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Conheça os benefícios do palmito e saiba porque ele deve estar presente em nossa dieta

Além de conter poucas calorias e não engordar, o palmito é rico em vitaminas B6, sais minerais e potássio. Nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

palmito benefícios

O palmito já é um velho conhecido dos brasileiros. Ele está presente em tortas, salgados e, principalmente, saladas. Esse alimento é um tipo de caule, retirado do interior de certas espécies de palmeiras. Após ser retirado e tratado, fica conservado em salmoura até ser consumido. Como o palmito é retirado do caule, a extração mata a planta, que já está em risco de extinção em alguns locais. Como alternativa, os produtores estão buscando os palmitos da pupunha e do açaí.

Cuidados ao comprar o palmito

O botulismo

  • Um bacilo chamado de Clostridium botulinum, muito resistente e encontrado em alimentos em conserva, principalmente o palmito, é capaz de causar uma doença chamada botulismo. Os principais sinais e sintomas são:
  • Visão embaçada ou visão dupla;
  • Queda da pálpebra também chamada de ptose palpebral;
  • Fotofobia, ou seja, aversão à luz ou claridade;
  • Boca seca;
  • Dificuldade para urinar;
  • Constipação intestinal;

Porém, esses não são os sintomas mais graves. À medida que a doença avança ocorre o comprometimento de outras partes do corpo como o sistema nervoso e sistema musculoesquelético. A fala, a deglutição e a locomoção começam a ficar prejudicados e pode ocorrer uma paralisia muscular progressiva, afetando a musculatura respiratória, podendo, neste caso, o botulismo ser fatal.   

Selo Palmito Seguro
Por todos esses problemas causados pelo botulismo, hoje existe o selo Palmito Seguro. Isso significa que toda a plantação, extração, industrialização e produção do palmito, até chegar às prateleiras do supermercados. O produtor garante que o palmito é de qualidade e está livre de qualquer agente externo, como o bacilo do botulismo, por exemplo.

Os benefícios do palmito

Bom para uma dieta saudável
O palmito contém uma quantidade considerável de carboidratos de alta qualidade, ou seja, os complexos. Esse tipo de nutriente impede que ocorram os picos de insulina, sistema do nosso corpo que libera grande quantidade desse hormônio na corrente sanguínea e acaba por estocar carboidrato em forma de gordura dentro das células adiposas. Além disso, as fibras presentes nesse alimento conseguem melhorar o trânsito intestinal e também reduzem os níveis de colesterol.

Fonte de vitamina B6
A vitamina B6 é de extrema importância para o metabolismo das proteínas, lipídeos e carboidratos. Essa substância auxilias as diversas enzimas responsáveis por fazer a quebra das moléculas desses nutrientes e, desta forma, podem ser absorvidas pelo intestino e usadas nas diversas funções orgânicas. Ela também é importante na produção de hemoglobina, ou seja, uma deficiência de vitamina B6 pode levar o indivíduo a desenvolver anemia. 28 gramas de palmito corresponde a 18% da dose diária que você precisa dessa vitamina.

Leia também: Vitamina B6 (piridoxina): Para que serve, benefícios e fontes nos alimentos

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Rico em sais minerais
Em apenas 1 xícara de palmito fresco é possível encontrara 204 mg de fósforo, 26 mg de cálcio, 4,45 mg de zinco (a recomendação diária desse mineral para mulheres é de 8 mg, ou seja, essa quantidade de palmito corresponde a mais de 50% desse valor). O zinco é bastante conhecido por suas propriedades antioxidantes e também por ajuda na cicatrização de feridas e diversas infecções. Além de todos esses minerais, também podemos encontrar no palmito porções de cobre, selênio e manganês.

Poucas calorias
São menos de 2 calorias por grama, ou seja, você pode sim acrescentar palmito a sua dieta sem ficar com peso na consciência, pois ele não engorda. Mas, fique atento aos acompanhamentos e molhos, que costumam ser bastante calóricos e levam a sua dieta por água abaixo. O palmito não oferece nenhum grama de gordura.

Altas taxas de potássio
O potássio participa das mais diversas funções do corpo de extrema importância, como a contração muscular, desencadeamento dos impulsos nervosos e os batimentos cardíacos. Apenas 28 gramas de palmito consegue ofertar 506 mg de potássio, ou seja, 10% da dose diária que nós necessitamos.

Os tipos de palmito

Como já foi dito no início desse texto, os produtores estão diversificando o tipo de palmeira para realizar a extração do palmito de outras espécies como a pupunha, açaí e também a juçara. Vamos ver a diferença de cada um para te ajudar na hora de comprar:

Juçara: é o mais procurado por ter mais “carne” e ser mais macio que os outros tipos;

O palmito da pupunha é o que fica mais claro e tem sabor mais suave. É também o mais ecológico;

Açaí: é muito parecido com o tipo Juçara, a diferença é que possui uma quantidade maior de fibras.

Dicas na hora de comprar o palmito

Na hora de comprar o seu palmito, é preciso ficar atento a algumas recomendações do Ministério da Saúde. Prefira sempre a embalagem de vidro, assim você pode ver exatamente como está o aspecto do palmito. A salmoura deverá estar com sua coloração clara e transparente. Caso a embalagem seja em lata, não compre nenhuma que estiver amassada, estufada ou estiver como manchas de ferrugem. Ainda que o pote venha com o selo e que esteja pronto para o consumo, o ministério recomenda que o palmito seja fervido por 15 minutos (pode ser na própria salmoura ou em água comum) e só depois ser consumido.

Sobre Calila Galvao

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