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Cross Combat, preparação específica para lutadores

A modalidade de Cross Combat foi criada com o intuito de oferecer uma preparação física específica para lutadores, mas pode ser usada para diferentes objetivos!

Cross Combat

Quando entrei na faculdade de educação física, meu objetivo era muito claro: me tornar preparador físico.

Neste sentido, sempre gostei de temas pertinentes, como periodização, controle de cargas e outras coisas relacionadas.

Por isso tudo, a preparação física de lutadores sempre me chamou a atenção, por sua elevada complexidade e aplicabilidade em diferentes cenários.

Isso fez com que o Cross Combat me chamasse a atenção desde o inicio.

Em termos de preparação física, cada vez mais os profissionais vêm buscando mantê-la dentro da especificidade de cada modalidade.

Com isso, métodos como o Crossfit e o treinamento funcional ganharam muito espaço.

Juntando o que cada uma destas modalidades tem de melhor, somado as especificidades das lutas mistas (MMA), surgiu o Cross Combat.

Entenda agora como funciona o Cross Combat!

Como funciona o Cross combat e para quem ele é indicado?

De um modo geral, o Cross combat é uma junção do Crossfit e do treinamento funcional, com foco em desenvolver qualidades físicas presentes nas lutas.

Desta maneira, ele é um programa de alta carga de trabalho e intensidade, o que pode ser muito vantajoso para quem busca emagrecer ou melhorar seu condicionamento físico.

Com exercícios amplos e executados de diferentes maneiras, o Cross Combat é muito interessante para diversos objetivos, que transcendem a busca por melhora no rendimento das lutas.

Além disso, se executado da maneira correta e seguindo as progressões de carga, ele ainda melhora consideravelmente a funcionalidade.

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Outro ponto interessante é a dinâmica das aulas, que é sempre desafiante e tem grandes variações.

Com isso, pessoas que não se adequam a treinos repetitivos tem uma boa opção.

No geral, a aula de Cross Combat é realizada com movimentos amplos, que envolvem membros superiores e inferiores, além de um forte trabalho de toda a musculatura do Core.

Como já mencionei neste artigo (Core, o que é, como treinar e qual a sua importância!), o treinamento do Core é fundamental para a manutenção da funcionalidade e prevenção de lesões.

Além disso, são comuns os exercícios de força e potência, sendo que estes elevam ainda mais a intensidade deste treino.

Neste sentido, esta é uma boa saída para quem não se adapta a musculação em geral. Veja neste vídeo como funciona uma aula de Cross Combat!

Treino de cross combat

Mas como nada é perfeito, existem situações onde o Cross Combat deve ser pensado com muito cuidado, pois ele apresenta algumas características que podem ser prejudiciais para sua saúde.

Cross combat, para quem?

De uma maneira geral, o Cross combat é uma aula coletiva, o que por si só já implica em alguns riscos.

Neste sentido, muitas pessoas com limitações de movimento podem ter problemas para executar tal treino.

Além disso, temos outro fator importante a ser levado em conta.

Se os movimentos do Cross combat, que são amplos e podem ter impacto elevado, não seguirem uma sequência adaptativa correta, a chance de ele ocasionar lesões é grande.

Como defensor do treinamento resistido, vejo no Cross combat uma modalidade interessante, mas que precisa ser realizada com todo o cuidado e com acompanhamento de bons profissionais.

Caso contrário, assim como nas demais aulas coletivas, teremos uma chance grande de lesão e perda de funcionalidade.

Por isso, se você é iniciante, eu te indico usa a musculação incialmente e só depois ir para este tipo de modalidade. Ou então, alterne ambas.

No caso especifico de lutadores, poucos métodos de treino serão tão eficientes quanto este para a melhora do desempenho.

Além de ter sido desenvolvida por pessoas que estiveram envolvidas em competições de nível mundial de lutas no geral, ainda temos a questão da especificidade, que é muito relevante nesta modalidade.

Resumindo tudo isso, o Cross combat não é nem bom nem ruim, ele é apenas adequado para determinado público e deve ser evitado por outros.

Suas aulas são bem elaboradas e a metodologia é interessante, mas é preciso ter cuidado ao executá-las, ainda mais se você não for um lutador e busca apenas resultados estéticos e funcionais.

Isso tudo só mostra que o melhor treino é aquele planejado, pensado e executado de acordo com suas individualidades.

Você só terá benefícios com um treino assim e os resultados vão aparecer. Tenha sempre ajuda de um bom profissional! Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

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