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Como treinar de maneira efetiva para a corrida de rua? (7 dicas valiosas)

A corrida de rua vem crescendo exponencialmente e hoje já abrange um contingente enorme de pessoas. Veja como treinar de maneira efetiva!

Como treinar para a corrida de rua


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Por mais que possa parecer uma atividade totalmente natural, correr de maneira sistematizada e com objetivos, exige um preparo adequado. Sem isso, além de ficar estacionado em seus objetivos, você ainda poderá ter maiores chances de se lesionar. Por isso, o treino para corrida de rua precisa ser muito bem adaptado ao que você precisa. Além disso, é preciso levar em conta o contexto geral, para que você possa melhorar seu rendimento.

Por mais que você corra apenas para fins de lazer e não tenha nenhuma intenção de competir ou melhorar o rendimento, alguns aspectos se enquadram em suas necessidades também. Lembre-se que correr é uma atividade natural, mas quando ela passa a ser feita de maneira constante e cada vez mais longa, precisamos de adaptações e preparo.

Treinamento eficiente para corrida de rua, alguns aspectos práticos

Quem busca correr, aumentar as distancias percorridas ou diminuir o tempo para completar as que faz hoje, precisa de um processo de treinamento completo, que envolva todas as variáveis. Calçar o tênis e sair por aí correndo, não resulta em melhora. Alguns aspectos são fundamentais para que sua corrida seja eficiente e cada vez melhor! Veja alguns deles!

1. Cuidado com a postura:
Durante muito tempo as pessoas se preocuparam apenas com aspectos ligados a fisiologia e metabolismo de seu corpo. Por isso, a preocupação constante era com a saúde cardíaca e com os indicadores desta. Hoje, sabemos que a corrida é um excelente esporte para estas situações. Porém, um ponto costuma passar batido, que é a questão da postura.

Se você tiver algum desvio na coluna, quadril, tornozelo ou joelhos desalinhadas, com o passar dos treinos, irá ter problemas articulares. Por isso, é fundamental que você passe pelo menos uma vez por uma avaliação funcional de um fisioterapeuta.
Caso seja detectada alguma variação em sua postura, este profissional vai saber o que fazer para te ajudar.

Leia também: Como periodizar seu treino para corrida

2. Fortaleça sua estrutura
Este é um ponto fundamental. A corrida causa um impacto no corpo inteiro e este, é repetido várias vezes durante seus treinos. Por isso, seu corpo precisa ser fortalecido para que possa aguentar tais impactos e ter a estrutura necessária para dissipá-los da melhor maneira possível.

Por isso, você precisa fortalecer seu corpo por inteiro. Além do fortalecimento de pernas, panturrilhas e glúteos, precisa dar um enfoque a toda a musculatura do Core e dos membros superiores. O Core especificamente, deve ser o foco de qualquer fortalecimento, pois ele irá ajudar a melhorar a mecânica da corrida e a manter o corpo mais estabilizado.

3. Invista em coordenativos de corrida
Outro ponto que muitos deixam de lado. Se você estiver correndo de maneira descoordenada e ineficiente, não apenas estará deixando de ter melhores tempos, como ainda irá precisar se esforçar muito mais para atingir os resultados que busca. Por isso, é muito importante que a sua mecânica de corrida seja eficiente. Este vídeo te dá uma boa noção de alguns exercícios coordenativos:

 

4. Aposte em treinos diversificados
Em termos de adaptações fisiológicas, nosso corpo tem uma capacidade incrível de realiza-las. Por isso, é muito importante que você sempre busque alternar seus treinos, para que esta adaptação seja sempre constante. As corridas de volume, os populares longões, nem sempre são a estratégia mais eficiente.

Não que eles devam ser retirados de seu treino, afinal, se fizéssemos isso, estaríamos indo contra o princípio da especificidade. Mas é importante alternar com treinos de potência, tiros mais longos, treinos em ladeira e outros. Tudo isso, se bem aplicado em uma periodização, pode ser de grande valia. Além disso, seus treinos não serão sempre iguais, o que fará aumentar sua motivação.

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5. Estabeleça o que é importante para você
Este é um ponto importante para qualquer periodização. Muitas vezes, as pessoas buscam percorrer novas distancias, mas acabam treinando para baixar o tempo na atual, ou vice-versa. Isso faz com que o treino não seja adequado às necessidades de cada um.

Se o seu objetivo é completar uma maratona, não fique se preocupando excessivamente com seu pace. Da mesma maneira, se você quer baixar seu tempo em determinada distância que já percorre, preocupe-se mais com a qualidade do que com o volume.

6. Treine!
Este é o ponto principal. De nada vai adiantar um planejamento bem estruturado se você não executá-lo! O mais importante para a corrida é que você treine, corra, fortaleça suas estruturas musculares. Sem isso, ficará impossível atingir os resultados almejados!

7. Melhore sua dieta
E para finalizar, não poderíamos deixar de falar da dieta. Muitas pessoas que eu conheço correm para poder comerem o que gostam. É lógico que um corredor precisa repor as calorias gastas e que isso lhe dá uma certa liberdade gastronômica. Porém, alimentos com baixa qualidade nutricional acabam prejudicando a qualidade de sua corrida, pois o seu corpo acaba não tendo tudo o que precisa. Por isso, invista em uma dieta de qualidade para a sua corrida ter os resultados potencializados!

Leia também: Como se preparar para sua primeira meia maratona

Correr é uma atividade altamente motivadora e prazerosa, desde que feita da maneira correta. Correr é algo que tranquiliza, torna a pessoa melhor, mas precisa ser bem planejado e executado. Sem isso, a corrida pode vir a ser um problema em sua vida! Bons treinos!

Como treinar de maneira efetiva para a corrida de rua? (7 dicas valiosas)
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Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. CREF: 22643-G/SC

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