Página Inicial » Corridas » Corredor deve fazer musculação?

Corredor deve fazer musculação?

A corrida de rua é um esporte que necessita de muita preparação, pois o desgaste e o risco de lesões são muito altos. Por isso, ter uma preparação de qualidade, alimentação balanceada e descanso. Dentro da preparação existe uma infinidade de treinos que devem ser feitos para que se ganhe tempo na corrida, além de prevenir lesões. Qualquer bom profissional de educação física concorda que o fortalecimento muscular é importante para qualquer esporte, ainda mais para a corrida que causa tanto impacto e danos a músculos e articulações se não for bem conduzida.

GettyImages

Mas se engana quem pensa que basta chegar na academia e começar a puxar ferro que já terá melhora nos resultados. Jamais poderemos nos esquecer dos princípios do treinamento e um deles é o da especificidade. Um corredor tem que ter em mente que seu corpo precisa estar fortalecido, porém o quanto mais leve ele for, melhor. Analise todos os grandes fundistas e verá que eles tem um perfil ectomorfo com baixo percentual de gordura. Alguns atletas de alto nível passam até a imagem de desnutrição, graças a seu corpo franzino. Estes atletas além de terem uma genética própria para a corrida, usam o treino de força para melhorar sua resistência muscular localizada e força máxima, não para a hipertrofia.

Treino de Força para Corrida

A falta de profissionais habilitados para atuar com corrida e a falta de vontade de alguns em pesquisar e se aprofundar faz com que usem o mesmo treino para um corredor e para alguém que busca a hipertrofia e a estética. Temos de entender que alguém que se dispõe a correr, mesmo que seja um amador que busque apenas diversão, tem de ter certos cuidados que mais pareceram que ele é um atleta de verdade. Sendo assim, mesmo que você busque apenas terminar as provas, você tem que encarar a corrida de forma séria. Se existe um esporte que não permite aventureiros e atletas de final de semana é a corrida. Se você quer progredir tem de estar focado em melhorar sua performance, não apenas para fins de rendimento, mas também para sua segurança. Caso você queira ficar estagnado, pode continuar como está.

O treino de força para corredores tem duas funções básicas e devem ser muito bem trabalhadas. No período básico, é muito importante que se dê um enfoque maior no treinamento para a RML, principalmente dos membros inferiores. Treinos com menos carga e mais repetições são os mais indicados. É importante que você tenha em mente como vai organizar o treino de força dentro de sua rotina, pois um treino de pernas antes de um longão não é muito aconselhável. Tente usar o treino de pernas antes de um dia de descanso ou uma rodagem leve. Depois de desenvolver a resistência, é importante que você desenvolva também a força máxima, pois assim você terá músculos mais fortes e resistentes para aguentar o tranco na hora da corrida.

O maior erro de professores e alunos que correm e buscam melhoras na musculação reside no fato de a grande maioria deles buscar a hipertrofia. Não que ela não seja necessária para determinados momentos e que ela vá acontecer naturalmente com o treinamento. O problema é quando o FOCO é a hipertrofia. Por que daí o indivíduo ganha peso e perde em velocidade, tornando a corrida mais cansativa e dispendiosa do que era antes.

Portanto, a musculação é sim muito importante, mas tem que estar dentro da especificidade da corrida. Treinos para aumentar a resistência muscular e a força máxima serão sempre bem vindos e te ajudarão muito na melhora de seus tempos e na conquista de novas distâncias.

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

Crioterapia para corredores, efeitos positivos ou negativos?

A utilização de crioterapia vem se tornando muito grande, principalmente por parte dos corredores de …

o que comer antes e depois da corrida

Quem corre sabe da necessidade de uma dieta regrada que esteja de acordo com seus …

  1. algumas pessoas quando se referem a corrida,falam de um modo geral.
    Mas pelo que eu consegui entender,o tema aqui ta mais puxado para o estilo de corrida de maratona e nao de velocista.Estou certo ou estou errado?Por exemplo,lá em cima diz que um corredor precisa está com o corpo fortalecido,mas também leve e,que alguns atletas de nível passam até a imagem de desnutridos.Isso se encaixa perfeitamente na parte dos atletas de maratona porque na parte de corrida voltada para os velocistas,eles são superfortes.Bons exemplos estão aí como Bolt,Asafa Powell e os outros por aí vai.Até as mulheres são bem fortes.
    Obrigado desde já por esclarecerem minha dúvida e se puderem fazer alguma coisa para mostrar sobre o atletismo,agradeço desde já.

    • Romildo Mapurunga

      Os velocistas buscam principalmente o treinamento de força, os treinamentos de força recrutam principalmente unidades motoras grandes, a hipertrofia vem como consequência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!