injeções de hormônio, nesse período permanecer somente com a dieta.

O recomendado sempre, é que antes de iniciar qualquer tipo de dieta um nutricionista seja consultado, para que este defina qual a melhor alternativa a ser seguida  para garantir uma  perda de peso eficiente para cada caso.

Dietas milagrosas e muito restritivas tendem a não ter grandes resultados a longo prazo.

Depoimentos e relatos sobre o HCG

Já fez ou ainda está fazendo a dieta HCG e quer deixar seu depoimento sobre os resultados? Utilize nossa área para comentários logo abaixo e compartilhe sua experiência com os leitores.

Ainda ficaram dúvidas? Faça sua pergunta logo abaixo que iremos responder.

Pergunte e compartilhe

Esse artigo sobre as informações do hormônio e dieta HCG foram uteis? Então ajude a divulgar compartilhando com seus amigos nas redes sociais.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!
Dieta HCG – O que é, Como funciona, Benefícios, Emagrece?
3 (60%) 2 votes

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de