Lutas

Como conciliar lutas e musculação

É muito comum encontrarmos praticantes de lutas nas salas de musculação, já que este tipo de exercício é fundamental para o bom rendimento e prevenção nas lesões.

Porém, nem sempre conciliar estas duas práticas é muito fácil, afinal um treino interfere diretamente no desempenho do outro.

Isso ocorre, por que de maneira geral, tanto a musculação, como praticamente todas as lutas, usam predominantemente as vias anaeróbicas como fonte energética. Desta forma, é muito comum que se os treinos forem feitos em sequência, se tenha dificuldades no que ocorre depois.

Além disso, como as lutas necessitam de um grande aprimoramento da coordenação motora, e o treino de força quando feito de maneira intensa, prejudica tal qualidade física, são necessários diversos cuidados na hora de se planejar o treinamento e principalmente quando se vai montar as sequencias do treinamento.

Influência da musculação nas lutas

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Independentemente se estamos falando de lutas em pé ou em lutas de chão, a musculação é fundamental para o bom desempenho, desde que feita com foco nas especificidades de cada arte marcial.

Para que você tenha eficiência, tanto em seu treino de musculação, como em seu treino de lutas você precisa de certos parâmetros a serem seguidos, veja quais são:

1. Foco: Muitas pessoas buscam ganhar muito volume muscular e serem ágeis na luta. Infelizmente, na maioria das vezes isso não é possível. Além disso, um dos treinamentos tem que ser servil ao outro.

Imagine que você lute Muay Thai, que é uma luta de extrema velocidade e queira hipertrofiar ao mesmo tempo.

Dificilmente conseguirá seu objetivo, pois eles se contradizem. Por isso tenha clareza de seu objetivo.

Se for fazer musculação para melhorar seu desempenho na luta, ela tem de ser bem específica.

Se for lutar apenas como treino complementar da hipertrofia, esta tem que estar atrelada ao seu objetivo. Caso contrário, suas chances de não obter êxito são muito grandes.

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2. Planejamento: cada um de nós tem uma rotina diferente e precisa de um planejamento específico.

Além do mais, cada um também tem um horário preferido para treinar, seja lutas, seja musculação. Por isso, monte um planejamento, onde de preferência, não tenha treinos em sequencia.

Caso isto não seja possível, nos dias em que for lutar, faça uma musculação mais leve, caso contrário sentirá que seu desempenho no treino ficará inferior.

3. Especificidade: se você treina uma luta que requer muita força, precisa que a musculação seja feita com cargas e intensidade elevadas e com foco no desenvolvimento da força máxima.

Já se você treina uma luta de potência, precisa de uma base inicial e treinos com repetições mais rápidas. Desta forma você respeita a especificidade de seu treinamento.

Pode treinar em sequência?

Como já mencionei várias vezes, cada um de nós tem uma especificidade. Porém, alguns cuidados devem ser tomados.

Ao fazer duas sessões na sequência, você pode estar comprometendo seu desenvolvimento e acaba não melhorando em nada. Se for treinar luta primeiro e depois musculação, a segunda tende a não ser tão proveitosa.

Da mesma forma, se fizer o contrário a luta será prejudicada. Por isso, o fundamental é ter um intervalo de pelo menos 30 minutos entre um treino e outro.

Porém o mais indicado são treinos em períodos diferentes, para quem tiver esta disponibilidade, para que haja um tempo de recuperação entre ambos.

Treinar de maneira muito intensa na segunda atividade pode causar lesões por esforço.

No mais, cada um deve seguir um treino específico, dentro de seus objetivos.

Conciliar ambos os treinos é possível sem maiores dificuldades, desde que seja feito um bom planejamento, para que uma atividade não interfira diretamente na outra, de maneira negativa. Bons treinos!

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Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

45 Comentários

  1. Faço Muay Thai e musculação. No Muay Thai temos um treino que fazemos muitas flexões de braços! Não atrapalharia na recuperação do músculo treinar peito na Segunda e depois na Terça fazer muitas flexões?

  2. Boa noite eu luto boxe terca e quinta segunda,quarta e sexta eu faço academia pela manhã. Sera que eu posso fazer academia pela manhã?? e pela noite ou seja duas vezes ao dia

  3. Ola , eu faço muay thay terça e quinta de 21:00 as 22:30
    E musculação na segunda quarta e sexta gostaria de saber se posse fazer musculação nos dias de terça e quinta no mesmo dia do muay thay
    Obg….

    1. Pode sim mais você tem que dá uma intercalada de pelo menos 1hr e sua do tiver na musculação puxar menos carga do que o normal .. pra não sofrer lesões por esforço físico ..

  4. Eu faço muay thai segunda, quarta (15:30 as 16:30) e sexta (15:00 as 16:00) sai do serviço as 13:30 em dias de luta vo direto pra academia fazer a luta e só treino musculação terça e quinta só q eu queria ganhar mais hipertrofia ficar poco mais forte, sou tipo de um mesomorfo mais queria ficar maior um pouco em questao de porte em braços e peitoral, no geral ficar tudo equilibrado mais acho muito pouco treinar só terça e quinta queria uma opinião de uma pessoa q siab do assunto e possa me ajudar chegar no meu objetivo. Obrigado.

  5. oi, eu faço muay thai e jiu jitsu segunda, quarta e sexta (das 18:30 até as 22:00) e terça e quinta jiu jitsu das 20:00 as 22:00. eu preciso fazer musculação? se eu fizer de tarde, não vai ficar muito pesado pra mim e eu acabar tendo algum tipo de overtraing?

  6. Eu pratico jiu-jitsu há uns 10 meses, e faço musculação antes do treino, meu problema é que trabalho das 7 às 17hrs, mas não tenho intervalos nesse período, embora meu trabalho não seja cansativo fisicamente, ele o é psicologicamente. Entro na musculação por volta de 18hrs e saio às 19;10 mais ou menos, meu treino de jiu jitsu é às 20hrs de segunda à quinta, não tenho a opção de alternar os turnos, queria saber se alguém tem alguma dica pra me dar, ou me dizer se esse horário está razoável, só pre ter uma opinião externa mesmo, obrigado

    1. Eu entro no serviço as 07:00 também, minha academia abre as 05:30 então malho antes de ir pro serviço e depois quando saio as 17:00 vou pro kickboxing.

  7. Oi. Faço tai as 15hsas 16h e em seguida musculação. Finalizando as 17hs. meu objetivo é emagrecer. sera possível Assim? Devo comer ou tomar algo? tomo bcaa as 14:30 e tb as 17h no fim dos treinos.

  8. Olá, boa noite. Eu tenho 18 anos, peso 63kg, tenho 1,67cm. Eu pratico musculação há uns 7 meses, já perdi peso e ganhei massa muscular, mas estou enjoando dos exercícios aeróbicos da academia, e estou querendo começar a praticar muay thai, só que todos os dias. Musculação de manhã ou de tarde e o muay thai de noite.

    – Tem algum problema eu malhar e lutar no mesmo dia, mesmo o treino de musculação sendo mais leve, pra manter a massa?
    – Eu realmente vou conseguir definir a musculatura sem perder tanto o que eu ganhei?
    – Alguma dica de alimentação e suplementação entre os treinos? Eu já tomo whay, e to querendo voltar a tomar bcaa. Mas vou ter q tomar duas vezes?

  9. tenho 9 meses de musculaçao e 1 semana de taekwondo.. faço musculaçao as 4 da tarde nos dias q tenho aula de taekwondo. ou seja terça quinta faço musculaçao as 4 da tarde e faço taekwondo as 7 e meia da noite… e os outros dias vou todos os dias na musculaçao… oq vc me recomentaria tomar, maus proteina ou carbo… me responda por favor

  10. Olá Sandro, queria saber se eu treinar 3 vezes por semana musculação e praticar taekwondo 2 vezes por semana iria me dar bons resultados em ambos os lados, mantendo uma boa alimentação independende dos treinos, desde já grato!

  11. Boa noite, gostaria de pedir humildemente sua opinião. Malho 3x semana e faço boxe 3x por semana. Alterno os dias por medo do catabolismo (tomo sempre whey+malto+bcaa depois da malhação). Tenho 1,70m e 66kg. Meu foco é hipertrofia e faço boxe apenas por questões terapeuticas e claro pra perder algumas gordurinhas localizadas. Meu maior medo é que o boxe catabolize os músculos ganhos da musculação. Então tenho duas perguntas: 1: Devo tomar a mesma suplementação da malhação após o treino do boxe? 2: Posso malhar de manhã e fazer boxe a noite no mesmo dia ou isso seria loucura pros meus músculos que estão começando a surgir? Vou agrader muuuito se você me responder. Brigadão!

  12. Boa noite!

    Tenho 1,78 e peso atualmente 97 kilos, estou treinando Muay Thai há 8 meses e já perdi 15 kilos, preciso fazer musculação junto com o Muay Thai ou espero perder mais kilos para começar?

  13. Olá,
    Faço musculação das 18:00h as 19:30h (mais ou menos) e vou para o boxe que é das 20:30h as 21:30h, qual o melhor horário para que eu possa tomar Whey??

    Grato.

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