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Crossfit para lutadores


A modalidade de Crossfit permite uma grande dinâmica de treino e tem como foco a melhora da condição física geral, o que faz com que ela seja muito eficiente para praticantes de lutas.


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Entre as modalidades que vem ganhando espaço nos últimos anos no mundo do treinamento físico, o Crossfit vem ganhando adeptos e fãs em todo o Brasil. Inicialmente esta modalidade que era um método de treinamento da SWAT e dos fuzileiros navais americanos, duas das corporações mais bem treinadas do mundo.

Com um treino bastante generalista e que tem como objetivo o desenvolvimento geral das qualidades físicas, o Crossfit pode ser de grande valia para a grande maioria dos lutadores.

crossfit para lutadores mmaAs lutas, enquanto esporte, tem de ter seu treinamento baseado nos princípios do treinamento desportivo. Neste sentido, o Crossfit é muito eficaz quando aplicado em períodos básicos do treinamento, que visem adquirir uma condição inicial para os treinamentos específicos.

Já mencionei como funciona o Crossfit neste artigo (Crossfit, modismo ou solução?), onde falei que os entusiastas desta modalidade dizem que “sua especialidade é em não ser especializado”. Por isso, em determinados momentos do treinamento ele pode ser de grande valia para o treinamento de lutadores.

Treinamento de lutadores: Crossfit pode ser a solução

Partindo do princípio de que as lutas têm especificidades de competição e treinamento, o Crossfit pode sim ser usado também na fase específica de preparação.

É lógico que ele precisa ser adaptado para isso e precisa ser somado a exercícios específicos. Para exemplificar um pouco, imagine a seguinte situação: um treinador de lutas de chão, como o Jiu-Jitsu, Judô ou wrestling, precisa de muita resistência, isométrica e isotônica, muita força de membros inferiores, braços, peito e dorsais, abdominais e lombares.

Isso para fazer uma análise rasa das solicitações. Com o Crossfit é possível que se obtenha uma preparação muito mais ampla. Para te ajudar nesta tarefa, veja este vídeo:

 

Ele apresenta uma série de exercícios, sendo que a grande maioria deles é integrada. Na maior parte das lutas, sejam de chão ou de trocação, ocorre à ampla solicitação de membros superiores e inferiores simultaneamente. Para não ficar muito extenso, vou explicar um pouco dos benefícios destes exercícios mostrados para os lutadores:

O primeiro exercício demonstrado ( Push press + front squat), que une o desenvolvimento militar pela frente, somado a um agachamento. A maioria das técnicas de luta tem o movimento de pernas e braços sincronizados. O judô, o Jiu-jitsu, o Muay-thai e inúmeras outras lutas tem a explosão sincronizada de braços e pernas solicitados em grande parte dos golpes. Além disso, este exercício promove também uma estabilização de abdômen e de músculos lombares, essencial para qualquer luta.

O segundo exercício (Rope Climb) é muito usado também na parte de aquecimento das lutas, por solicitar muito da musculatura de braços, ombros e costas, além de solicitar uma estabilização do core e do quadril.

No terceiro exercício ( Pull ups) trabalhamos com toda a parte superior do corpo, desde braços e ombros, até peitoral e costas. Depois, no Double Enders, um exercício muito utilizado, principalmente por boxadores, pois melhora a agilidade, a força de membros inferiores, principalmente das panturrilhas.

Na sequência do vídeo, inúmeros exercícios são demonstrados, que podem ser usados para a preparação física das lutas.

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Além de aprimorar a força geral, a potência muscular e a resistência muscular localizada, o treino de Crossfit também é muito eficiente para a melhora da condição cardiorrespiratória, fundamental para todas as lutas. É muito comum vermos os lutadores de MMA (artes marciais mistas) usarem este método em sua preparação, justamente pela ação generalizada e bastante intensa.

Um grande número de centros de treinamentos e de técnicos e professores de lutas, já usam exercícios parecidos com os do Crossfit no aquecimento e na preparação física, justamente por seu caráter intenso e de grande aplicabilidade nas lutas.

Como mencionei anteriormente, é possível usar o Crossfit tanto na parte mais básica da preparação física, dando ênfase ao desenvolvimento geral, assim como na parte mais específica, onde o maior cuidado deve ser na escolha dos exercícios.

No mais, usar o Crossfit na preparação física de lutadores pode ser uma estratégia de grande valia, pois proporciona enormes ganhos na melhora do condicionamento físico. Bons treinos!

Crossfit para lutadores
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Artigo atualizado em

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

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