Página Inicial » Saúde » Chá de Quebra Pedra – Para que serve, benefícios, efeitos colaterais e como fazer

Chá de Quebra Pedra – Para que serve, benefícios, efeitos colaterais e como fazer

O chá de quebra-pedra traz inúmeros benefícios para saúde, mas exige cautela no consumo, pois possui alguns efeitos colaterais e contraindicações. Veja agora quais são!

Phyllanthus niruri quebra pedra
Planta Phyllanthus Niruri, popular quebra pedra.

O que é

Quebra pedra é o nome popular da planta Phyllanthus niruri. Essa planta também pode ser conhecida como arrebenta-pedra, arranca-pedra, quebra-panela, fura-parede, erva-pombinha, entre vários outros.

Ela pode ser encontrada nas regiões tropicais de vários países. Pode nascer em solos planos, quintais, entre paredes, na calçada ou em outros lugares. É uma planta que possui um sabor levemente amargo.

Composição

A quebra pedra é rica em alguns compostos como as substâncias antioxidantes (flavonoides), fitoesteroides (lignanas), alcaloides, ácido salicílico e compostos fenólicos, estes presentes especificamente nas raízes.

Para que serve

Essa planta é mais utilizada para a elaboração de chás cuja finalidade é medicinal. As partes normalmente utilizadas para a produção desses chás são as folhas e as raízes.

O chá é bastante utilizado para auxiliar no tratamento de alguns distúrbios e doenças, principalmente problemas hepáticos e renais, mas pode ser utilizado para outras finalidades também.

Leia também => Chá de boldo – Todos os seus benefícios, efeitos colaterais e como preparar

Benefícios do chá

1. Trata problemas hepáticos

O chá de quebra pedra é muito utilizado para tratar problemas hepáticos devido a sua ação medicinal comprovada cientificamente. Ele, além de tratar icterícias e afecções hepáticas, evita a toxicidade desse órgão, combate o vírus da hepatite B e ajuda a prevenir pedras na vesícula biliar. Com todos esses benefícios, observamos, então, que essa planta exerce um efeito protetor sobre o fígado.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

2. Trata problemas renais

Esse chá também trata problemas do sistema renal. Ele combate as cólicas renais, ajuda a combater a retenção de líquidos, trata problemas na bexiga, combate dores renais e auxilia na eliminação de cálculos renais.

A eliminação dos cálculos renais, conhecidos também como pedra nos rins, ocorre porque a quebra pedra exerce um efeito relaxante nos ureteres que expulsam essas pedras sem dor ou sangramentos, pois as substâncias dessa planta exercem uma ação analgésica minimizando os desconfortos causados pelos cálculos renais.

Essa planta também combate os cálculos renais à medida que diminui os níveis de cálcio urinário reduzindo-os durante a sua fase de formação. Isso acontece porque essa planta interfere logo nos estágios iniciais da formação desses cálculos.

3. Previne o aparecimento de doenças

As substâncias antioxidantes presentes nessa planta exercem o efeito protetor do organismo. Essas substâncias, representadas pelos flavonoides, protegem o corpo contra o aparecimento de doenças como o câncer, doenças cardiovasculares e doenças degenerativas. Além disso, as substâncias antioxidantes combatem o envelhecimento precoce conferindo mais saúde à pele.

Esses benefícios ocorrem porque os antioxidantes combatem os radicais livres, compostos que surgem no organismo frutos de processos metabólicos naturais ou através de meios externos como poluição, estresse, sustâncias químicas, álcool, fumo, radiação natural e artificial, alimentação rica em gorduras, açúcar refinado e aditivos químicos, entre outros meios.

Esses radicais livres atacam as células sadias danificando-as. Os antioxidantes, então, eliminam esses radicais ou neutralizam a sua ação conferindo um efeito protetor ao organismo.

4. Ameniza os sintomas da menopausa

Esse benefício ocorre por causa dos fitoesteroides presentes nessa planta, especificamente as lignanas. Esses esteroides imitam a ação dos hormônios estrógenos, hormônios que estão baixos no período da menopausa.

A quebra-pedra atua, então, como um repositor hormonal natural desse hormônio amenizando os sintomas da menopausa como calor excessivo, dores nas articulações e no trato urinário, cansaço, insônia, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, alterações do humor, alteração de peso (geralmente ganho de peso), entre outros sintomas.

Leia também => Chá de cavalinha: Para que serve, seus benefícios e contraindicações

5. Outros benefícios

Além desses benefícios citados, o chá da quebra-pedra ainda oferece outros efeitos para a saúde, entre eles:

  • Diminui as taxas de glicose sanguínea;
  • Tem ação antibacteriana;
  • Tem ação antiespasmódica;
  • Exerce efeito diurético;
  • Alivia os sintomas da azia;
  • Melhora os sintomas da prisão de ventre.

Onde comprar e como preparar o chá

Chá de quebra pedra, como fazer

A quebra-pedra pode ser encontrada em casas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou em feiras livres. A forma de preparo é como infusão, utilizando 1 colher de sopa da planta, sejam as folhas ou as raízes, em 1 xícara de chá de água.

Para o preparo do chá, ferva a água e depois coloque em um recipiente. Adicione as partes da planta e abafe por, pelo menos, 5 minutos. Tome com ou sem adoçante. Esse chá pode ser consumido de 2 a 3 vezes ao dia, não mais que isso, por, no máximo, 1 semana. Depois, deve haver uma pausa no consumo para ser ingerido novamente.

Efeitos colaterais

O chá dessa planta é muito seguro de ingerir dentro da quantidade e prazo recomendado. Porém, alguns efeitos colaterais podem surgir caso esse chá seja ingerido em doses muito elevadas. Entres esses efeitos está a ação abortiva e purgativa, o aparecimento de icterícias e até erupções cutâneas.

Leia também => Carqueja – Para que serve, benefícios do chá e contraindicações

Contraindicações

A ingestão do chá da quebra-pedra é contraindicada para algumas pessoas como gestantes, lactantes e para crianças.

Recomendações

Apesar de exercer efeitos benéficos para a saúde, não é recomendado ingerir o chá da quebra-pedra por conta própria, isso porque podem ocorrer efeitos indesejados se consumido de forma errada. Por isso, consulte primeiro um médico ou nutricionista para receber todas as orientações em relação ao consumo do chá dessa planta.

Leia também

Triptofano: Saiba para que serve, seus benefícios e efeitos colaterais

Além de melhorar a qualidade do sono o triptofano ajuda a reduzir o estresse e …

Leite de Magnésia faz bem para pele? ajuda emagrecer? Veja todos os seus benefícios!

O leite de magnésia ou hidróxido de magnésio é indicado principalmente para tratar da prisão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!