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Conheça todos os benefícios da uva

A uva é um excelente antioxidante, melhora imunidade e ainda ajuda o coração. saiba todos os seus benefícios.

benefícios da uva

A uva é o fruto da videira e também antiga conhecida da humanidade. É possível ver várias passagens na bíblia sobre a videira, as uvas e, principalmente, os vinhos. Indo ainda mais longe, podemos falar que civilizações mais antigas como os gregos já conheciam o “néctar dos deuses”, outro nome dado ao vinho na época. As uvas podem ser de cor verde, também chamadas de brancas, tintas ou rosadas. A substância responsável por todas essas cores é a antocianina, um polifenol muito importante.

Os tipos de uva

Existem vários e vários tipos de uva e é por isso que temos tantas variedades de vinhos. A uva nacional, por exemplo, é ótima para fazer sucos e geleias, já a uva Itália é mais apreciada ao natural como fruta. Quanto aos vinhos, existem 4 tipos que são muito requisitados para a sua produção: cabarnet, merlot, syrah e pinot noir. Outro tipo muito utilizado é o chardonnay, muito utilizada para produção de vinho branco em escala mundial.

Os benefícios da uva

Ajuda o coração
A uva reduz as chances de formação de coágulos, também chamados trombos, que pode ocluir os vasos, impedindo a passagem do sangue e causando isquemia nos tecidos. O responsável por essa importante propriedade é o óxido nítrico, dissolvendo o coágulo e deixando o sangue mais fluido e assim, mais fácil de passar pelos vasos. É o que ocorre no momento do infarto do miocárdio ou do AVC isquêmico.

A uva contém uma substância chamada de resveratrol que reduz a produção do hormônio angiotensina, responsável pelo aumento da pressão arterial. Desta forma, a uva ajuda a controlar os níveis de pressão arterial e também auxilia na prevenção da hipertensão.

Propriedade Antioxidante
Isso torna a uva um alimento anticâncer. Quando comparada a outras frutas, a uva é uma das maiores fontes de compostos fenólicos. A substância fenólica mais abundante na uva é a antocianina, que é a responsável pela coloração da fruta. A quantidade de antioxidantes presente na fruta depende muito da ação do sol. Quanto mais luz solar a fruta receber durante o cultivo, maior será a sua propriedade antioxidante e maior a sua capacidade de combater os radicais livres, principais causadores do câncer.

Fortalece o sistema imunológico
A uva, apesar de não ter muita fama nesse quesito,também possui vitamina C. Por causa disso, ela também é reconhecida por sua propriedade antimicrobiana. Também é por causa da vitamina C presente na fruta que ela é usada em produtos cosméticos como agente regenerador. A vitamina é um dos principais ingredientes da produção de colágeno.

Como consumir a uva

A uva pode ser consumida das mais diversas formas além da natural, como fruta. A geleia, por exemplo, é uma forma de consumo bastante popular. Porém, apesar de ser muito saborosa, ela perde boa parte dos seus nutrientes, como os antioxidantes, por causa do processo de cozimento. Além disso, a quantidade de açúcar é bastante concentrado, a glicose e a frutose.

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Dentre os vários tipos de uvas que temos disponíveis no mercado, na hora de comprar, dê preferência às rosadas. Quanto mais pigmentada a uva for, maior será a sua concentração de antioxidantes.

Qual a quantidade ideal?

Apesar de ser uma fruta que melhora e muito a nossa saúde não podemos nos esquecer que a uva guarda uma grande quantidade de açúcar. Portanto, na hora de tomar o suco, por exemplo, o ideal é consumir até 1 copo por dia. Esse valor não vale para os diabéticos, portanto, procure um nutricionista para que ele oriente numa dieta o quanto se pode consumir dessa fruta.

Suco de Uva x Néctar da Uva
Apesar de acharmos que, quando se fala em néctar, temos um produto mais concentrado, nos enganamos. O suco contém uma quantidade muito maior de uva, mais que o dobro, quando comparado ao néctar. Assim, entre um e outro, prefira sempre consumir o suco.

Óleo e farinha de uva
Apesar de não serem produtos muito populares, tanto o óleo quanto a farinha da uva são extremamente nutritivos e por isso não são deixados de lado no momento da colheita. Eles podem ser usados tanto em pratos doces como bolos e biscoitos quanto em salgados. Em apenas 1 colher de sopa da farinha de uva é possível obter cerca de 40% da quantidade de fibras que necessitamos por dia.

O óleo também é bastante usado em produtos cosméticos já que possuem um elevado poder de regeneração da pele. O ponto negativo aqui é o preço. Para gerar esses dois produtos é necessária muita uva. Por exemplo, para obter ½ kg de semente, são necessários 200 kg de uva. Essa quantidade de semente produz apenas 1 colher de sopa de óleo (250 ml pode custar mais do que R$ 100) ou 500 g de farinha (apenas 200 g fica no valor de R$ 20).

Sobre Calila Galvao

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