Página Inicial » Saúde » Coentro – Conheça todos os seus benefícios, propriedades e como usar

Coentro – Conheça todos os seus benefícios, propriedades e como usar

O coentro não possui malefícios, mas é contraindicado para as mulheres em certas ocasiões. Veja quais são, seus principais benefícios para saúde e como pode ser consumido.

Coentro

O coentro é uma planta muito utilizada nas receitas nordestinas, e que possui inúmeras vantagens medicinas. Ele tem origem no Oriente, e foi trazida para o Brasil através dos escravos africanos.

Pode ser utilizado de diversas formas: como chá, remédio natural, temperos, e muito mais. Possui diversos benefícios tanto na prevenção como tratamento de diversas doenças, que serão mencionadas a seguir.

Em alguns países, como a Tailândia, consome-se até mesmo a raiz do Coentro. A planta pertence ao grupo das aromáticas, e por isso, acaba sendo cativante.

Quais os principais tipos de coentro?

Levando em conta que o maior interesse da erva é o culinário, encontram-se 2 principais tipos de coentro, muito utilizados em chás e receitas:

Coentro marroquino: são sementes redondas, de cor castanha, que podem ser moídas facilmente para obter um pó.

Coentro indiano: tem forma semelhante ao anterior, porém de cor mais amarelada e clara. Tem também um sabor mais suave, e precisa ser torrado antes de consumido.

Como o coentro pode ser utilizado?

A forma de sementes de coentro pode ser facilmente utilizada, e oferece de brinde um sabor leve e saboroso. Conheça algumas opções:

  • Biscoito, pães e outros produtos de padarias e confeitarias.
  • Sobremesas e combinações com frutas ácidas.
  • Saladas, como beterraba.
  • Em molhos.
  • Como aromatizantes: em chocolates, por exemplo.
  • Em carnes.
O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Também, as folhas de coentro podem ser utilizadas no preparo de:

  • Sopas;
  • Saladas;
  • Chás.

Existe uma infinidade de receitas que prezam o uso do coentro, tanto como temperos, como aromatizador. Também, ressalta-se sua importância como fator medicinal, que será abordada e detalhada a seguir.

Leia também => Cúrcuma (açafrão-da-terra) – Para que serve, seus benefícios e como consumir

Quais os benefícios do coentro?

1. Protege o coração e todo o sistema vascular:

Em geral, todas as ervas tem uma ação benéfica sobre o sistema cardiovascular. Em especial o coentro ajuda a reduzir o “colesterol ruim” (LDL), principal responsável por doenças cardíacas e entupimento de veias e artérias.

2. Controle e prevenção de diabetes:

É uma ideia altamente difundida na Europa, que o coentro é capaz de reduzir os níveis de açúcar do sangue. Pacientes com diabetes que fizeram uso da planta, tiveram seus índices glicêmicos controlados.

3. Função antioxidante:

A planta possui uma ação antioxidante, responsável por reduzir a produção de radicais livres, e consequentemente, prevenir o envelhecimento celular.

Esta mesma ação é responsável por prevenir câncer, doenças cardíacas, diabetes, artrite, doença de Alzheimer, e muito mais, além de manter sua pele bonita.

4. Efeito relaxante:

O coentro tem uma ação sedativa leve sobre o organismo. Assim, pode ajudar a reduzir ansiedade e a tensão diária, além de agir como relaxante muscular.

Também, de mesmo modo, melhora a qualidade do sono, reduzindo insônias e aumentado as horas de sono diárias.

5. Auxílio ao sistema imune:

O coentro tem também o poder de eliminar corpos estranhos, como fungos e bactérias. Assim, pode ser usado para melhorar a saúde oral, e curar algumas doenças causadas por estes patógenos.

6. Atua como desinfectante:

A erva tem uma ação desintoxicadora do corpo, através da liberação de toxinas do fígado, rins, estômago e intestinos. Desse modo, você se sentirá mais leve.

7. Ajuda no combate e prevenção da anemia:

Além dos diversos outros nutrientes e sais minerais presentes no coentro, ele também é rico em ferro. Essa propriedade ajuda a manter o número e a função de hemácias no sangue, evitando e aliviando os sintomas da anemia.

8. Utilizado em distúrbios gastrintestinais:

Por ações ainda não tão bem elucidadas, acredita-se que o coentro possa melhorar enjoos, vômitos, cólicas e gases intestinais.

9. Age na desintoxicação de metais pesados:

O coentro é responsável por fazer uma varredura no corpo e eliminar todos estes metais a partir do suor. É importante no sentido de evitar doenças como câncer, problemas renais e ossos fracos – que são patologias associadas a presença de metais pesados no organismo.

10. Usada no controle da menstruação:

Ele pode auxiliar no controle e regulação do ciclo menstrual. Pelo mesmo motivo, deve ser evitado quando se está tentando engravidar, ou mesmo durante a gestação (possui ação abortiva).

11. Usado para lavar feridas:

Já foi descrita sua atividade anti bacteriana e fúngica. Pelo mesmo motivo, o coentro pode ser utilizado para lavar machucados, feridas e curativos.

12. Excelente fonte de vitaminas e sais minerais:

Além de todas as atividades reguladoras mencionadas anteriormente, o coentro é rico em ferro, magnésio, vitaminas A, B e C. Tudo isso, auxilia na fortificação dos ossos, garante bom funcionamento do sistema nervoso, e muito mais.

13. Tem ação benéfica sobre a pele:

O coentro pode ser utilizado para aliviar determinadas condições dermatológicas. Pode ser utilizado na forma de pó ou em pasta.

Pode atuar na redução da acne, de doenças fúngicas e secura. Também, pelas suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, pode ajudar na prevenção de doenças e infecções, como a conjuntivite, por exemplo.

Leia também => Alho: Benefícios para saúde e no ganho de massa muscular

O coentro pode auxiliar no emagrecimento?

O coentro é conhecido por alguns efeitos específicos, já mencionados anteriormente, que em conjunto, podem auxiliar no processo do emagrecimento. Confira:

  • Ajuda a acelerar o metabolismo;
  • Tem ação desintoxicante;
  • Provoca saciedade e redução do apetite;
  • Ajuda no controle da ansiedade e da compulsão;
  • Serve para aumentar a disposição e bom humor.

Todos estes fatores aliados podem ser importantes durante dietas e planos de emagrecimento.

Leia também => Pimenta – Conheça todos os seus benefícios e os tipos mais populares

Contraindicações do coentro

Em geral, as principais privações que devem ser feitas da erva, são em alguns momentos da vida das mulheres:

Quando desejam engravidar: o coentro pode reduzir a chance de fecundação, devendo ser evitado nesse momento.

Durante a gestação: a erva tem algumas propriedades que podem ser responsáveis pela indução de um aborto.

Durante a amamentação: como nem todas as ações da planta são conhecidas, é importante prevenir a passagem delas para o seu filho, durante a amamentação.

Também, conhece-se que o excesso de coentro possa levar à lesões e insuficiências renais. No caso de qualquer sintoma ou efeito não desejado, procure um médico e pare o consumo imediatamente.

Leia também

Triptofano: Saiba para que serve, seus benefícios e efeitos colaterais

Além de melhorar a qualidade do sono o triptofano ajuda a reduzir o estresse e …

Leite de Magnésia faz bem para pele? ajuda emagrecer? Veja todos os seus benefícios!

O leite de magnésia ou hidróxido de magnésio é indicado principalmente para tratar da prisão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!