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Como manter a motivação para treinar

Veja algumas técnicas que podem ser usadas para aumentar ou manter a motivação nos treinos de musculação durante o ano inteiro.

Na fase do ano em que mais promessas são feitas, a motivação geralmente é um dos fatores mais lembrados, como “serei mais motivado no trabalho, serei mais motivado na academia, vou parar de procrastinar no meu treino” e por ai vai. O problema é que muitas destas promessas acabam sendo esquecidas no decorrer do ano e  acabam sendo esmagadas pelas inúmeras obrigações que o dia a dia nos impõe. Por isso, manter a motivação e o foco em seu treino é tão fundamental para que os resultados não fiquem comprometidos.

Inicialmente temos que definir que motivação é uma palavra que  designa um motivo, algo em que se empenhar. Portanto, podemos afirmar categoricamente que ninguém é motivado se não enxergar um por quê no que faz, ninguém se mantém focado, com a motivação em alta, em algo que não acredite que seja eficaz. Ai talvez resida o maior problema da permanência das pessoas em seus treinos. Como os resultados do treinamento físico nem sempre são imediatos, e o “sofrimento” das dores musculares e do cansaço por sua vez são constantes.

Antes de mais nada quero deixar claro que motivação é algo intrínseco, ou seja vem de dentro para fora. Ninguém motiva ninguém, o que acontece é que em alguns casos, certas circunstâncias fazem a gente refletir e aumentar nossa “Potência de Agir”, que é como o filósofo holandês define os momentos onde estamos motivados e produtivos.

Mas voltando ao assunto da motivação, cada um de nós tem “gatilhos” que nos ajudam a aumentar a motivação, e descobrir qual é o seu é fundamental. Algumas pessoas  se motivam com histórias, filmes e vídeos. Outros em conversar com outras pessoas, outros ainda em ver os benefícios de tal prática. Como você melhora a motivação não importa, o que importa é como você encontra os motivos para continuar em frente, seja na vida, seja no seu treino.

Técnicas de Motivação

Estas técnicas não são garantia de sucesso, mas podem te ajudar a dar um Up quando você estiver pensando em fraquejar ou desistir. Isto vai depender da maneira com a qual você se sente tocado, mas de uma maneira geral ajudam a grande maioria das pessoas.

1. Escreva seus objetivos num local que você vê todos os dias: Sabe aquela coisa de colocar algo que você deseja? Ela é muito eficiente com o treino físico também. Coloque uma imagem que te motive ou escreva o que você quer de verdade e coloque num local que você passe ou veja todos os dias, tipo a porta do guarda roupas ou o teto em cima da sua cama. Pode parecer besteira mas a visualização dos objetivos é um dos principais fatores motivacionais do ser humano.

2. Assista vídeos ou filmes de gente que superou suas dificuldades: Ninguém alcança grandes conquistas sem grandes dificuldades. Acompanhar histórias de pessoas assim é uma excelente maneira de manter a motivação em alta.

3.Acompanhe canais de motivação: O próprio Treino Mestre tem em sua fan page diversas mensagens e vídeos de motivação para o treino. Acompanhar eles pode mantê-lo motivado.

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4.Tenha um parceiro de treino: nada melhor do que ter alguém que te puxe quando você está pra baixo não é? Um parceiro de treino é uma boa estratégia para ter alguém que vai te ajudar nos momentos de fraqueza.

Existem milhares de outras técnicas e todas elas tem efetividade em algumas pessoas. Mas lembre-se que você só se manterá motivado se enxergar o real motivo para tudo isso, caso contrário não existe técnica capaz de te manter focado e com a “potência de agir” nas alturas!

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