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Chá Verde emagrece sim! – Conheça todos os seus benefícios

Saiba para que serve o chá verde, todos os seus benefícios para saúde, contraindicações e formas de preparo para tomar.

Para a maioria das pessoas que estão em busca da diminuição de peso e consequentemente emagrecer, o chá verde não pode faltar na dieta. Ele é famoso por ajudar na redução de gorduras, e, especialmente, por ser diurético, causando um efeito rápido na balança.

O chá verde é muito consumido especialmente em países da Ásia, tendo seus benefícios já conhecidos há muitos séculos. Entre os principais motivos de ele ter tantos benefícios, estão por trás destes os compostos fitoquímicos. Estes compostos possuem propriedades antioxidantes, os quais previnem várias doenças, especialmente o câncer.

cha verde emagrece benefíciosMas qual o motivo do chá verde ser tão popular entre as pessoas que estão em busca do emagrecimento?

O metabolismo do organismo comanda a velocidade que as operações serão realizadas. Nestas operações está incluída a queima de energia, especialmente a energia advinda da gordura.

Por isso, alimentos que aceleram a queima de gordura são muito consumidos pelos atletas e pessoas que querem diminuir a porcentagem de gordura.

As propriedades de aumento da velocidade do metabolismo são advindos dos flavonoides, estes que fazem parte da composição do chá verde. Vários estudos mostram os benefícios desse chá, inclusive a aceleração do metabolismo e desintoxicação do organismo.

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Aumento do metabolismo

Com tantos alimentos industrializados, com muito aditivos, a intoxicação do corpo pode acontecer, sendo um dos motivos, também, do corpo manter-se inchado.

Quando se desintoxica, diminuindo o consumo, por alguns dias, de alimentos industrializados, adicionando a essa dieta o chá verde, o corpo tem suas funções melhoradas, aumentando o desempenho das funções, o que contribui ainda mais para melhorar a velocidade do metabolismo. 

O chá verde é produzido a partir dos brotos e folhas. A planta que dá origem ao chá é chamada de Camellia Sinesis, em que o chá pode ser feito sem necessidade de passar as folhas e brotos por qualquer outro processo. As propriedades da erva passam direto para a água, quando esta está quente.

Benefícios do chá verde

O sistema imunológico e cardíaco também são beneficiados pelo consumo de chá verde. Pela grande concentração de polifenóis e vitaminas, como vitamina C, K e outras, além de magnésio, potássio e ácido fólico, o sistema imunológico fica mais forte, evitando doenças oportunistas. Já o sistema cardíaco tem suas artérias mais flexíveis, diminuindo a pressão arterial, além de diminuir o colesterol ruim. Abaixo todos os benefícios do chá verde:

Protege o coração
Como o Chá Verde é rico em flavonoides, uma substância que possui diversos benefícios sendo que o mais importante dentre todos é a sua ação antioxidante. Ele consegue reduzir a oxidação das células de gordura e com isso, elas não conseguem se fixar na parede dos vasos.

As chances de formação de coágulos também ficam menores, o que é outro benefício, não apenas para o coração como também para o cérebro, pois reduz o risco de AVC.

Outro benefício que está relacionado à saúde do coração é fato do consumo do Chá Verde diminuir o LDL, um tipo de gordura ruim que se fixa nas paredes das artérias e aumenta as chances de infarto. Porém, o chá deve ser apenas um agente coadjuvante, não sendo utilizado como único método para casos de hipertensão arterial.

Deixa o nosso sistema imune mais forte
O Chá Verde é cheio de nutrientes importantes para a nossa saúde: flavonoides, vitaminas como a vitamina K, C, B1 (tiamina) e B2 (riboflavina) e sais minerais tais como o ácido fólico, potássio e manganês. Todas elas ajudam a fortalecer o nosso sistema imune, deixando o corpo mais saudável e mais preparado para enfrentar diversas doenças.

para que serve o chá verdeMelhora o humor
Você sabia que um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition conseguiu constatar que as pessoas que consomem o Chá Verde com certa frequência possuem 44% menos chances de desenvolver depressão?

Todo esse efeito tem a ver com uma substância presente na planta: a theanina, que possui efeito tranquilizador. Para conseguir esses efeitos é necessário consumir de 3 a 4 xícaras por dia.

Ajuda na prevenção do câncer
Essa ação se deve a sua ação antioxidante. Além das catequinas presentes, o Chá Verde também possui os bioflavonoides. As duas substâncias, quando trabalhadas em conjunto, conseguem reduzir a ação de agentes como os radicais livres que promovem uma alteração na cadeia de DNA, originando um erro no momento da replicação celular, que acaba desenvolvendo o tumor.

Jovem por mais tempo
Um dos grandes causadores do envelhecimento celular é a presença de radicais livres. Eles já são normalmente produzidos pelo nosso corpo, mas a maior parte deles vem de uma dieta ruim e de uma vida sedentária.

E os antioxidantes presentes no Chá Verde conseguem agir contra os radicais livres. Os nutrientes presentes nas folhas também são outro positivo já que melhoram o bom funcionamento do corpo.

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Contraindicações do chá verde

Existem alguns grupos que não devem ingerir o chá, seja por falta de estudos ou por causa dos seus efeitos já comprovados. Por exemplo, gestantes não devem tomá-lo em nenhum período da gravidez, especialmente nos 3 primeiros meses que é quando se tem o maior risco de aborto.

Outros grupos que não devem ingerir o Chá Verde são os hipertensos, os cardiopatas e os portadores de glaucoma já que a bebida é termogênica. Pessoas que possuem doença psiquiátrica também não devem ingeri-lo já que ele pode interferir na ação das medicações.

Por conter alcalóides como a teobromina e a cafeína que são estimulantes, o chá verde não é indicado para hipertensos, gestantes e crianças.
Não consumir o chá em demasia, já que o mesmo possui alta concentração de flúor. O aconselhável é tomar de 3 á 4 xícaras por dia.

Como preparar e tomar o chá verde

Para consumir o chá, não se tem um melhor horário. Entretanto, como o café, não é aconselhável que seja consumido em demasia. Especialmente depois de refeições, o chá poderia diminuir a absorção de alguns nutrientes, como o ferro e a vitamina c. por isso, consuma com moderação e não após as refeições.

O gosto do chá verde é mais forte e azedo. Muitas vezes, acrescentar mel deixa o chá mais apetitoso, não diminuindo a vontade de tomá-lo. Optar pelo uso das folhas e brotos e não dos saquinhos também é uma opção.

Quando se usa as folhas e brotos, as propriedades da erva se incorporam melhor ao líquido, o que é perdida quando se usa o chá industrializado, em saquinhos. A temperatura do chá não interfere nas propriedades do chá, contando que ele tenha sido misturado com as folhas e brotos enquanto a água estava quente. Contudo, a temperatura que ele será servido, não interfere nos benefícios, podendo ser tomado frio ou quente.

Como dito acima, sempre prefira a versão das folhas puras, sejam in natura ou as folhas secas contidas num saco, muito vendidas em lojas de produtos naturais.

Você precisa tomar alguns pequenos cuidados antes de colocar de fazer o seu chá. Primeiro, não deixe a água ferver, tire do fogo assim que formar as primeiras bolhas. Ponha 2 colheres de sopa das folhas do Chá Verde na água e abafe, deixando a infusão por 5 até 10 minutos.

Você pode acondicioná-lo numa garrafa térmica ou numa jarra de vidro dentro da geladeira. Desta forma, as suas propriedades e benefícios permanecem até 24 horas. Porém, um estudo publicado na Revista de Ciência e de Tecnologia de Alimentos constatou que, mesmo em temperatura ambiente e após 24 horas, as propriedades do chá não foram reduzidas.

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Chá de saquinho é bom?
Os efeitos encontrados no Chá Verde estão em suas folhas. Basta fazer uma infusão com elas por cerca de 3 minutos e já está pronto para beber. O problema dos chás de saquinho, aqueles que vêm na caixinha, é que eles não possuem apenas as folhas, mas também partes do caule e dos talos da folha. Portanto, os seus benefícios são menores.

Chá verde em cápsulas
Para quem não consegue se habituar ao gosto forte do chá verde, já existe no mercado de suplementos, a opção do chá verde em cápsulas, com as mesmas propriedades e benefícios da versão natural das folhas para preparo da bebida.

Para adicionar qualquer suplemento à dieta, visite seu médico para que ele aconselhe o consumo, além de falar com que frequência você deve consumir tal chá. Adicionado ao consumo do chá verde, tenha uma alimentação saudável e moderada, faça exercícios diariamente e beba muito líquido. 

  1. Há contra-indicações pra quem toma suplementos pra hipertrofia? Ou se pode tomar o chá verde e usar whey, por exemplo,sem um interferir na ação do outro? Obrigada.

  2. Tomar cuidado também que essa dose de cafeína, que em alguns preparados do chá verde é alta, pode levar a alterações do trato gastrointestinal como gastrites e ainda não deixar aprofundar o sono.

  3. Não existem artigos científicos que comprovem a eficácia do chá verde. Portanto alimentação limpa, descanso, atividades físicas intensas e regulares e muita água é o que verdadeiramente resolve a questão do emagrecimento. O resto é efeito placebo.

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