fbpx
Página Inicial » Saúde » Cúrcuma (açafrão-da-terra) O que é, Composição e 13 Benefícios
Cúrcuma - Açafrão-da-terra

Cúrcuma (açafrão-da-terra) O que é, Composição e 13 Benefícios

Você sabe para que serve a cúrcuma e como usar na culinária? Veja agora suas propriedades para saúde e como utilizar da melhor forma e obter muito mais benefícios.

É muito provável que você já tenha ouvido falar da cúrcuma, não é mesmo?

A Cúrcuma é uma especiaria originada na Ásia, utilizada para tratamentos de saúde e também como tempero nos alimentos.

O mais consumido, a cúrcuma tem uma cor dourada, sabor amargo e um aroma distinto.

Índice – Principais itens sobre a cúrcuma nesse artigo:

O que é cúrcuma?

A Cúrcuma também é conhecido coma açafrão-da-terra é uma raiz que faz parte da família do gengibre.

Há também a cúrcuma extraído da flor Crocus sativus e esse é considerado uma das especiarias mais caras do mundo, pois para obter um quilo, são processadas, manualmente, 150 mil flores.

Nesse texto, falaremos sobre a Cúrcuma mais comum e usado, a cúrcuma, comentando sobre os seus benefícios, como consumir e os efeitos colaterais deste alimento.

Composição

A Cúrcuma contém:

  • diversas vitaminas e minerais, principalmente potássio;
  • também é uma fonte de vitamina C;
  • vitamina B6;
  •  ferro, que previne anemias,
  • o manganês, que ajuda no metabolismo do colesterol;
  • proteínas;
  • e a curcumina, um polifenol, que possui ação antioxidante e anti-inflamatória.

Quais são as aplicações da cúrcuma?

Sua aplicação mais conhecida é na culinária. É muito utilizado como tempero em carnes, frangos e peixes, na preparação de sopas, molhos e massas, e até mesmo em sucos naturais.

Quando combinado com outras ervas secas, como orégano, salsinha, cebolinha, alecrim, coentro e alho desidratados, realça os sabores dos alimentos.

Combiná-lo com pimenta do reino é uma boa opção, pois há componentes que favorecem na sua absorção das propriedades da Cúrcuma.

Pode ser consumida na forma de raiz, na quantidade diária entre duas e três rodelas, ou na forma em pó na quantidade de uma colher de chá ao dia, cerca de 5g.

Outros usos para a Cúrcuma:

Utilizado muito na medicina alternativa, como a chinesa, a Cúrcuma pode ser misturado em bebidas quentes como o leite, ou ser feito em forma de chá, pois ajuda no tratamento de gripes e resfriados.

Também ajuda a combater dores de garganta, sendo adicionado com uma colher de mel.

Outra utilização da cúrcuma é como esfoliante natural para a pele.

Deve-se misturar três colheres de sopa de açafrão-da-terra com um pouco de água, aplicando na pele para remover as células mortas.

A Cúrcuma também é utilizado em caso de pequenas queimaduras, cortes e feridas na pele, devido às suas propriedades antissépticas.

Para isso, deve ser misturado um pouco de açafrão-da-terra com gel de aloe e vera (babosa).

Quais são os benefícios da Cúrcuma?

Veja abaixo, 13 benefícios da Cúrcuma.

1. Alivia diversos sintomas:

As propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antibacteriana, entre outras, auxilia no alivio de sintomas de diversas doenças, como a asma, a depressão e até mesmo de Alzheimer e efeitos colaterais em tratamentos contra o câncer.

2. Melhora a função cerebral:

Estudos mostram que a Cúrcuma pode ajudar a reparar o cérebro após uma lesão, causada, por exemplo, por um AVC, além de ser usado em doenças neurodegenerativas.

3. Ajuda a prevenir e a tratar o Alzheimer e Parkinson:

Como visto no item anterior, a Cúrcuma impede a formação de compostos destrutivos que estão presentes no cérebro em doenças como o Parkinson e Alzheimer.

Isso se deve à presença da curcumina, reduzindo, no Alzheimer, formação de placas que inflamam o cérebro e causam estresse causado por altos níveis de cortisol e adrenalina.

4. Age contra a depressão:

A curcumina presente na Cúrcuma é segura e eficaz em tratamentos graves de depressão.

Sua eficácia foi semelhante a medicamentos antidepressivos, com a diferença de que a cúrcuma não apresenta efeitos colaterais e ainda colabora para a melhora da saúde.

Isso porque ela é capaz de aumentar os níveis de neurotransmissores como a serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de humor e bem-estar.

5. É bom para o coração:

A Cúrcuma é um antioxidante como já dito e evita a oxidação, ou seja, a destruição de células saudáveis de colesterol no organismo.

Quando isso ocorre, há a danificação dos vasos sanguíneos, que se acumulam em placas endurecidas, podendo levar ao ataque cardíaco ou derrame.

6. Ajuda na perda de peso:

A Cúrcuma também auxilia na perda de peso. Isso porque a cúrcuma inibe a componentes que produzem gordura no corpo, que aliado à atividade física, acabam diminuindo.

O seu poder anti-inflamatório também ajuda a perder peso, principalmente em doenças crônicas relacionadas à obesidade, como por exemplo, revertendo quadros de resistência à insulina, aumento de pressão, entre outras doenças.

7. Diminui o risco de câncer:

Por conta de seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, a cúrcuma já é cotado como um alimento que pode prevenir o câncer.

Estudos em pessoas com pré-disposição à doença, viram os índices de desenvolvimento de um tumor caírem ao consumir essa planta a longo prazo.

8. Evita o diabetes:

Por conta do efeito regulatório de insulina e sua ação antioxidante, a cúrcuma também é utilizado na alimentação de pessoas com índices glicêmicos altos, e que querem diminuir o risco de diabetes.

9. Combate problemas de pele:

Devido à sua ação anti-inflamatória, o açafrão-da-terra é usado para combater acnes, foliculites, dermatites, queda de cabelos e pelos encravados, desinflamando e renovando a célula.

É também utilizado para combater as rugas, já que ele tem a capacidade de neutralizar radicais livres e proteger as células saudáveis, evitando a sua desidratação e envelhecimento.

10. Ajuda nos ossos e massa muscular:

A cúrcuma possui alto nível de magnésio, e uma de suas funções no corpo é desenvolver ossos saudáveis e fortes, assim como músculos, já que ajuda na absorção de cálcio no corpo.

11. Proteção dos olhos:

Na cúrcuma é encontrado carotenoides, um pigmento que o ser humano não produz e precisa consumir através da alimentação. Esse componente ajuda a proteger os olhos contra doenças degenerativas, como a catarata.

12. Benéfico para os homens:

A Cúrcuma mostrou-se benéfico para os homens por conta do seu efeito antioxidante que ajuda na circulação de sangue, tendo maior bombeamento na região genital, reduzindo a impotência, disfunção erétil e ajudando no apetite sexual.

13. Ajuda na saúde bucal?

Os benefícios anti-inflamatórios da Cúrcuma também ajudam na saúde bucal, deixando as gengivas mais fortes, reduzindo inflamações como a gengivite.

Para quem a Cúrcuma é contraindicado?

A cúrcuma pode ser contraindicado para quem possui problemas na vesícula, pois eleva as contrações biliares.

As grávidas também devem evitar, pois tem efeito abortivo.

Apesar de ser recomendado como alivio para TPM, algumas mulheres podem apresentar cólicas menstruais.

Após ver as diversas funções dessa planta, aproveite para inseri-la na sua alimentação e desfrutar de seus benefícios, melhorando, assim, sua saúde.

Cúrcuma (açafrão-da-terra) O que é, Composição e 13 Benefícios
5 (100%) 3 votes

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de