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chuchu
Além de cozido e em saladas, o chuchu fica saboroso também grelhado na churrasqueira ou assado no forno!

Já conhece todos os benefícios do Chuchu? Veja como fazer mais receitas!

O chuchu é muito conhecido por prevenir a hipertensão, mas não é só esse seu grande benefício para saúde. Conheça agora os principais!

O nome científico é Sechium Edule, mas todo mundo conhece mesmo esse vegetal como Chuchu. Embora haja uma certa controvérsia em relação ao seu sabor que exige temperos mais acentuados para aparecer, o chuchu é menosprezado injustamente.

Afinal, poucos sabem que nele se escondem uma infinidade de nutrientes incríveis para a saúde do organismo como um todo,   que podem ajudar a prevenir doenças e até mesmo a emagrecer.

No artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre esse vegetal, explicando de forma didática e objetiva como ele surgiu, para que ele serve e quais são suas principais propriedades e benefícios. Confira logo abaixo tudo que separamos!

Origem do Chuchu

Há uma série de relatos que indicam a presença do chuchu em regiões praianas da América Latina e América central, como no caribe, por exemplo. Essas informações vêm de historiadores que pesquisaram sua origem e descobrira que antes mesmo da colonização, os nativos já tinham o costume de cultivar esse vegetal.

No Brasil, ele se tornou famoso por seu plantio simples e que não exige muito do solo – em qualquer lugar é possível ter um bom resultado, seja em solos mais secos ou mais molhados, em climas mais úmidos ou temperados.

É por isso que muitas vezes o chuchu é menosprezado, devido à sua fama de ser abundante. Esse é um erro e vamos explicar mais abaixo o quanto ele pode ser valioso para sua alimentação.

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Utilização do Chuchu

salada cortado em cubos
Chuchu cortado em cubos para saladas.

Embora o chuchu tenha um sabor bem suave, essa pode ser uma característica bastante interessante para quem gosta de abusar dos temperos e prefere dar um toque especial para cada prato.

Além disso, isso faz com que ele seja fácil de ser combinado com quase tudo – desde doces, até salgados e saladas. Ou seja, com o chuchu não existe regras de certo e errado e é possível abusar da criatividade para utilizá-lo ao máximo e aproveitar cada um dos seus benefícios.

Se você já fez chuchu de todas as formas, a dica é começar a colocá-lo em pratos mais quentes, como sopas e refogados. Seu sabor é tão suave que irá apenas dar um toque de requinte ao resultado final. As possibilidades não inúmeras e garantimos que irá valer a pena, já que além de saudável ele é relativamente barato e facilmente encontrado em qualquer feira de rua e supermercados.

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Propriedades nutricionais

Com apenas 19 calorias, o chuchu é um incrível alimento no quesito propriedade nutricional.

Precisamos citar, em primeiro lugar, sua quantidade de fibras que chega até a 2% em apenas 100 gramas.

Além disso, ele conta com:

  • vitamina A,
  • cálcio,
  • ferro,
  • Vitamina C
  • e Vitamina B6.

Para um alimento com um gosto tão suave, ele surpreende na sua riqueza de vitaminas e minerais.

Em relação às calorias, o único cuidado é não exagerar nos temperos gordurosos como manteiga ou mesmo no shoyo, pois eles podem aumentar muito o valor energético e até mesmo aumentar o sódio, deixando o chuchu menos saudável.

Se sua intenção é perder peso ou manter a saúde em dia, a dica é optar por azeite extra virgem e sal, além de temperos mais naturais, como cebola, alho e ervas.

 

Benefícios para a saúde

Com uma grande quantidade de vitaminas e minerais, o chuchu é um excelente aliado da saúde e seus benefícios são excelentes para quem quer ter uma vida mais equilibrada. Vamos listar os principais que são comprovados pela ciência. Confira:

– Emagrecimento

Com poucas calorias, o chuchu é um aliado incrível de quem busca emagrecer. Mas não é só a falta de calorias que deve ser levado em conta: como é rico em fibras, o chuchu elimina boa parte das toxinas ingeridas na alimentação e promove um efeito detox excelente. Não é por acaso que muitos sucos detox possuem o chuchu como ingrediente.

Por esse motivo, ele é um dos ingredientes mais citados em sucos e dietas do tipo. Se você pretende perder peso, comece a colocar o chuchu na sua dieta, que o resultado será excelente!

– Protege o organismo

A vitamina C presente no chuchu traz uma proteção extra ao organismo, que pode ficar menos propenso a sofrer com ataques de vírus, bactérias e outros agentes externos. Médicos recomendam um consumo diário dessa vitamina para que o corpo fique mais protegido e o chuchu pode ajudar muito nesse sentido

– Prevenção de diabetes

Alguns estudos indicam que o chuchu pode diminuir os níveis de glicose no sangue e até mesmo equilibrar o açúcar como um todo, já que ele é rico em fibras solúveis, que impedem o aumento excessivo do nutriente. Para quem sofre com diabetes, o chuchu é excelente nesse sentido e pode ser consumido sem problemas.

Porém, é importante lembrar que doenças crônicas devem ser combatidas com o auxílio de um médico especialista e os medicamentos jamais devem ser suspenso sem indicação prévia. Além disso, a alimentação como um todo é responsável pela nossa saúde e é preciso ter um equilíbrio em todas as refeições.

– Prevenção da hipertensão

Como no caso do diabetes, o chuchu pode prevenir problemas de hipertensão. Isso porque ele regula não só o açúcar mas também o sódio que ingerimos. Obviamente, para ter esse benefício é preciso não abusar dos temperos salgados, como manteiga e afins, já que a ideia é consumir menos sódio por porção.

Mais uma vez, lembramos que todos os benefícios são relativos à sua dieta como um todo e o chuchu sozinho não é capaz de mudar completamente sua saúde.

Procure sempre se alimentar com cuidado e evite o excesso de industrializados, fast-foods e afins para aproveitar tudo que os vegetais podem trazer. Além do chuchu, tente introduzir aos poucos outros saudáveis, como o nabo, o repolho e outros.

Se tiver qualquer dúvida relacionada à sua saúde, procure um médico e pergunte a ele qual a melhor atitude, especialmente se você sofrer com alguma doença crônica. Outra dica é também perguntar se você é alérgico à alguns alimentos antes de consumi-lo com muita frequência. Adicione as mudanças sempre aos poucos para garantir sua saúde.

Armazenamento correto do chuchu

Suflê de Chuchu fit light
Uma receita clássica é o Suflê de Chuchu, que pode ser feito com ingredientes light, para uma versão fit!

O chuchu dura bastante tempo na geladeira e é possível fazer compras semanais do vegetal para mantê-lo sempre em casa para o dia-a-dia. Porém, não é recomendado congelar, afinal, essa prática pode diminuir os nutrientes e até mesmo deixar o sabor menos agradável.

A dica é coloca-lo na geladeira ou mesmo em um local arejado e consumir em até 7 dias.

Se notar que há desintegração, corte o pedaço que está ruim e utilize o restante, pois não há problemas – o chuchu é bem sólido e não corre o risco de se contaminar por inteiro.

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