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Como um corredor pode prevenir lesões?

Dicas para corredores se prevenirem de lesões durante seus treinamentos.

As lesões são sem sombra de dúvidas um dos maiores medos de qualquer corredor. Além de causarem dor e desconforto, põe todo o treino a perder, fazem com que se gaste dinheiro com exames, consultas e em alguns casos até com cirurgias. Assim, não basta apenas treinar para melhorar o desempenho, você precisa também cuidar de seu corpo e manter a atenção no treinamento para que não venha a sofrer lesões. Não que exista um método 100% eficaz, pois se existisse, não teríamos atletas de alto rendimento que sofrem lesões e ficam um bom tempo longe do esporte.

Inicialmente temos que entender que as lesões na sua grande maioria tem raízes diferentes. Algumas são musculares, que vão desde estiramentos até rupturas parciais ou completas. Temos também as lesões articulares e de ligamentos, que podem ser por rompimentos de tendões, estiramentos e outras origens. Além destas temos também as lesões ósseas, como luxações e fraturas, por exemplo. Pois bem, em alguns casos, as lesões podem também ter mais de uma destas estruturas afetadas. Como as origens são variadas, as formas de prevenção e as possibilidades de lesões também são. Se fossem um ou dois fatores que de fato influenciassem apenas, seria muito mais fácil controlar e consequentemente ter menos lesões. Mas como existe uma grande infinidade de fatores que somados ou não podem acarretar em lesões, a prevenção é muito mais difícil.

Assim como já apresentado neste artigo sobre musculação (Alongar antes da musculação ou não) o alongamento antes da prática não previne lesões, e em alguns casos até pode tornar as lesões mais propícias. Antes de mais nada é bom deixar claro que uma boa flexibilidade é fundamental para a prevenção de lesões e a prática da flexibilidade é fundamental para qualquer um, desde que não seja feita antes ou logo depois da corrida.

Um fator que é apontado pela grande maioria de corredores e treinadores como principal causador de lesões, é a falta de fortalecimento. Infelizmente a corrida faz a resistência aeróbica se desenvolver mais rapidamente do que a resistência muscular e assim muito facilmente encontramos casos onde os corredores tem lesões por falta de fortalecimento muscular. Desta forma, atividades de fortalecimento são essenciais. Como mostrado neste artigo (corredor deve fazer musculação?) nem sempre a musculação é a melhor saída para corredores, sendo que existem uma infinidade de outras modalidades que também promovem o fortalecimento, como o Pilates, o treinamento funcional, a corrida em ladeira (fundamental para qualquer corredor).

– Outro fator que pode acarretar em lesões é a escolha de um tênis errado. Cada um de nós tem suas especificidades como peso, técnica de corrida, tipos de prova que disputa, tipo de pisada e muitos mais. Portanto, o tênis usado tem de ser eficaz para suprir todas estas situações. Como o mundo da corrida é frequentemente invadido por modinhas, os tênis são os mais afetados. Tipos diferentes de amortecimento, como os minimalistas ou os com amortecimento em gel, materiais diferentes e muitas outras coisas com bastante frequência viram o centro das atenções. Pois bem, cada um tem de encontrar um tênis que se encaixe em seu estilo e biomecânica de corrida, independente de questões de moda.

No mais, é importante que o corredor saiba antes de mais anda escutar seu próprio corpo, que na grande maioria dos casos, dá sinais antes que a lesão ocorra de fato. Dores persistentes, que vão e voltam, podem ser sinais de lesões. Caso sinta algo que possa vir a ser uma lesão, pare imediatamente seu treino. É melhor perder um treino do que ficar parado durante meses para se recuperar de uma lesão. E lembre-se, ouça seu corpo. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

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