Página Inicial » Dietas e Nutrição » Conheça os benefícios do iogurte em sua dieta

Conheça os benefícios do iogurte em sua dieta

Além de fornecer vários benefícios a saúde, o iogurte não engorda e pode ser incluído em dietas para emagrecer.

O aumento da oferta de iogurtes nos supermercados é um sinal de que esse alimento faz sucesso. Não apenas por ser gostoso, mas também por fazer muito bem pra saúde!

É fácil imaginar que ele faz bem só por saber que o seu produto inicial, o leite, já tem inúmeros benefícios pro corpo. O interessante é que o processo de fermentação que produz o iogurte faz com que ele seja melhor ainda.

Frente a tanta variedade, fica difícil escolher qual tomar no dia a dia. Por isso, vamos explicar a diferença entre eles, e aí é só decidir o que melhor se adapta ao que você procura!

benefícios do iogurte yogurt
GettyImages

Porque consumir e quais os benefícios do iogurte?

⇒ Primeiro, porque ele tem todos os benefícios do leite. Isso inclui o fortalecimento dos ossos e a prevenção da osteoporose, a diminuição do risco de desenvolver hipertensão e todas as vitaminas e minerais que ele contêm, como magnésio, vitamina D e proteínas.

⇒ Porém, o melhor benefício do iogurte, que vêm com o processo de produção e fermentação dele é a inclusão de bactérias que fazem bem pro organismo.

⇒ Nosso corpo precisa de bactérias “boas”, e sem elas não consegue funcionar direito. As presentes no iogurte, que são os tão famosos probióticos que estampam todos os rótulos deles, colaboram com muitas reações do organismo, se consumidas na quantidade certa.

⇒ A principal função delas é ajudar a regular a microflora presente nos intestinos, melhorando o seu funcionamento. Assim, o intestino é capaz de absorver os nutrientes da maneira correta, aproveitando tudo aquilo que é consumido pela sua dieta, e assim, melhorando sua saúde no geral.

⇒ Elas também são importantes para o sistema imune, que luta contra as substâncias e micro organismos que invadem o corpo e podem trazer doenças. Então, o corpo fica mais forte para lutar contra eles.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

⇒ Para que está de dieta, o iogurte também ajuda a aumentar a saciedade, impedindo os lanches fora de hora e colaborando para a perda de peso.

Os tipos de iogurte:

  • Iogurte natural: é aquele mais básico do supermercado, que normalmente são usados para o preparo de alimentos. Ele pode não ser o mais gostoso, mas o ponto positivo de consumir esse tipo é que ele normalmente mantêm todos os nutrientes originais do iogurte, e não são acrescidos de muito açúcar e outros sabores artificiais que podem acabar com os efeitos bons dele. Misturá-lo com uma fruta no liquidificador é uma boa opção para quem não está acostumado com ele.
  • Iogurte desnatado: é tão bom quanto o natural, com o benefício de ter menos gordura do que o primeiro, e assim, é mais adequado para aqueles que estão de dieta ou precisam ficar espertos com o consumo de gorduras.

  •  Iogurte light: melhor ainda do que o desnatado, ele também não tem adição de açúcar! Só é preciso tomar cuidado com aquelas versões que são acompanhadas de calda de frutas ou outros acompanhamentos, porque eles podem conter até mais calorias do que o iogurte original.
  • Iogurtes funcionais: aproveitando a fama do produto por causa de seus benefícios pra saúde, as indústrias começaram a produzir os iogurtes funcionais. A maioria deles, mesmos os naturais, light ou desnatados, já eram acrescidos de algumas vitaminas e minerais, mas os funcionais são produzidos especificamente para cada público.

Nessa linha encontramos iogurtes para regularizar o intestino e até para pessoas que têm osteoporose, que contêm uma quantidade maior de cálcio em sua composição.

iogurte receitas emagrecer
GettyImages
Como escolher um iogurte?

Já foi possível identificar os benefícios de cada iogurte, mas outros pontos precisam ser considerados na hora de escolher o melhor produto para você.

A primeira questão é prestar atenção na quantidade de açúcar que ele contêm e, caso seja um desnatado ou light, ficar atento ao tipo de adoçante utilizado – o natural ou artificial.

Optando pelas versões desnatadas e light, você não irá engordar e ainda pode utilizar o iogurte em dietas para emagrecer, veja algumas receitas: Perca até 5 kg em um mês: conheça a deliciosa dieta do iogurte

Outra dica é procurar por opções que tenham a adição de Vitamina D, já que essa vitamina é essencial para a saúde dos ossos e potencializa a função protetora de osteoporose que o iogurte tem.

Melhor ainda é combinar o iogurte com sementes como a linhaça. Além de ficar gostoso, você consegue os benefícios dessa semente também para o seu corpo!

Leia também

20 melhores alimentos ricos em proteínas para quem quer ganhar massa muscular

Separamos nesse artigo uma lista completa com os 20 melhores alimentos e suplementos que são …

O que avaliar ao procurar um nutricionista esportivo?

O nutricionista esportivo é um profissional fundamental para que você tenha melhores resultados em seu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!