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Conheça o Pilates e seus benefícios

Saiba o que é o método Pilates e fique por dentro de todos os seus benefícios, inclusive para quem quer emagrecer.

Uma das perguntas mais recorrentes no site é sobre esta prática que vem cada vez mais ganhando espaço no cenário dos exercícios físicos, por seus ganhos e melhoras e por ser uma atividade que além de promover a melhora da força e da resistência, pode ser uma atividade muito eficiente no emagrecimento. Pois bem, o Pilates é um método que foi criado por Joseph Pilates, um alemão que inicialmente queria melhorar seu próprio corpo, que na infância era muito fraco e frágil. Porém, com a chegada da II Guerra Mundial, este método que foi criado para promover a recuperação e estabilização muscular principalmente, passou a ser utilizado como método de reabilitação para os soldados feridos. Assim, o método Pilates foi se consagrando como um método eficiente de reabilitação.

Porém, da década de 80 para cá ele começou a ser olhado com bons olhos também para pessoas que não estavam necessariamente em estado de recuperação. Assim, cada vez mais o Pilates vem sendo utilizado por pessoas comuns, que buscam nele uma prática para melhora da saúde e da estética, além de deixar a mente mais tranquila e serena.

Como Funciona e Quais os Benefícios do Pilates

Antes de mais nada, o Pilates tem como objetivo a conscientização corporal. Através de exercícios que mesclam a execução lenta e o controle tônico e da respiração, o indivíduo vai se tornando mais consciente de suas possibilidades corporais. Além disso, o Pilates busca um equilíbrio entre força e flexibilidade, favorecendo a harmonia entre os músculos, tendões e articulações. O Pilates, que hoje apresenta uma grande variedade de exercícios, no início eram feitos prioritariamente no chão, sem equipamentos e de maneira livre ou então em aparelhos desenvolvidos pelo próprio Joseph Pilates. Hoje em dia ele pode ser feito em bolas suíças, com aparelhos específicos como o Reformer, o Cadilac ou a Prancha de Molas. Os benefícios para a qualidade de vida são inúmeros, como por exemplo, a melhora de dores musculares e articulares, que são indiscutíveis entre os praticantes, até por que este é um método que busca o controle e estabilização muscular, consequentemente melhora o que está “desalinhado”, através da melhora da força e da flexibilidade paralelamente.

Pilates no emagrecimento

Além de tudo isso, o Pilates vem ganhando muitos adeptos que buscam o emagrecimento. Em um estudo publicado em 2011 Hallsworthk, testou e descobriu que a prática de exercícios de resistência como o Pilates, por exemplo, durante um período de tempo aproximado de 8 semanas tem a capacidade de diminuir em até 13% a gordura das células hepáticas (umas das mais difíceis de serem eliminadas). Neste ponto então talvez surjam os questionamento de que acaba com a gordura do fígado, mas não com a gordura subcutânea. Porém, se esta prática tem a capacidade de queimar os depósitos de lipídios do fígado, que servem como uma “reserva” para o corpo, imagine então o que pode fazer com a gordura subcutânea.

Como o processo é simples, já que o Pilates tem em grande parte o foco no desenvolvimento da força e no aumento da massa magra, como acontece na musculação. Com isso, o metabolismo é aumentado no pós exercício por um período de mais de 15 horas e ainda aumenta o metabolismo basal no médio e longo prazo.

Porém isso não quer dizer de maneira alguma que o Pilates é igual ou equivalente a musculação, pois Pilates tinha fortes influências da medicina oriental, portanto esta prática tem como grande preocupação o bem estar mental, além di físico também. Na prática, Mentalizações, controle e limpeza mental além do relaxamento bastante acentuado fazem parte de praticamente todas as aulas.

Referências:

HALLSWORTH K; Resistance exercise reduces liver fat and its mediators in non-alcoholic fatty liver disease independent of weight loss. 2012.

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  1. renata cristina rodrigues

    Tive um filho á 7 meses, qual seria o mais indicado para mim, Pilates ou Yoga?

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