Página Inicial » Dietas e Nutrição » Chicória – Para que serve, todos os seus benefícios e receitas saudáveis

Chicória – Para que serve, todos os seus benefícios e receitas saudáveis

Será que a chicória emagrece? Veja esse e outros benefícios, além de suas propriedades e receitas super rápidas e saborosas.

Chicória

O que é

A chicória é uma planta predominante na Ásia e na Europa, mas que pode ser cultivada em todo o mundo. É conhecida também como chicória amarga, como almeirão, escarola, coentro-brasileiro, entre outros nomes.

É uma planta de uso medicinal e culinário utilizada desde a antiguidade por povos como os egípcios, os gregos e os romanos. Habita em terrenos baldios ou à margem do caminho, por isso, é vista como uma planta invasora.

Desenvolve-se facilmente em climas temperado ou frio. No Brasil, a chicória pode ser cultivada o ano todo, porém, se desenvolve melhor no inverno.

Propriedades nutricionais

A chicória é um vegetal que possui um alto valor nutricional. É rica com os seguintes nutrientes:

  • Antioxidantes: betacaroteno e flavonoides
  • Vitaminas: A, C, D, K e do complexo B
  • Minerais: cálcio, fósforo, ferro, potássio
  • Fibras: inulina

Benefícios

A chicória oferece vários benefícios à saúde. Os principais são:

1. Protege o fígado, vesícula e rins

A chicória possui um efeito hepatoprotetor, pois estimula o funcionamento do fígado e da vesícula biliar, além de estimular a secreção dessa vesícula. Essa planta também evita a formação de cálculos nessas duas estruturas do corpo.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Os benefícios oferecidos aos rins também é na prevenção da formação de cálculos renais. Além disso, ela trata infecções renais e contém propriedades diuréticas que aumentam a produção de urina estimulando, assim, o trabalho renal.

2. Promove a saúde do sistema digestivo

No sistema digestivo, essa planta é benéfica por conta da inulina. A inulina que é um carboidrato presente na raiz desse vegetal, age de forma semelhante às fibras dietéticas. Ela contribui para melhorar o funcionamento gastrointestinal, principalmente do intestino, porque estimula os movimentos peristálticos da parede intestinal melhorando a sua motilidade, além de ajudar na formação do bolo fecal.

Ainda, a inulina neutraliza a ação de ácidos presentes no corpo, ou seja, age reduzindo a acidez do organismo. Ela também estimula a secreção dos sucos gástricos melhorando o processo digestivo.

A chicória, portanto, promove a saúde intestinal porque melhora a digestão, combate doenças como a constipação (prisão de ventre) e previne doenças como o câncer de estômago e do intestino.

Leia também => Espinafre – Guia completo com todos os seus benefícios mais receitas

3. Promove a saúde da pele

Esse vegetal melhora a saúde da pele, além dos cabelos e das unhas, por causa das propriedades antioxidantes, especialmente os betacarotenos. Estes antioxidantes agem não só melhorando a saúde dessas estruturas, mas também previne doenças e o envelhecimento precoce da pele.

4. É antioxidante

Essa planta é rica em antioxidantes. Essas substâncias atuam no organismo auxiliando na prevenção de doenças como doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas e alguns tipos de câncer.

Os antioxidantes agem combatendo os radicais livres presentes no organismo. Esses radicais são derivados de processos oxidativos que ocorrem no corpo e de fontes externas como poluição, radiação, estresse, fumo, álcool, alimentação rica em açúcar refinado, gordura e sal, entre outras fontes.

As substâncias antioxidantes neutralizam a ação desses radicais livres ou agem eliminando-os do organismo impedindo-os, então, de exercerem seus efeitos maléficos à saúde.

5. Controla a diabetes e o colesterol

Essa planta também ajuda a controlar a diabetes. Ela possui propriedades que ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue.

Além disso, a chicória também contribui para o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos prevenindo doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

6. Ajuda a emagrecer

A chicória possui apenas 23 calorias a cada 100g e contribui para a perda peso. Esse benefício ocorre porque essa planta é pobre em calorias, o que não interfere na quantidade total de calorias ingeridas durante o dia.

Além disso, as fibras desse vegetal mantêm a ingestão alimentar mais controlada à medida que garantem mais saciedade ao corpo quando ingeridas. Dessa forma, a fome fica retardada e a ingestão calórica também fazendo com que haja a perda de peso.

7. Outros benefícios

A chicória também é utilizada como anti-inflamatória, antipirética, analgésica, antigripal e tosses, antiespasmódica, vermífuga, emenagoga. Também age como um depurativo do sangue, como um tônico e estimula o sistema imunológico.

Ainda, ela trata problemas estomacais, diarreias, icterícias, escorbuto, doenças nas articulações e inflamações hepática e intestinal.

Leia também => Todos os benefícios da rúcula para saúde

Utilização da chicória

Toda a planta da chicória pode ser utilizada. As folhas são mais utilizadas com a finalidade medicinal para a fabricação de remédios e culinária em diversas preparações.

A raiz da chicória é uma planta rica em nutrientes. Como visto, é contém em fibras, principalmente a inulina, e esse carboidrato tem sido muito utilizado na produção industrial de produtos em países da Europa, ao contrário do Brasil que não ainda utiliza esse vegetal em larga escala para a extração da inulina.

A inulina pode ser utilizada na produção de alimentos funcionais e como um substituto do açúcar e da gordura, sem adição de calorias, para a fabricação de alimentos light, no fat ou low fat.

Outro componente presente na raiz da chicória é o látex. Este composto é utilizado como um agente depurativo, laxante, diurético, além de ter propriedades tônicas.

Como consumir

A chicória pode ser consumida na forma de hortaliça em saladas cruas podendo substituir a alface, ou de forma refogada. Em muitos lugares, é utilizada como um condimento substituindo o coentro.

Também pode ser utilizada na preparação de molhos, sopas, sucos, tortas e pratos como peixes e mariscos, em pratos típicos da região norte como o tucupi e o tacacá e em outro pratos com carnes vermelhas e aves.

A raiz da chicória torrada e moída é utilizada para a produção de café por causa o sabor amargo. A raiz também pode ser utilizada na preparação de chás e xaropes. No caso de xaropes, a chicória é um dos componentes junto com o maná.

 Receitas

1. Salada refogada de chicória

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá chicória picada
  • 1 xícara de repolho roxo picado
  • ½ cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • Azeite extravirgem para untar
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:
Unte uma frigideira. Coloque o dente de alho e a cebola e deixe dourar. Acrescente a chicória e o repolho e deixe refogar. Adicione o sal.

2. Omelete com chicória

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • ½ xícara de chá de chicória picada
  • 1 colher de sopa de cebola picada
  • 1 colher de sopa de tomate picado
  • 1 colher de sopa de queijo ralado fresco
  • 1 pitada de sal
  • Azeite de oliva extravirgem ou óleo de coco para untar

Modo de preparo:
Em um recipiente coloque os ovos. Acrescente os ingredientes e misture bem. Em uma frigideira untada, coloque essa mistura e espalhe por toda a frigideira. Deixe o omelete dourar, vire e deixe dourar do outro lado. Recheie a gosto.

Leia também => Brócolis: seus benefícios na construção muscular e para saúde

3. Suco de chicória

Ingredientes:

  • 1 folha de chicória
  • Suco de ½ limão
  • 1 fatia média de maçã com casca
  • Raspas de gengibre
  • 200 ml de água

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e deixe bater bem. Tome sem coar.

4. Sopa fria de chicória

Ingredientes

  • 1 copo de água filtrada
  • 1 copo de leite
  • 1 maço de chicória
  • 1 punhado de cebolinha
  • Sal e temperos a gosto

Modo de preparo
Lave bem a chicória e a cebolinha. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e triture tudo. Se preferir, pode substituir o leite por iogurte na mesma quantidade. Uma dica e tomar a sopa com pão.

Leia também

O que avaliar ao procurar um nutricionista esportivo?

O nutricionista esportivo é um profissional fundamental para que você tenha melhores resultados em seu …

Recuperação muscular, 10 dicas para otimizá-la e ter melhores resultados!

A recuperação muscular é fundamental para que a hipertrofia aconteça e você tenha os resultados …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!