Página Inicial » Saúde » Dente de leão – 31 Benefícios para saúde e como fazer o chá
dente de leão planta
Veja o que é e para que serve a planta dente de leão.

Dente de leão – 31 Benefícios para saúde e como fazer o chá

A planta Dente de leão (Taraxacum officinale) ajuda emagrecer sim, além de proporcionar uma variedade de benefícios para saúde. Veja agora quais são e como preparar o chá em casa

Você já deve ter visto um dente-de-leão em algum jardim e pensado “que planta bonitinha”! O que talvez você não saiba é que essa planta bonitinha possui benefícios muito importantes para o seu organismo.

Venha descobrir mais sobre ela!

O que é?

O Dente-de-leão é uma planta do gênero Taraxacum, originário da Europa e propagado por todo o prado do Hemisfério Norte. Ele se desenvolve melhor em áreas de clima subtropical ou temperado.

Suas grandes propriedades terapêuticas são conhecidas há muitos séculos e eram utilizadas pelos gregos e árabes.

Uma curiosidade: na França, o dente-de-leão é chamado de “pissenlit”, que em português significa “urinar na cama”. Isso porque ele tem um forte efeito diurético, que iremos explicar mais adiante.

Quais são suas propriedades nutricionais?

Entre os principais nutrientes presentes na composição do dente-de-leão, podemos destacar:

  • Zinco: é um poderoso antioxidante e ajuda a sintetizar proteínas e a melhorar disfunções sexuais;
  • Ferro: impulsiona as hemoglobinas e previne contra doenças sanguíneas, além de auxiliar o coração;
  • Potássio: importante para a contração muscular, produção de energia, síntese proteica e ácida, sistema cardiovascular e condução nervosa;
  • Cálcio: não pode faltar no corpo, pois é responsável por uma boa saúde óssea e dental;
  • Vitamina A: essencial para a visão, para o desenvolvimento do corpo e para a pele;
  • Vitaminas do Complexo B: agem para a manutenção do sistema neurológico;
  • Vitamina C: fortalece o sistema imunológico e também age como antioxidante;
  • Vitamina E: outro importante antioxidante;
  • Vitamina K: melhora a saúde óssea e ajuda no controle da coagulação sanguínea.

Leia também:

Chicória – Para que serve, todos os seus benefícios e receitas saudáveis

Quais são os benefícios do dente-de-leão?

Entre os principais benefícios do dente-de-leão, podemos mencionar:

1 – Melhoria na saúde da pele

A seiva do dente-de-leão serve para tratar problemas de pele resultantes de infecções como as causadas por micróbios e fungos. Além disso, ela possui alcalino, que também ajuda a hidratar e prevenir outras condições de pele.

2 – Redução dos sintomas da asma

Graças à Vitamina C em sua composição, o dente-de-leão consegue diminuir alguns sintomas da asma ou causadores de alergias, pois ele funciona na proteção do organismo, melhorando o sistema imunológico.

3 – Manutenção do fígado

Os chineses antigos e os nativo-americanos descobriram que o dente-de-leão podia melhorar a saúde do fígado, além de tratar a azia e aliviar outros problemas abdominais e digestivos.

4 – Fortalecimento da estrutura óssea

Entre os benefícios da planta para os ossos, podemos citar o fortalecimento e aumento da densidade óssea e a redução da fraqueza e da fragilidade. Isso porque sua composição é rica em cálcio – o responsável por essas tarefas.

5 – Auxílio na saúde feminina

O dente-de-leão consegue tratar problemas mais frequentes nas mulheres, como infecção urinária, mastite e desequílibrio hormonal. Além disso, ele auxilia na desintoxicação natural do corpo.

6 – Tratamento contra feridas

Você pode fazer uma pasta com o dente-de-leão e aplicar delicadamente sobre feridas, abscessos e furúnculos. Isso ajudará a aliviar a dor e a adiantar a cicatrização.

7 – Prevenção contra doenças renais

Uma de suas funções mais populares. A planta consegue eliminar as toxinas do sistema urinário, reduzindo o risco de infecções e doenças.

8 – Eliminação de verrugas

Aplicar a seiva da raiz do dente-de-leão por cima de verrugas todos os dias pode auxiliar na remoção total delas.

9 – Perda de peso

O dente-de-leão possui poucas calorias, além de poder ser usado como edulcorante por não conter açúcar insalubre. Isso significa que ele é uma altenativa ao uso da sacarose, o açúcar comum, especialmente para quem é diabético.

Por isso ele acaba sendo muito eficiente para quem quer emagrecer: além de reduzir as calorias vindas do açúcar, ele ainda elimina as gorduras armazenadas na urina e previne a retenção de líquidos.

10 – Fertilizante natural

Você também pode usar a planta como um fertilizante bem eficiente.

Basta colocar o dente-de-leão completo em um recipiente, adicionar oito xícaras de água para cada 500 gramas de planta e em seguida cobrir o recipiente para que descanse por algumas semanas.

Depois desse período, fique livre para utilizar o líquido nos vegetais de sua horta, jardim ou plantação.

11 – Prevenção de problemas cardiovasculares

Graças aos seus componentes antioxidantes, o dente-de-leão reduz os riscos de doenças cardiovasculares e melhora a saúde de seu coração.

12 – Ação diurética

Um de seus benefícios mais antigos e utilizados. A planta consegue gerenciar um fluxo de urina saudável e frequente sem eliminar nutrientes importantes, mas ao mesmo tempo excluindo toxinas e outros causadores de doenças renais. Seu chá é um excelente diurético e está na nossa lista de chás diuréticos.

13 – Maior produção de leite materno

Ao impulsionar o fluxo sanguíneo, o dente-de-leão consegue também aumentar a quantidade de leite materno sendo produzido, assim como sua qualidade.

14 – Redução da acne

Esse benefício vem com o consumo do suco do dente-de-leão. Ele consegue abrir os poros e controlar a secreção hormonal, o que remove as impurezas e toxinas que podem levar à acne.

Aplicá-lo sobre a região afetada também agiliza a cicatrização e previne inflamações e infecções.

15 – Prevenção contra a constipação intestinal

Por ser rico em fibras, o dente-de-leão é ótimo para a manutenção da saúde intestinal e digestiva. Ele amplia os movimentos intestinais, diminui as diarreias e constipações e eleva o volume fecal.

Tudo isso previne doenças gastrointestinais e proporciona um alívio estomacal.

16 – Auxílio no tratamento contra diabetes

Outra vantagem do suco da planta é que ele impulsiona a produção de insulina, regulando o nível de açúcar no sangue. Além disso, ele também melhora a micção nos diabéticos, o que ajuda a remover o excesso de glicose.

17 – Combate à icterícia

O dente-de-leão é capaz de neutralizar a icterícia, bem como auxiliar em sua cura total. Ele faz isso porque melhora a saúde do fígado e controla a produção da bílis, que em excesso é a causadora da doença.

18 – Evita o desenvolvimento de bactérias nocivas

A planta consegue evitar que bactérias prejudiciais ao sistema renal e urinário cresçam e se desenvolvam, assim inibindo riscos e prevenindo possíveis problemas graves.

19 – Controle da glicose

O dente-de-leão é utilizado há muito tempo para ajudar a regular os níveis de açúcar na corrente sanguínea, assim como também auxilia na produção saudável de insulina.

20 – Ação antioxidante

Essa planta é rica em elementos antioxidantes. Isso quer dizer que ela consegue combater os radicais livres e por consequência prevenir ou tratar os danos causados por eles, como o envelhecimento e a criação de tumores.

21 – Manutenção da vesícula biliar

Beber o chá de dente-de-leão frequentemente ajuda a melhorar a saúde de sua vesícula biliar, pois pode diminuir inflamações e impulsionar a produção da bile. Além disso, ao agir na limpeza, ele evita que sua bexiga fique bloqueada.

22 – Função anti-inflamatória

Por ser rico em ácidos graxos essenciais e fitonutrientes, o dente-de-leão é muito eficaz na hora de atuar contra inflamações em variadas regiões do corpo. A melhor maneira de fazer com que isso aconteça mais rápido é ingerir o chá da planta.

23 – Alívio de distúrbios urinários

Mais uma vantagem do chá: ele faz uma limpeza no sistema urinário, retirando o sal e o excesso de água. Além disso, as propriedades do dente-de-leão no chá também inibem o desenvolvimento de micróbios na área urinária.

24 – Colabora com o sistema digestivo

Fazer o uso do chá de dente-de-leão diariamente ajuda a melhorar a digestão, assim como a ter um apetite saudável. Para completar, ele alivia os sintomas e previne os problemas digestivos.

25 – Redução do colesterol ruim

Mais um benefício para a lista deste poderoso chá! Dessa vez ele auxilia a manter os níveis de colesterol normais na corrente sanguínea, assim como auxilia na diminuição do colesterol que prejudica o organismo.

26 – Ajuda no combate à depressão

As vitaminas do complexo B presentes na planta agem no sistema neurológico, o que pode melhorar o humor e deixar suas funções cerebrais mais saudáveis, assim como agir contra inflamações.

Importante usá-la apenas como coadjuvante no tratamento antidepressivo. Siga as orientações de seu médico.

27 – Redução do inchaço abdominal

Se você consumir o chá de dente-de-leão com frequência, perceberá que sua barriga não está mais inchada e o alívio aumentou bastante. Isso ocorre porque a planta aumenta o seu fluxo urinário e evita a retenção de líquido desnecessário.

28 – Prevenção contra o câncer

Por ser rico em antioxidantes, a planta combate a formação de tumores suspeitos no organismo, que podem ser causados pelos radicais livres. O câncer de próstata, de mama e a leucemia são alguns dos tipos evitados.

29 – Tratamento e prevenção à anemia

O Ferro presente na composição do dente-de-leão é essencial para a hemoglobina, assim como a vitamina B é muito importante na criação de glóbulos vermelhos.

Tudo isso proporciona um sistema circulatório saudável e previne contra a anemia, assim como alivia seus sintomas.

30 – Proteção à saúde ocular

Por ser rico em vitamina A e outros fitonutrientes, o dente-de-leão é eficaz na manutenção e proteção dos olhos. Ele reduz o risco de catarata, a degeneração macular e outros problemas ligados à idade.

31 – Fortalecimento do sistema imunológico

A planta eleva as nossas defesas naturais do organismo contra elementos maléficos. Se tomar o chá à noite, ele continuará fortalecendo e protegendo você durante todo o sono.

Leia também:

Chá de hibisco – Elimina até 4 quilos em 15 dias e tem ação antioxidante

Como fazer o chá do dente-de-leão?

chá erva dente de leão
Veja como preparar o chá com a erva dente de leão.

Você deve ter percebido que o chá dessa planta é a maneira mais eficaz de obter a grande maioria das vantagens proporcionadas por ela. Além disso, ele possui apenas 25 calorias por xícara!

Quer saber como fazer? É bem simples. Veja a seguir:

Ingredientes

– 2 colheres de sopa de dente-de-leão (pode usar a planta inteira)

– 1 litro de água

Modo de preparo:

Coloque a planta junto à água para ferver. Quando ela estiver fervendo bem, tampe o recipiente e deixe-o abafado por volta de 10 minutos. Em seguida, coe bem o líquido, espere esfriar um pouquinho e pronto!

Para quem pretende comprar para fazer o chá, também é vendida a erva seca da planta dente-de-leão em lojas de produtos naturais.

Quais são os efeitos colaterais?

Se consumido em excesso, o chá do dente-de-leão pode causar os seguintes efeitos:

  • Azia.
  • Dores no estômago.
  • Diarreia.
  • Aftas.

Leia também:

Chá Verde Emagrece? Quais os Benefícios? VEJA COMO FAZER!

Quais são as contraindicações?

Pessoas que têm problemas de gastrite, sofrem com lítio ou estão fazendo tratamento com anticoagulantes, anti-inflamatórios, aspirinas etc. devem procurar a orientação de um profissional de saúde antes de iniciarem o consumo do dente-de-leão.

Esse artigo sobre o dente-de-leão tirou todas as dúvidas? Então deixe seu comentário logo abaixo e leve informações aos seus amigos, compartilhe esse artigo nas redes sociais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend