Pesquisar

Chá Verde Emagrece? Quais os Benefícios? VEJA COMO FAZER!

Rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer e combater o colesterol ruim, o chá verde ainda é um aliado no emagrecimento e para quem busca hipertrofia, veja agora porque!

chá verde

O chá verde é considerado uma bebida funcional e termogênica por causa da sua rica composição nutricional que oferece muitos benefícios à saúde. Ganhou muita notoriedade nos últimos tempos e hoje é um dos chás mais consumido pelo brasileiro.

O aumento e a popularização do consumo desse chá nos últimos anos se dão justamente por causa dos seus efeitos benéficos à saúde.

Por isso, saiba um pouco mais sobre o chá verde neste artigo. Conheça sua composição nutricional, os seus benefícios à saúde e a forma correta de preparo.

O que é e Para que serve o chá verde?

O chá verde é um chá feito através de infusão utilizando a planta Camellia sinensis. Sua origem está no continente asiático, especificamente na China.

Esse chá apresenta essa coloração verde porque suas folhas não sofrem fermentação durante o seu processamento diferentemente de outros chás da mesma planta como, por exemplo, do chá preto.

Composição nutricional

A composição do chá verde pode variar levando em consideração alguns fatores como:

  • Espécie da planta
  • Idade das folhas
  • Época do ano de produção
  • Clima

Portanto, os principais nutrientes presentes no chá verde são:

  • Carboidratos;
  • Aminoácidos;
  • Fibras;
  • Vitaminas: C, K, complexo B e ácido fólico;
  • Minerais: cálcio, ferro, potássio, magnésio, manganês, zinco;
  • Antioxidantes: catequinas (polifenóis) e taninos;
  • Estimulante: cafeína

Além do chá verde, outros chás também são feitos da Camellia sinensis. São o chá branco e o chá preto. Porém, apesar de serem feitos da mesma planta, apresentam composição nutricional um pouco diferente.

O chá verde, comparado ao chá branco, possui um teor de nutrientes um pouco menor, principalmente em relação às substâncias antioxidantes.

Contudo, quando comparado ao chá preto, apresenta uma composição nutricional mais elevada. Toda essa diferença de nutrientes ocorre devido ao processamento desses chás.

Leia também => Chá de hibisco – Elimina até 4 quilos em 15 dias e tem ação antioxidante

Propriedades

O chá verde presenta as seguintes propriedades:

  • Antioxidante
  • Diurética
  • Anticarcinogênica
  • Anti-inflamatória
  • Hipoglicemiante
  • Antibacteriana
  • Antiviral
  • Antiaterogênica

Benefícios do chá verde

Benefícios - folhas do chá verde

O chá verde oferece vários benefícios à saúde e os principais são:

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

1. Ajuda a regular o intestino

Esse chá contribui para melhorar o funcionamento do intestino pelo seu bom conteúdo de fibras. As fibras do chá ajudam a estimular os movimentos intestinais, melhoram o trânsito intestinal e ajudam na formação do bolo fecal.

Todas essas ações melhoram a evacuação e previnem doenças intestinais como a constipação e até o câncer intestinal.

2. Combate a retenção de líquidos

Esse chá também contribui para diminuir a retenção de líquidos. Isso ocorre porque o ele estimula o aumento do fluxo renal melhorando a eliminação de líquidos.

3. Protege o corpo contra o câncer

É comprovado que o chá verde é um excelente anticarcinogênico, ou seja, ajuda a prevenir o aparecimento do câncer. Essa ação ocorre por causa das substâncias antioxidantes que combatem a ação dos radicais livres.

Os radicais livres são compostos que surgem no organismo e que danificam as células saudáveis causando uma série de prejuízos, principalmente doenças como o câncer.

Porém, não somente o câncer pode aparecer, mas também outras doenças como doenças cardiovasculares e neurológicas, além da redução da imunidade e do envelhecimento precoce.

Os radicais livres podem ser frutos de atividades do próprio organismo ou de fontes externas como alimentação, produtos e substâncias químicas, poluição e várias outras fontes.

O chá verde, assim como outros alimentos antioxidantes, portanto, impede ou minimiza a ação dos radicais livres no organismo protegendo-o contra o aparecimento do câncer e da outras doenças e prejuízos citados

4. Ajuda no controle do colesterol

O controle do colesterol também ocorre através do chá verde por causa da ação das substâncias antioxidantes desse chá, especialmente as catequinas e os taninos.

Essas substâncias atuam no controle do colesterol, principalmente o LDL (colesterol ruim), reduzindo essa fração maléfica do colesterol.

5. Ajuda no controle glicêmico

Alguns estudos já relacionam o chá verde com a melhora da sensibilidade ao hormônio insulina.

Isso ocorre por causa da presença das substâncias antioxidantes, principalmente os polifenóis. Essa ação pode ser benéfico para auxiliar no tratamento do diabetes tipo 2.

Leia também => Matcha – O chá que possui inúmeros benefícios e ainda emagrece

O chá verde emagrece?

Já é comprovado que esse chá realmente ajuda o corpo a emagrecer. Isso ocorre, principalmente, porque esse chá contém uma substância estimulante, a cafeína, que é uma substância termogênica.

Quando esse chá é ingerido, a cafeína promove o aumento do metabolismo fazendo com que o corpo queime mais calorias e elimine a gordura corporal.

Isso acontece porque a cafeína aumenta a temperatura corporal fazendo com que o trabalho do metabolismo fique mais acelerado. Isso promove, portanto, maior queima de gordura e, consequentemente, o corpo acaba perdendo peso.

Assim como o chá verde, outros alimentos também são considerados termogênicos e também podem ser consumidos para auxiliar no emagrecimento e no tratamento da obesidade.

Alguns desses alimentos são:

  • café,
  • gengibre,
  • canela,
  • guaraná em pó,
  • cacau puro,
  • vinagre de maçã,
  • chá mate, entre outros.

A perda de peso através desse chá ocorre não somente por causa do efeito termogênico da cafeína.

A perda de peso também acontece pela interação da cafeína com as substâncias antioxidantes, principalmente as catequinas, e do neurotransmissor noradrenalina.

Essas três substâncias aumentam a termogênese produzindo mais degradação de gordura corporal potencializando, portanto, a perda de peso.

Para hipertrofia, traz benefícios?

 Sim, pode trazer benefícios para hipertrofia, já que por ser rico em antioxidantes, o chá verde contribui para o pós treino, ajudando na proteção celular e na recuperação das células musculares após treinos intensos.

Como escolher

O chá verde pode se encontrado na forma de pó, cápsulas ou erva desidratada. Pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, supermercados e farmácias.

A forma mais consumida e indicada é a erva in natura desidratada. Existe a erva encontrada para vender em sacos de maior quantidade ou na forma de sachês.

Porém, o chá encontrado na forma de sachê pode não conter somente as folhas da planta, mas também outras partes da planta como talos e sementes. Isso pode prejudicar os efeitos esperados através do consumo desse chá.

Existe, ainda, o chá encontrado pronto na forma industrializada. Este tipo não é recomendado para o consumo, visto que não apresenta uma boa qualidade nutricional.

Essa redução dos nutrientes do chá verde industrializado ocorre através do processamento industrial. Portanto, o chá industrializado não causa os mesmos efeitos que o chá feito com a planta in natura.

Chá verde natural em pó, onde comprar?

Alguns fabricantes recomendam que você prepare o chá com o pó, sem deixar ferver por muito tempo, para não inativar ou desnaturar as propriedades e nutrientes do chá. Você pode preparar um quantidade logo ao acordar, e tomar ao longo do dia, sem cometer excessos, claro.

O preço do chá verde em embalagens de 200gr fica em torno de R$40,50. Clicando no banner abaixo, você poderá comprar o chá verde pelo menor preço em uma loja parceiro e de confiança!

Como preparar e armazenar

Para o preparo do chá verde, você pode utilizara quantidade de 1g da erva em 100 ml de água filtrada ou 1 colher de chá da erva em 1 xícara de chá de água filtrada.

Em uma panela, coloque a água e leve para o fogo apenas para esquentar. Assim que começar a ferver, desligue o fogo. Coloque essa água quente no copo ou na xícara já com a erva e abafe por cerca de 3 minutos.

Para que esse chá possa oferecer os seus benefícios, você deve consumi-lo sem adoçar, nem mesmo com adoçante. Deve ser consumido logo após o seu preparo para que não haja perda dos seus nutrientes e

Os horários recomendados para ser ingerido são entre as refeições. Não é recomendado ingerir o chá verde pouco antes das refeições porque ele pode reduzir a absorção de alguns nutrientes.

Não há um consenso sobre a quantidade ideal recomendada de chá verde para que este possa oferecer seus benefícios à saúde, porém, muitos recomendam de 3 a 4 xicaras diárias.

O consumo desse chá deve ser na quantidade recomendada, pois uma quantidade diária muito elevada pode causar alguns efeitos adversos como insônia, irritações gástricas e dificuldade de absorção de nutrientes.

Para que o chá verde possa ser benéfico para a saúde, o ideal é que você siga hábitos de vida saudáveis como uma alimentação saudável e a prática de atividade física, caso contrário, tomar apenas o chá não adiantará.

A melhor forma de armazenamento da erva é em pote de vidro com tampa em local longe do calor, arejado e sem umidade. O chá pronto, como vimos, deve ser ingerido logo após a preparação e não pode ser feito e armazenado para ser ingerido depois para evitar a perda de parte dos nutrientes.

Chá verde pronto para beber

chá verde com gengibre de caixinha
Chá verde com gengibre de caixinha

Você já deve ter visto o chá verde pronto para consumo em caixas treta pak ou em lata.

Caso a marca que comercializa não tenha introduza muito conservante e alta concentração de sódio no produto, você também pode tomar como uma alternativa ao preparado com a erva em casa.

Algumas marcas de chá verde costumam fazer um mix com outras substâncias que também auxiliam no emagrecimento e são antioxidantes, como por exemplo, o chá verde com gengibre, hibisco, amora e com lichia.

Para quem quer emagrecer de forma mais efetiva e queimar aquela gordura difícil de perder, também pode usar a versão em cápsulas ou em pó concentrado do produto.

Contraindicações e efeitos colaterais

Apesar de ser um alimento natural e muito benéfico para a saúde, o chá verde não é recomendado para ser ingerido em algumas situações como:

  • Gestantes, pelo risco que há de mau desenvolvimento do feto;
  • Hipertireoidismo, pois neste caso o metabolismo já se encontra muito acelerado;
  • Hipertensos, por ser um estimulante natural;
  • Problemas cardíacos, por também ser um estimulante natural;
  • Irritação gástrica, pois pode prejudicar ainda mais esse quadro.

Alguns efeitos colaterais que podem ocorrer em pessoas sensíveis a cafeína:

  • Insônia! Sim, o chá verde pode tirar o sono;
  • nervosismo e ansiedade por causa da presença da cafeína que é um estimulante do sistema nervoso central e pode acentuar ainda mais esse quadro.

Chá Verde Emagrece? Quais os Benefícios? VEJA COMO FAZER!
5 (100%) 2 votes

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de