
Esse fruto é bastante conhecida e apreciado aqui no Brasil. Também é bastante utilizado nas festas do Dia das Bruxas nos Estados Unidos, uma tradição bastante antiga. Como se pode ver, é um alimento bastante versátil.
Mas a abóbora é mais conhecida pelos seus benefícios para a saúde e pelo seu sabor um pouco adocicado e textura suave.
É excelente para fazer diversos pratos como tortas e doces, mas uma boa abóbora cozida no almoço e no café da manhã transforma a refeição num verdadeiro banquete. Veja abaixo por que é tão importante incluir a abóbora na dieta.
Os benefícios da abóbora
1. Melhora o funcionamento do coração
A abóbora oferece vitaminas A e C, fibras, magnésio e potássio. Todos eles são ajudantes do coração.
Para quem é portador de hipertensão arterial, o consumo de potássio é muito importante já que esse mineral regula as quantidades de líquido no corpo.
Outro ponto positivo do consumo da abóbora para o coração é fato dela reduzir as taxas de colesterol ruim, evitando que, desta forma, haja a formação de placas de gordura na parede dos vasos, chamadas de placas de ateroma. Elas obstruem a passagem do sangue e aumentam a pressão arterial.
2. Coadjuvante no tratamento do câncer de próstata
Aqui as sementes da abóbora é que realmente faz o trabalho pesado. Muitas pessoas costumam jogar essa parte fora, mas saiba que ela é muito nutritiva.
Por exemplo, o óleo da semente é rico em zinco, que aumenta o desejo sexual masculino e o consumo da semente em si aumenta os níveis de fitoesteróis que reduz o tamanho da próstata com o passar do tempo.
3. Melhora o sono
Novamente as sementes da abóbora aparecem para mostrar que elas também são importantes para a saúde.
As sementes são ricas em triptofano, nutriente que participa da produção tanto da serotonina quanto da melatonina, hormônio essencial para ter uma noite de sono com boa qualidade.
4. Ajuda o sistema imune
Em tempos de estresse, longas filas no trânsito e falta de tempo, ingerir alimentos que possam melhorar o nosso sistema imune é muito importante.
A semente de abóbora ajuda nisso por possuir vitamina C e também o betacaroteno, nutriente mais conhecido por proteger a saúde dos olhos.
5. Cuida da sua pele
A idade chega para todo mundo e as rugas também. Você pode investir na saúde da sua pele e retardar o envelhecimento com a ajuda de diversos alimentos, entre eles está a abóbora.
Ela é uma excelente fonte de vitamina A, um poderoso agente anti-idade e é capaz de aumentar a síntese de colágeno, proteína responsável por conferir maior elasticidade à pele.
6. Menopausa
Comer abóbora também ajuda a reduzir os efeitos da menopausa.
O estrógeno, um hormônio que entra em declínio no período da menopausa e que está presente na abóbora, ajuda a aumentar o HDL (bom colesterol) e, com isso, ajuda na redução da pressão arterial.
A presença desse hormônio também reduz as dores de cabeça e também problemas articulares que ficam mais comuns em mulheres com menopausa.
A abóbora engorda ou emagrece?
A abóbora por ser rica em fibras e conter poucas calorias e gorduras, é um excelente alimento para ser colocado em dietas para pessoas que querer perder peso e emagrecer.
Apesar de seu carboidrato possuir um alto Índice glicêmico, se consumido com cautela e em determinados períodos do dia, é uma excelente fonte para repor as energias gastas durante as atividades físicas.
Melhores formas de consumir a abóbora
A abóbora é um dos alimentos mais versáteis que existem. Ela pode fazer parte dos mais variados pratos e apenas 30 gramas por dia é o bastante para oferecer todos os benefícios que ela tem.
O melhor de tudo é que a abóbora tem poucas calorias: em 100 gramas possui apenas 26 calorias
. Também é pobre em gorduras, possuindo apenas 0,1 g de gordura saturada.
Não é um alimento rico em proteínas já que em 100 g encontramos apenas 1 g do nutriente. Porém, é rica em vitaminas e sais minerais.
Você pode fazer doces, tortas, saladas, ingeri-la apenas cozida (doce ou temperada).
Um ótimo uso é para as sementes, que pode ser transformada em farinha e substituir a farinha de trigo em diversas receitas, deixando os alimentos mais nutritivos.
Leia também: 7 importantes benefícios da cenoura
Como preparar a farinha de abóbora
Você deve retirar a semente da poupa e deixá-la de molho na água para que se separe das fibras e resto de poupa que ainda ficam nas sementes.
Depois é a hora de secar: leve-as ao forno por 10 minutos ou deixe secando ao natural por 12 horas.
Após isso, coloque numa frigideira e leve ao forno até dourar, depois é só bater no liquidificador até virar um pó e passar na paneira para ter uma farinha bem fina. Pronto!
Você já pode utilizar a farinha da semente de abóbora para fazer bolos, pães, biscoitos, tortas e outros alimentos que preferir.