Pesquisar
Curry

Curry – Benefícios para saúde, composição e como fazer

O tempero Curry além de aumentar a imunidade, tem ação anti-inflamatória, expectorante e ainda ajuda emagrecer!


PUBLICIDADE

O que é

O Curry é um tempero bastante conhecido por quem adora comida indiana ou asiática, como yakissoba e afins.

Em geral, ele tem uma série de raízes na sua composição, como açafrão, coentro, gengibre, cominho e outros que iremos citar mais abaixo.

E é essa mistura repleta de elementos diferentes que traz um sabor todo especial ao curry e o deixa ainda mais fácil de ser aplicado em receitas diversas.

No artigo de hoje, iremos entender um pouco mais sobre o Curry  – suas propriedades, benefícios para a saúde e formas inteligentes de implantá-lo no dia-a-dia sem enjoar do seu sabor peculiar. Confira logo abaixo tudo que separamos!

A composição do curry

Como dissemos logo no início deste texto, o curry é um tempero com uma composição bem diferente e ousada, sendo ele o resultado de diversos elementos e raízes que o tornam tão saboroso.

Geralmente encontrado em pó, o curry é facilmente implementado em qualquer receita, pois é levemente apimentado e realça os sabores dos ingredientes.

Vamos entender melhor a sua composição:

– Açafrão-da-terra:
O açafrão da terra (ou cúrcuma) é também típico da índia e é um dos ingredientes mais importantes do curry. Sozinho, ele pode ser utilizado de várias formas, inclusive como tempero para saladas e arroz.

– Cardamomo:
Outro ingrediente que não pode faltar no curry é o cardamomo. Esse condimento ajuda a dar o sabor picante ao tempero e realça o sabor das receitas.

– Pimenta-do-reino e pimenta-da-jamaica:
As pimentas são excelentes fontes de nutrientes, além de serem utilizadas como forma de realçar o sabor dos pratos em geral. No curry, elas ajudam a trazer o sabor picante do tempero.

– Canela:
A canela, por sua vez, é responsável por trazer o sabor mais adocicado que sentimos ao fundo do curry. É o realce entre o picante e o leve.

– Gengibre:
Quem já experimentou o gengibre sabe que ele tem um sabor bastante picante e que faz toda a diferença no realce do sabor dos pratos. Além disso, o gengibre é muito saudável e ativa a termogênese corporal. Vale a pena consumi-lo com frequência!

Além desses ingredientes principais, o curry também leva na sua mistura original o cominho, sementes de mostarda e de coentro, erva doce, páprica picante e cravo-da-índia; Todos eles são batidos até formar um pó cheio de sabor pronto para ser utilizado como tempero para diversos tipos de receitas.

Como fazer

Ingredientes:

  • 5 colheres de chá de cúrcuma
  • 3 colheres de chá de páprica picante
  • 1/2 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá de pimenta do reino em grãos
  • 1 colher de chá de pimenta caiena (ou a gosto)
  • 1 colher e meia de chá de sementes de cominho
  • 3 colheres de chá de sementes de mostarda
  • 4 colheres de chá de semente de coentro
  • 1 colher de chá de erva doce
  • Sementes de 6 bagos de cardamomo (opcional)
  • 1 pitada de cravo em pó (opcional)
O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Como preparar

Coloque no forno as sementes de coentro junto com as sementes de mostarda e deixe aquecer a 180° até o momento que as sementes de mostarda comecem a pular;

Coloque as sementes de coentro e mostarda em um pilão e bata até que todas as sementes se desfaçam;

Junte os outros grãos que sobraram (cardamomo, erva doce, cominho e pimenta do reino) e moa bastante até ficar um pó;

Acrescente os outros ingredientes em pó (gengibre, pimenta caiena, cravo, cúrcuma, páprica picante e canela) e continue misturando tudo no pilão até que virem pó.

Benefícios do Curry – Conheça os principais!

Como você leu até aqui, o curry é uma mistura de diversos elementos naturais e cada um deles tem um poder curativo para nosso organismo.

Por isso, os benefícios do tempero são muitos e os mais variados possíveis. Porém, separamos os principais deles para que não hajam dúvidas de como o curry é essencial na nossa cozinha. Confira:

Benefícios para a imunidade

As pimentas presentes no curry combinadas com o açafrão promovem uma espécie de proteção ao organismo, que diminui as chances de gripes, resfriados e aumentam a imunidade como um todo. Temos neles uma quantidade significativa de antioxidantes e de vitaminas, especialmente do complexo B. Juntos, são um time imbatível a favor de uma saúde mais plena e estável.

Benefícios para o emagrecimento

O gengibre e as pimentas do curry são o que chamamos de alimentos termogênicos, ou seja, que aumentam a temperatura corporal. Com um corpo mais aquecido, temos uma queima de energia bastante alta e um metabolismo bem mais acelerado.

O resultado disso é uma perda de peso acentuada e menos gorduras acumuladas. Obviamente, o curry sozinho não pode fazer milagres nesse sentido e uma alimentação saudável é o ideal para obter esses benefícios a longo prazo. Porém, toda a ajuda é válida e optar por alimentos termogênicos é uma excelente estratégia.

Benefícios para a saúde em geral

Estudos recentes indicaram que o curry pode ser um excelente expectorante, ou seja, diminuir problemas respiratórios, como asma e bronquites. Além disso, ele reduz inchaços e a retenção líquida, o que ótimo para quem precisa emagrecer e também para melhor funcionamento do corpo de forma geral.

Outro benefício para a saúde que não podemos deixar de citar é sua incrível ação anti-inflamatória, que pode diminuir dores nos músculos, nas articulações e até mesmo as famosas dores de artrites. Mas é claro que se você faz uso de algum medicamento controlado deve ter cautela e consultar seu médico de confiança antes de utilizar o curry para essas finalidade.

Contra-indicações

Como qualquer alimento, o curry pode ter contraindicações e elas costumam ser derivadas de alergias a subtâncias apimentadas. Isso acontece em geral com pessoas que possuem problemas como gastrite ou úlceras e têm o estômago mais sensível. Se for o seu caso, opte sempre por procurar um médico antes de fazer qualquer mudança nos seus hábitos alimentares e fique atento aos exageros.

Os especialistas indicam apenas 5 gramas de curry ao dia ou 100 gramas por semana, no máximo. Ou seja, ele não deve ser consumido em excesso exatamente por ser mais intenso e apimentado. Respeite os limites do seu corpo e sempre tenha bom senso com qualquer tipo de alimento, não importa qual sua origem.

Como utilizar?

Como dissemos ao longo deste texto, não existem muitas regras a respeito da utilização do curry. Afinal, ele é um tempero e pode ser facilmente integrado à todo tipo de receita que conhecemos. Porém, existem alguns pratos que são propícios a serem apimentados, como o yakissoba ao molho curry: fica uma delícia, além de ser bem simples de preparar.

Fora o yakissoba, outros alimentos que vão muito bem com o tempero, como o frango, por exemplo. Quem adora strogonoff pode experimentar adicionar um pouco de curry ao molho, pois vale muito a pena! No mais, deixe sua imaginação fluir e aproveite para brincar na cozinha!

A dica é começar aos poucos e provar a cada adição do tempero, pois ele é forte e pode ser picante demais para alguns paladares. Depois que estiver acostumado, aumente um pouco a dose e aproveite todos os benefícios que citamos!

Curry – Benefícios para saúde, composição e como fazer
5 (100%) 1 vote

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de