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Dieta do Guerreiro – Como funciona, precauções e relatos

A dieta do guerreiro tem sido usada para emagrecer e também para hipertrofia. Saiba agora como ela funciona, alimentos presentes no cardápio e os resultados.

Dieta do Guerreiro


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O que é

A dieta do guerreiro, também conhecida como dieta do jejum intermitente, é um tipo de dieta que se baseia no livro The Warrior Diet do autor Ori Hofmekler. É uma dieta bastante controversa e que não é recomendada pelos profissionais da área da alimentação e nutrição.

A dieta do guerreiro é assim chamada por permitir que a pessoa fique por muito tempo em jejum e se alimente com bem poucas refeições ou apenas uma refeição só com a finalidade de perda de peso de forma rápida e até ganhar massa muscular.

Essa é uma dieta elaborada sem cunho científico, apenas através de observações feitas pelo próprio autor do livro e vai contra todos os achados, pesquisas científicas e conceitos da área da nutrição e da área médica.

Como funciona

A dieta do guerreiro se baseia em períodos de alimentação e períodos de jejum. Ela ensina que, durante o dia, deve-se comer somente o mínimo e, se possível, não comer nada e, durante a noite, o corpo deve se alimentar bem para compensar o jejum realizado durante o dia.

Existem várias vertentes dessa dieta, umas mais brandas e outras mais severas. As mais brandas permitem o consumo de refeições leves durante o dia ou apenas o consumo de uma refeição durante o dia seguida de uma boa alimentação durante a noite.

Já a vertente mais severa não recomenda o consumo de nenhuma refeição durante o dia, mas somente água, e apenas uma refeição durante a noite.

Esse método afirma que, com o jejum durante o dia e uma boa alimentação durante a noite, aliados à prática de atividade física, é possível reduzir o peso de forma rápida.

O jejum permitido pela dieta do guerreiro que pode variar de acordo com cada pessoa. Esse tempo pode ser de oito, dez, doze horas ou até mais. Há casos onde a pessoa fica até 20 horas em jejum. Apesar dessa recomendação, não é obrigado a pessoa passar tanto tempo em jejum a ponto de sentir fome.

Leia também: Dieta Dukan – Como fazer passo a passo cada uma das fases e o antes e depois

Caso sinta vontade de comer pode ser alimentar de forma bem leve com os alimentos recomendados para serem ingeridos durante o dia.

Já à noite, a pessoa pode comer o quanto quiser sem se preocupar com o horário e sem restrição de quantidade. A refeição pode ser feita até mesmo pouco antes de dormir na quantidade que desejar.

Nessa dieta, o dia e o período de jejum são considerados contendo 20 horas e a noite é contada como tendo somente 4 horas, pois o dia e o início do jejum começam a ser contatos a partir do início do sono seguindo o amanhecer e o decorrer do dia.

Quando as 20 horas são completadas dá-se o início da fase de alimentação que ocorre durante a noite com a duração de 4 horas, fechando o ciclo das 24 horas por dia.

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Em suma, a dieta do guerreiro não recomenda o consumo alimentar durante o dia ou somente quando o corpo sentir fome e uma boa alimentação durante a noite. Dessa forma, o corpo pode passar muitas horas sem sentir fome, ao contrário do que os profissionais da área da nutrição recomendam que é se alimentar de 3 em 3 horas, mesmo, às vezes, o corpo não sentindo fome a fim de evitar uma superalimentação.

Para que serve

A dieta do guerreiro promete ajudar a emagrecer rápida ou ajudar o corpo a não engordar. A teoria dessa dieta para a finalidade de perda de peso seria que, se o corpo não se alimenta muito com alimentos que ajudam no aumento de peso como os carboidratos, por exemplo, evita o ganho de peso e utiliza as reservas de gorduras como fonte de energia no lugar dos carboidratos.

Essa dieta também promete o ganho de massa muscular. Isso porque ela recomenda atividades físicas para fortalecimento do corpo e para a hipertrofia muscular. Alguns dos exercícios indicados são musculação, agachamentos, saltos, entre outros.

Como fazer a dieta do Guerreiro

A dieta do guerreiro é recomendada para ser seguida da seguinte forma:

1. Após a última refeição realizada à noite, dá-se o início do jejum. Por exemplo, se a última refeição realizada foi as 20:00, a partir daí começa o jejum até o ouro dia. A duração do período do jejum pode variar para cada pessoa.

2. Ao acordar, se você quiser comer, pode tomar café, chá, água ou comer frutas ou outros vegetais.

3. Durante o restante do dia, você pode comer a mesma alimentação recomendada no café da manhã e se não desejar comer nada pode somente tomar água.

4. Durante a noite, o consumo está liberado sem restrição de quantidade. O recomendado é se alimentar até o corpo se sentir saciado. Recomenda-se começar a refeição noturna com vegetais, seguida de proteínas e gorduras. Caso ainda sinta fome, você pode acrescentar carboidratos à alimentação.

Alimentos que fazem parte da dieta

Essa dieta segue princípios parecidos com a dieta paleolítica, pois se baseia na dieta dos ancestrais que viviam de forma rudimentar e que comiam os alimentos oferecidos pela natureza da forma mais natural possível. Os ancestrais iam em busca do seu alimento e preparavam-nos de forma simples e natural.

Portanto, assim como a dieta paleolítica, a dieta do guerreiro também prioriza uma alimentação mais natural. Os alimentos recomendados para essa dieta são:

  • Frutas, verduras e legumes;
  • Infusões como café e chá;
  • Proteínas: carne vermelha, frango, peixe, frutos do mar, ovos e toda carne de origem animal;
  • Leites animal e vegetal;
  • Gorduras: azeite, óleo de coco, manteiga, etc.;
  • Carboidratos integrais e complexos: cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, sementes, tubérculos e raízes.

A recomendação é comer carnes, ovos e leites sem a adição de hormônios. O consumo de alimentos industrializados não é recomendado e nem o consumo de alimentos ricos em açúcar, pois são os que causam o aumento de peso.

Além desses alimentos citados, a dieta permite o consumo de água, porém, algumas vertentes mais severas não permitem o consumo de água em jejum, porém, uma boa hidratação deve ser sempre mantida.

Contraindicação

A dieta do guerreiro não deve ser feita por gestantes, idosos, crianças, diabéticos ou portadores de enfermidades mais graves por causa da restrição de carboidratos e energia causando prejuízos para a saúde dessas pessoas.

Precauções

É preciso muito cuidado ao realizar a dieta do guerreiro ou qualquer outro tipo de dieta muito restritiva. Sabemos que a principal fonte de energia para o nosso organismo são os carboidratos e essa dieta limita a ingestão desses nutrientes. Com a baixa oferta de carboidratos, o organismo pode sentir esse impacto e ter seu funcionamento prejudicado.

Caso você opte por realizar essa dieta, comece aos poucos e não faça longos períodos de jejum logo de cara para que o seu corpo não sinta os impactos e você não passe mal. É sempre bom ter uma opção de doce caso você sinta tonturas, pois isso pode ser um sinal de glicemia baixa.

Essa dieta permite a prática de atividade física mesmo nos momentos de jejum. Porém é preciso muito cuidado com esse tipo de conduta, pois praticar atividade física em jejum podem causar hipoglicemia e gerar danos mais sérios para a saúde como desmaios e até coma.

Quem for realizar o estiver fazendo a dieta do guerreiro deve ter muito cuidado em relação ao peso porque, ao término dessa dieta, o corpo pode voltar a engordar.

É praticamente impossível alguém conseguir vier a vida toda dessa forma fazendo mais jejum do que se alimentado e, por isso, se uma reeducação alimentar adequada não for realizada, o corpo pode ganhar todos os quilos perdidos e até ficar acabar ficando com um peso maior do que tinha antes de iniciar a dieta.

O ideal é que, quem deseja iniciar a dieta do guerreiro ou qualquer outra dieta, procure sempre a ajuda de um nutricionista. Esse profissional é o mais recomendado para dar todas as orientações para a perda de peso de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa.

Relatos sobre os resultados

Você já fez ou ainda está fazendo a dieta do guerreiro? Então ajude os próximos leitores deixando seu relato sobre os resultados logo abaixo em nossa área de comentários. Diga também como era seu antes e depois da dieta do guerreiro!


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eduardo
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eduardo

boa noite!
Já faço essa dieta já a mesês e nem sabia que que tinha um nome kkkkk,
no meu caso tenho tenho 36 anos, 1,78 de altura e 67 kg com IMC de 21…
estou bem, hoje sou mais ativo fisicamente e intelectualmente, não sinto cansaço, tenho a censsação de descargas de energias.
Só tomo café preto sem açucar e agua durante as 20 hras e a noite me alimento bem
troquei o feijão carioquinha pelo feijão preto e como mais chocolate amargo 70%
recomendo essa dieta e boa sorte galera!!

Andre
Visitante
Andre

Legal a matéria, mas acho que faltou um pouco de embasamento, pra começar existem sim pesquisas científicas acerca do jejum intermitente, talvez o autor da dieta não às tenha lido, mas há descobertas no sentido contrário ao que a doutrina majoritária da nutrição acredita… inclusive o aumento do hormônio gH e por isso ela é indicada também para hipertrofia e não simplesmente por “dizer que é preciso fazer exercícios físicos” o que é óbvio quando o objetivo é hipertrofia

Eurípedes
Visitante
Eurípedes

Adotei esse estilo de alimentação já a um mês e é bem aceito pelo meu corpo. Elimino uma média de 2 kgs por semana. Tenho 1,80 e no momento 88 kg, minha meta é 74 kg. Me alimento das 12:00 as 16:00 após alcançar meu objetivo, adotarei o estilo 16:8, vamos ver como ficará.

Ivete ines
Visitante
Ivete ines

Não posso ficar sem o almoço, devido a circunstância s,posso fazer a alimentação no almoço?O resultado será o mesmo? No momento estou me alimentando uma vez por dia,com uma alimentação rica em gorduras boas, proteínas e um pouco de carboidratos vindo dos vegetais.Esta correto?

Felipe Guerra
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Felipe Guerra

Pode sim, o importante é ficar muito tempo sem se alimentar eu acho que mesmo não tendo um tempo mínimo, normalmente é recomendado para o homem um mínimo de 16h para mulher 14h e não pode ultrapassar 72h pois após 72h o corpo começa a gastar menos calorias (isso para emagrecer para ganho de massa acho que não deve ultrapassar 20h não)

davi
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davi

ola, faco a dieta de uma forma diferente.eu treino pela manha,ai prefiro me alimentar apos o treino.

ex: eu treino das 7:00 as 8:30 me alimento as 9:00, 10:00, 11:00 e meio dia.

pode ser feita desta maneira ou devo fazer as refeiçoes a noite

Betian
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Betian

meu deus, nao entendeu nada huahauhau