Página Inicial » Emagrecimento » Conheça os alimentos que aceleram o metabolismo e auxiliam no emagrecimento

Conheça os alimentos que aceleram o metabolismo e auxiliam no emagrecimento

Veja nossas dicas de alimentos e bebidas que aceleram o metabolismo. Todos os seus benefícios e ainda uma receita de suco termogênico para emagrecer.

Quem está com uns quilinhos acima do peso sabe como é difícil emagrecer. Mas para quem conhece os alimentos chamados termogênicos, essa tarefa fica um pouco mais fácil. Para entender melhor, a termogênese é regulada pelo sistema nervoso e à medida que consumimos alimentos com essas propriedades, a temperatura corporal aumenta, acelerando o nosso metabolismo e ajudando a transformar gordura em energia. Para tanto, as funções metabólicas ficam altas ao longo do dia, o que promove a queima de calorias durante todo o período, mesmo em períodos de descanso.

alimentos que aceleram o metabolismoPara quem é indicado os alimentos termogênicos?

A ingestão regular dos termogênicos é indicada para quem precisa emagrecer e, principalmente para quem se exercita e deseja aumentar sua resistência aeróbica durante as atividades físicas. Especialistas recomendam a inclusão, no mínimo, dois alimentos termogênicos no cardápio diário para alcançar o resultado esperado. Por exemplo, beber água gelada ou chá verde durante os intervalos dos treinos já auxilia na perda de peso.

Para quem não é indicado os alimentos que aceleram o metabolismo?

É importante alertar que somente comer alimentos termogênicos não produzirá um resultado definitivo. A ingestão exagerada destes alimentos pode ser até prejudicial à saúde, sendo contra-indicada para indivíduos hipertensos, com problemas de insônia, cardíacos, intestinais e de tireóide. Portanto, é bom procurar um nutricionista para ajudá-lo a organizar um cardápio individualizado com as quantidades adequadas para cada refeição.

Conheça também os suplementos termogênicos, uma alternativa concentrada que na maior parte dos produtos, contém uma grande quantidade de cafeína em sua composição.

Conheça algumas bebidas e alimentos termogênicos:

Água gelada – Para atingir melhores resultados será preciso beber oito copos de água por dia.

Chá verde – A ingestão do chá não deve ultrapassar a quantidade de cinco xícaras de chá por dia. Indivíduos com insônia não deve ingerir o chá a partir das 18h.

Chá de hibrisco – Para que o chá faça o efeito desejado, é necessário beber um litro por dia. Para cada um litro de água deve-se usar uma colher de sopa da flor.

Café puro – O alto poder termogênico, estimulante e diurético da cafeína traz muitos benefícios a saúde. Especialistas recomendam o consumo de, no máximo, quatro xícaras de café por dia. Pessoas com gastrite devem evitar beber café, principalmente puro.

Canela – Possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Uma pequena quantidade pode ser polvilhada em cima de frutas como opção de sobremesa.

Gengibre – A raiz pode ser consumida crua, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda acompanhando receitas de molho de tomate, sopas de legumes e até em chá, quando misturada a outras ervas.

Alguns tipos de pimenta, como a vermelha – Tipo de pimenta rica em capsaicina, componente químico com propriedades analgésica, anticancerígena, anti-inflamatória e antioxidante. Especialistas recomendam o consumo de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

Alimentos com ômega 3, como salmão, sardinha e semente de linhaça – Além de acelerar o metabolismo basal, diminui a retenção de líquidos.

Em outro artigo nos separamos uma lista com mais bebidas e alimentos termogênicos, vale a leitura para quem quer emagrecer.

Outros benefícios dos termogênicos:

De acordo com especialistas, os alimentos termogênicos ainda trazem os seguintes benefícios: melhoram a qualidade da circulação sanguínea, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares; menor possibilidade de aparecimento de câncer de ovário e do cólon do útero; combate gripe e resfriados; favorece a digestão e combate casos de obstrução intestinal.

Confira uma receita para antes do treino:

Suco verde
Ingredientes:

  • 1 a 2 folhas de couve, alface ou espinafre (a sua escolha) previamente higienizadas
  • 1 pedaço pequeno de gengibre (1 colher de chá)
  • ½ copo de água de coco
  • 1 maçã com casca ou o sumo de 1 laranja
  • 1 limão espremido

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador, coe e beba gelado.

Confira outras dicas para acelerar o metabolismo:

Alimente-se a cada três horas. Procure não fazer jejuns longos. Leve sempre uma barra de cereal ou uma fruta na bolsa;

– Coma devagar, mastigue bem os alimentos e tente não beber líquidos durante as refeições;

– Prefira consumir alimentos ricos em fibras, pois demoram mais tempo para serem digeridos;

– Reduza a ingestão de frituras, alimentos gordurosos, industrializados e ricos em açúcar.

Leia também

Thermo Turbo da NatusNutrition – Para quem quer perder peso e ter mais disposição na academia!

O termogênico Thermo Turbo da NatusNutrition possui o equilíbrio de substâncias naturais que vão te …

Lipo 100 Black funciona? → Veja como usar, efeitos colaterais e relatos

Resenha completa do Lipo 100 Black Ultra Concentrate da Intlab! Como tomar corretamente, suas contraindicações, …

  1. Gostei muito das dicas,vou aderir a uma destas dietas !

  2. gostei das dietas principalmente do suco para tomar antes do treino .

  3. gostaria de saber sobre a alcachofra se ela e um termogenico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!