Página Inicial » Saúde » Cominho – Seus benefícios, se emagrece e como usar

Cominho – Seus benefícios, se emagrece e como usar

O tempero cominho está muito presente em nossa culinária e isso é muito bom. Além de proporcionar vários benefícios para saúde, ainda ajuda emagrecer e é bom para a memória.

Cominho

Com seu aroma forte e relaxante, esse tempero vem conquistando muita gente.  Muitos já usam o cominho na comida, mas não sabem de seus poderes para a saúde do corpo. Um dos grandes trunfos do produto é seu baixo teor de calorias, mas tem muito mais!

Origem do cominho

Tendo suas origens na cozinha egípcia, o cominho já conquistou seu espaço em diversos lugares. Sendo esses lugares como: Índia, México e Oriente Médio.

É importante salientar que o sabor do tempero está entre uma pimenta e o anis e é muito apreciado. Com um sabor característico, essa planta já conquistou muitas pessoas ao redor do globo.

Cominho em pó, como usar?

A melhor maneira de utilizar o cominho é usando como tempero em diversas comidas. Lembrando-se de não usar muito mais que a ponta de uma faca como medida, quando for cozinhar.  

Uma maneira de combinar o tempero é em pratos à base de queijos e ovos. O sabor dos dois juntos dá um grande realce ao prato. Lembre-se do tanto da medida, pois muito tempero pode acabar com o gosto da comida!

Um grande benefício do tempero é a sua capacidade de ajudar na digestão. Fique ligado nesta lista de benefícios do uso dessa iguaria!

Benefícios do cominho

O tempero pode ser muito saudável, e traz uma longa lista de benefícios. Muitos não sabem dessas propriedades que o pó traz para a saúde humana. Confira:

Bom para memória

Já que mantém a acetilcolina no cérebro, o cominho ajuda a reter a memória. Além disso, outro ponto positivo é a presença de antioxidantes, que também são bons para a memória e outros fatores.

Reduz inchaço abdominal

Um grande problema que as pessoas costumam enfrentar é o inchaço abdominal. Isso ocorre quando há gases no intestino delgado, isso acaba por trazer mal estar à pessoa.

Um estudo realizado em 2013 diz que o extrato do tempero pode ajudar na melhoria do inchaço intestinal. Outro fator também é que o tempero mantém a saúde do intestino e do estômago em dia.

Para pôr esse estudo à prova você irá precisar de: 1 xícara de água; 1 pitada de cominho em pó; gengibre; sal marinho; e meia colher de chá de sementes de erva doce. Cozinhe esses ingredientes por 5 minutos. Coe e deixe esfriar. Então beba.  

Com essa bebida a saúde do seu intestino irá melhorar, assim diminuindo o inchaço abdominal.

Uso do cominho para aliviar a cólica

As propriedades carminativas e de alívio do cominho são boas para aliviar a dor da cólica. Problema esse muito comum em bebês.  Para combater esse tipo de dor, serão necessário alguns ingredientes, estes são: 1 colher de chá de sementes do tempero e água. Primeiro será necessário que você despeje água fervente até cobrir as sementes. Após isso, coe a solução.

Dê de uma a duas colheres do líquido para o bebê, ou para a pessoa que estiver com a dor. Repita o processo até acalmar as dores.

Cominho emagrece?

Para perder peso o cominho também é uma ótima opção. Estudos publicados em Complementary Therapies in Clinical Practice mostram tal resultado. Este mesmo observou que o pó ajuda a reduzir o colesterol em jejum e também a gordura corporal.

Esse estudo observou o efeito positivo do tempero sobre os perfis lipídicos de mulheres obesas. Isso se dá porque ele ajuda a regular o metabolismo, fazendo-o trabalhar mais. Além disso, o tempero ajuda a fazer a sensação de saciedade durar mais tempo.

Para ter esses efeitos em seu corpo, basta adicionar uma colher de chá de cominho torrado em um iogurte light. Coma duas vezes ao dia para melhores resultados.

Leia também => Cúrcuma (açafrão-da-terra) – Para que serve, seus benefícios e como consumir

Prevenir a anemia

É sabido que a deficiência de ferro é uma das principais causas da anemia. E como o tempero tem uma grande quantidade de ferro, ele pode melhorar esta situação. Sabemos que o ferro auxilia na produção de hemoglobina e esta substância transporta o oxigênio para o corpo todo. Também sabemos que o ferro ajuda na produção de energia do corpo e auxilia no metabolismo.

Sabendo dessas características importantes do ferro entendemos que é necessário ingerir tal nutriente. Nessa parte que o cominho ajuda, já que o mesmo é rico nessa propriedade.

Para tratar disso é necessário incluir o tempero na nossa dieta. É importante lembrar que a cada colher de sopa do tempero, 4 miligramas de ferro são extraídas. Então, começar a usa-lo em sua cozinha fará total diferença. Não esqueça que a deficiência de ferro pode causar anemia e trazer sintomas como: fadiga, ansiedade e problemas digestivos.

Induzir a lactação

Além de ferro, o pó do tempero também tem muito cálcio; isso é muito importante para lactantes. Mulheres grávidas ou mulheres que estão amamentando necessitam de ferro e cálcio. Esses dois nutrientes estimulam as glândulas mamárias a aumentar a produção de leite.

Misture uma colher de chá do tempero em pó em um copo de leite morno e beba. Se beber essa mistura diariamente todas as noites por semanas, o efeito será ainda maior.

Controlar a diabete

A medicina Ayurveda diz que o cominho tem propriedades antidiabéticas. Isso se dá devido às funções do tempero. Este pó tem poderes que fazem com que a hipoglicemia e glucosúria diminuam.

Outro estudo de 2005 diz que o pó do tempero pode ajudar sim na redução das taxas de hipoglicemia.

Para atingir esses efeitos, é necessário 8 colheres de chá de sementes do cominho. Torre essas sementes e depois moa em pó fino. Coma meia colher desse pó formado juntamente com água todos os dias, por meses. Com esse processo as propriedades antidiabéticas poderão agir.

Fortalecer os ossos

Estudos publicados em Experimental Biology and Medicine descobriram que um dos nutrientes do tempero inibe a perda óssea de ovariectomia.  Como contém uma grande quantidade de cálcio, vitamina A e B12, potássio e magnésio, o tempero é sim uma boa opção. Além disso, o tempero conta com estrogênicos que ajudam a melhorar a osteoporose após a menopausa.

Por esses motivos é importante admitir uma grande quantidade de cominho em sua dieta. Basta começar a usar mais o tempero e os efeitos já começarão a serem notados. Não é necessário nenhuma receita específica.

Reduzir a insônia

Experimente o cominho caso queira desfrutar de uma longa e saudável noite de sono. O tempero contém melatonina, que é um hormônio muito usado na regulação do sono. Melatonina em cápsulas é vendida em drogarias, mas como a presente no pó é natural, é uma melhor opção.

A melatonina é eficiente para tratamentos de insônia e outros distúrbios do sono. Para atingir tal resultado, misture uma colher do pó em todas as suas refeições.

Coma a mistura diariamente para melhores resultados.

Para a pele

O tempero é rico em vitamina E; essa vitamina ajuda a manter a pele saudável e rejuvenescida. Além disso, o cominho também tem propriedades antimicrobianas que ajudam a pele não ter infecções ou virais.

A pasta de cominho pode ser aplicada em furúnculos e mais, como: espinhas e ezcemas. Já o tempero é uma fonte de fibra dietética, que ajuda no processo da pele e remoção de toxinas

Leia também => Coentro – Conheça todos os seus benefícios, propriedades e como usar

Contraindicações

As contra indicações desse produto variam a pessoas que tem alguma alergia à composição a quem possui gastrite aguda.

O certo é consumir o cominho apenas em pequenas doses e receitas curtas diretamente na sua dieta. Para menos problemas, não exagere na quantidade de tempero que consome.

E aí, o que achou desse artigo? Conta aí para gente! Compartilhe para informar mais pessoas sobre a maravilha deste tempero!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend