Página Inicial » Emagrecimento » Chá de hibisco – Elimina até 4 quilos em 15 dias e tem ação antioxidante

Chá de hibisco – Elimina até 4 quilos em 15 dias e tem ação antioxidante

Além de ter ação antioxidante e combater os radicais livres, o chá de hibisco tem efeito positivo no emagrecimento e ajuda a desinchar.

Chá de hibisco

O chá de hibisco tem preparação através do cálice do botão seco da flor denominada Hibiscus Sabdariffa, que não se resume àquela espécie de hibisco geralmente presente em jardins. Por causa desta planta, o chá de hibisco é rico com substâncias antioxidantes, sendo exemplo os ácidos orgânicos e flavonóides.

Tais nutrientes oferecem vários efeitos benéficos, como a capacidade para que o acúmulo das gorduras seja evitado (em especial na área dos quadris e barriga), ação diurética, impedir reter líquidos.

A capacidade em relação às gorduras acontece já que o chá diminui adipogênese, processo em que acontece maturação das células pré-adipócitas que têm conversão nos adipócitos maduros, que conseguem fazer acúmulo da gordura pelo corpo.

Mais estudos indicam que determinados flavonóides encontrados neste chá têm efeito vasodilatador e cardioprotetor. Então, as substâncias auxiliam para aumento do colesterol bom, HDL, redução de colesterol ruim, LDL, pressão arterial e dos triglicerídeos.

Quais outros nomes que o Hibisco é conhecido
O Hibisco pode ser encontrado sob diversos nomes em português, como ibisco, vinagreira, caruru-azedo ou quiabo-roxo. Em inglês é conhecido como Roselle, e em francês como Hibiscus.

Composição do Chá de Hibisco

Em 200 ml do chá de hibisco, que corresponde a um copo, são presentes 74 kcal, e em relação à porcentagem de determinados nutrientes que a quantidade indicada de 200 ml do chá de hibisco apresenta há, 213% da vitamina B1, 123% do ferro, 82% da vitamina C, 15% de vitamina B2, e 5% da vitamina A.

Trata-se da porcentagem de Valor Diário, com referência aos adultos, baseando em dieta de 2000 kcal. Os valores diários podem se apresentar superiores ou inferiores, a depender das próprias necessidades energéticas.

Leia também: Receitas de sucos Detox para desintoxicar o organismo e emagrecer

O cálice da flor usado para elaboração da bebida é rico na vitamina B2, riboflavina, que ajuda para saúde dos ossos, cabelos e pele, e ainda vitamina B1, tiamina. Todas vitaminas que pertencem ao complexo B auxiliam o corpo para captar energia em células, em especial ao ajudar em metabolismo de oxigênio e glicose, as fontes mais importantes do combustível celular.

A vitamina B1 também possui ação em especial pelos neurônios, células que compõem o cérebro humano. O chá também apresenta quantidades interessantes de ferro, que age em transporte do oxigênio pelo organismo, e também faz prevenção de complicações, sendo exemplo dor de cabeça, fadiga e anemia.

A vitamina A, que possui efeito antioxidante e é essencial à visão, pele, sistema imunológico, saúde óssea; e vitamina C, para proteção do organismo em relação à baixa imunidade, doenças dos olhos, enfermidades cardiovasculares, envelhecimento da pele, ainda são encontradas no chá de hibisco.

O chá possui várias substâncias antioxidantes, sendo exemplo flavonóides, em especial antocianinas, que têm efeito vasodilatador, cardioprotetor e favorecem para acúmulo das gorduras evitado.

Mais um flavonóide favorável se resume à quercetina, que auxilia a gerar ação diurética. Ácidos orgânicos, sendo exemplo málico, hibístico e cítricos, ainda contêm ação antioxidante e são encontrados em quantidades interessantes nesta bebida.

O chá de hibisco possui efeito diurético, assim se caracteriza aliado para retenção dos líquidos evitada. Um estudo com publicação em Journal of Ethnopharmacology, Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, notou que flavonóide quercetina encontrado no chá se caracteriza um dos nutrientes que auxilia a oferecer tal ação.

Chá Hibisco para Emagrecer

O chá de hibisco evita acumular gordura. A pesquisa com publicação em Journal of Ethnopharmacology, Sociedade Internacional de Etnofarmacologia fez conclusão que a bebida consegue diminuir adipogênese.

Tal processo se resume à maturação celular em que células pré-adipócitas têm conversão nos adipócitos maduros, que conseguem acumular gordura pelo corpo. Ao reduzir tal processo, a bebida favorece para que quantidade inferior da gordura permaneça em acúmulo na área do abdômen e quadris.

Ainda não há clareza sobre a substância encontrada no chá de hibisco que tem responsabilidade por tal benefício. No entanto, tem-se que ação dos antioxidantes de flavonóides antocianina e quercetina, favorecem a diminuir depósito da gordura.

Leia também: Chá de cavalinha: Para que serve, seus benefícios e contraindicações

Mais uma pesquisa com publicação por Planta Medica, de Society for Medicinal Plant and Natural Product Research, fez conclusão que o chá atua em aldosterona, hormônio com secreção por suprarrenais, com ação de regular o equilíbrio eletrolítico do organismo, contribuindo para ação diurética.

Em relação aos nutrientes que oferecem o benefício, os mesmos ainda não tiveram identificação. Os indivíduos que desejam perder peso podem fazer combinação do chá de hibisco e alimento termogênico.

Já que o chá evitará que a gordura tenha acúmulo na área abdominal e de quadris, e o alimento termogênico conseguirá aumentar gasto energético. Uma opção interessante de bebida termogênica é determinada por chá verde.

O chá de hibisco tem efeito detox. Esta bebida é rica em polifenóis, ácidos orgânicos, flavonóides e vitamina A. Tais substâncias se caracterizam antioxidantes e têm função de neutralizar ação de radicais livres, moléculas que se encontradas excessivamente pelo organismo, geram envelhecimento de células e enfermidades são desencadeadas.

A concentração grande de antocianina vai combater inflamações celulares, induzindo que as mesmas executem adequadamente as próprias funções e impedindo que toxinas se acumulem. Lembrando que o chá de hibisco ainda possui efeito diurético, favorecendo a eliminar líquidos em excesso, e com combate contra inchaço.

Quantos quilos o chá de Hibisco pode eliminar
Estudos comprovam que é possível perder até 4 quilos em apenas 15 dias, desde que associado a uma dieta contrabalanceada e saudável.

Mais Benefícios do Chá de Hibisco

Controle do Colesterol – Um estudo com publicação em Journal of Alternative and Complementary Medicine realizado apresentando 53 pacientes portadores de diabetes teve conclusão que a ingestão do chá de hibisco favorece a reduzir colesterol ruim, LDL, e aumento de colesterol bom, HDL. O chá reduziu colesterol LDL em 8%, e elevou HDL em 16.7%.

O idêntico estudo fez comparação desta bebida com chá preto e notou que o chá de hibisco se caracteriza de maior eficiência a combater colesterol, em comparação com o chá preto. Já que o chá preto somente elevou HDL, porém reduziu LDL.

O chá de hibisco se resume muito interessante aos indivíduos que têm problemas em relação aos níveis de colesterol, por se caracterizar rico nas substâncias de ação antioxidante.

Controle da Pressão Arterial – Um estudo com publicação em Journal of Nutrition fez conclusão que o chá auxilia a reduzir pressão arterial. A pesquisa apresentou 65 pacientes que possuíram níveis de pressão arterial diminuídos. Para os estudiosos, determinados flavonóides encontrados no chá ofereceriam tal benefício ao reduzir enzima que age na pressão arterial.

Favorável ao Cérebro – O chá de hibisco possui quantidades interessantes de vitaminas B1 e B2. Todas as vitaminas que pertencem ao complexo B auxiliam o corpo a captar energia em células.

Em especial ao ajudar em metabolizar oxigênio e glicose, as fontes de grande relevância de combustível celular. A vitamina B1 também possui tal ação, em especial em neurônios, células que compõem o cérebro humano.

Quantidade Adequada do Chá de Hibisco e Como Consumir

A recomendação é ingerir o copo de 200 ml do chá de hibisco, e a cada copo a utilização é de 4 a 6 gramas da flor seca, o mesmo que uma colher de chá, ou 2 a 3 pacotes pequenos da bebida. E o extrato seco da flor de hibisco é possível de ser achado nas lojas de produtos naturais.

Em relação a como deve ser o consumo do chá de hibisco, na situação de usar a flor a granel, buscar aquecer o mesmo o mínimo que puder, para que as propriedades não sejam perdidas.

Reservar 200 ml da água, aguardar ferver e depois deste passo acrescentar de 4 a 6 gramas, o mesmo que uma colher de chá, da flor seca. Manter o chá durante 3 minutos em fogo e depois então o mesmo pode ser ingerido.

O chá tem quantidades de flavonóide antocianina, poderoso antioxidante, sendo muito importantes como as frutas roxas e vermelhas, sendo exemplo morango, mirtilo e amora. Em comparação com mais chás, o chá de hibisco se apresenta rico nas vitaminas A e C e no ferro, e o preto e mate não apresentam tais nutrientes.

É mito afirmar que o hibisco pode ser ingerido de muitas maneiras. A melhor maneira de ingerir o chá se resume infusão apresentando folhas secas ou em modo de suchá, em mistura com determinada fruta predileta, então ter atenção ao consumo deste item.

Há indivíduos que escolhem por consumir pétalas de forma direta, in natura ou desidratadas para que os nutrientes e suas propriedades sejam aproveitados integralmente, porém, deve-se escolher o chá.

E além do consumo do chá quente ou gelado, o hibisco ainda pode ser acrescentado no suco de frutas e vegetal. Para preparo de sucos, é preciso fazer substituição da água por chá gelado, batendo junto às frutas e vegetal usando liquidificador, tudo simples, prático, natural e saudável.

O hibisco possui resultados ideais em perder peso quando ligado à dieta equilibrada e atividades físicas, sendo interessante para as pessoas que buscam emagrecimento, um corpo em forma e vida saudável.

Como preparar o chá de Hibisco

O chá de Hibisco pode ser feito com a própria erva seca in natura ou com sachês, e a medida é para cada 1 litro de água, deve ser acrescida 2 colheres de sopa in natura ou de 2 a 4 sachês, de acordo com o gosto.

No início da fervura da água deve ser acrescentado o chá, de imediato o fogo deve ser apagado para que não perca as propriedades, o chá deve permanecer tampado durante 10 minutos para depois ser coado e consumido. 

Para quem gosta de variar o sabor, pode ser acrescentado na hora de fazer o chá de Hibisco, maçã, morango, gengibre, abacaxi, uva, ou outra fruta que agrade mais.

Como tomar o chá de Hibisco para perder peso

  • Para pessoas que pretendem perder até 1 quilo, 1 copo de 200 ml diários feito com 1 sachê ou com 1 colher de sobremesa de Hibisco seco será suficiente;
  • Para perder a média de 4 quilos em 15 dias, é necessário ingerir de 500 ml até 1 litro de chá por dia, de forma gradativa durante o dia;
  • É importante mesmo com a quantidade de chá, ingerir muita água todos os dias;
  • A dieta a ser adotada deve conter alimentos funcionais como frutas, legumes, e verduras principalmente, garantindo o bom funcionamento do organismo;
  • Não pule nenhuma refeição, dessa maneira evita ficar de jejum, inclusive pode comprometer a dieta, o correto é comer a cada 3 horas;
  • O ideal é que além da dieta contrabalanceada, seja associada a prática de exercícios físicos, isso além de acelerar a queima das calorias proporciona mais energia ao organismo;
  • O chá pode ser consumido após as refeições, ou entre as mesmas, e apesar do sabor agradável, se preferir pode ser levemente adoçado com açúcar mascavo ou mel.

Receitas de chá de hibisco com canela, gengibre e limão

Chá de Hibisco com gengibre, cavalinha ou canela

O chá de hibisco pode ser preparado ainda junto com outros componentes termogênicos para acelerar o emagrecimento. O preparo mais comum é do chá de hibisco com gengibre, com cavalinha ou até mesmo canela.
A receita para o preparo é bem simples:
Para ser feito com canela ou gengibre, ao ferver o chá você pode adicionar um punhado a gosto de canela em pó ou 1 pau de canela. Para o gengibre, ferver com 3 rodelas pequenas. A cavalinha também pode ser fervida junto com o hibisco a quantidade indicativa na embalagem ou um saquinho, conforme a disponibilidade. Algumas gotas de limão também podem ser adicionadas ao final do preparo.

Leia também: Gengibre para emagrecer – Receitas, sucos e chás

Contraindicações do Chá

É importante que as grávidas e lactantes evitem o chá de hibisco. Já que determinados estudos preliminares mostraram que o chá tem ação mutagênica, assim, pode fazer interferência em estrutura de genes do bebê, gerando problemas.

Efeitos colaterais

Em relação aos riscos da ingestão excessiva, por possuir ação diurética, a ingestão excessiva do chá de hibisco pode induzir que o indivíduo descarte vários eletrólitos, nutrientes fundamentais ao funcionamento do organismo, formado em especial por potássio, sódio, cálcio e magnésio. A ausência de tais substâncias pode ocasionar desidratação.

É verdade que o chá de hibisco é possível de afetar equilíbrio hormonal e fertilidade. Há estudos que evidenciam que a ingestão continuamente do chá de hibisco pode fazer interferência em níveis circulantes de hormônio estrogênio, e assim, fazer inibição de ovulação e gerar infertilidade transitória.

Em relação à dúvida se o chá é capaz de cortar o efeito dos medicamentos, sendo exemplo o anticoncepcional, na realidade, o chá pode potencializar o efeito diurético de determinados medicamentos e modificar equilíbrio estrogênio-progesterona, porém não existe qualquer estudo que diga que o mesmo corta efeito de anticoncepcional.

Quanto a ingestão de hibisco para homens, também tem quer ter cautela. Estudos feitos em ratos, mostraram que após terem ingerido o extrato de hibisco, houve alterações morfológicas do esperma e ultra-estrutura testicular.

Chá de Hibisco x Chá Verde

Para quem já toma o chá-verde e deseja introduzir o chá de Hibisco em sua dieta, a sugestão é intercalar o chá de Hibisco com o chá-verde em dias alternados, dia sim, dia não.

Leia também: Chá Verde emagrece sim! – Conheça todos os seus benefícios

Restrição para o uso do chá de Hibisco

Embora os benefícios relatados sejam diversos, o uso do chá de Hibisco não é indicado para pessoas com problemas de gastrite, refluxo, sensíveis a cafeína, com doenças cardíacas graves e até mesmo com pressão baixa.

Onde comprar o chá de Hibisco

O chá de Hibisco ou a planta seca in natura, pode ser adquirido em mercados, ou, nas lojas especializadas em produtos naturais.

Referências:
Acta Histochem. 2012 Jul;114(4):342-8. doi: 10.1016/j.acthis.2011.07.002. Epub 2011 Jul 27.
Effect of extract of Hibiscus on the ultrastructure of the testis in adult mice  http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21798576
Evid Based Complement Alternat Med. 2008 Mar;5(1):91-4. doi: 10.1093/ecam/nem003.
Post-Coital Antifertility Activity of Hibiscus rosa-sinensis Linn. roots. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18317554

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Leia também

Morosil emagrece? Veja sua composição, relatos e onde comprar

Veja uma resenha completa sobre o emagrecedor Morosil. Como ele atua no corpo, como tomar …

Termogênicos – O que são, Para que serve, se faz mal e como tomar

Saiba como funciona a ação dos termogênicos no organismo. Quais seus benefícios e efeitos colaterais. …

  1. O sabor não é dos mais agradáveis que tem por ai, existem chás bem mais saborosos…mas em relação a resultados, estou muita satisfeita.

    • gostaria de saber como vc toma Ivone pois não estou conseguindo tomar, gosto ruim..

    • Verdade, não e dos melhores mais sempre quando faço coloco um pauzinho de canela, tira o gosto do hibisico e fica uma delícia. Estou tomando diariamente.

    • Acho q tenho mesmo muita dificuldade em emagrecer, faço o uso corretamente do cha de hibisco, dieta mais treino, e meu peso é sempre o mesmo….fico desanimada com vontade de desitir!!!

      Enquanto ao chá amo fazer o uso dele…delícia faço o cha com canela e tomo sem adoçar…açúcar ñ é meu forte

      • Nem sempre o fato de manter o mesmo peso, quer dizer que não esteja emagrecendo, pois pode estar perdendo gordura e ganhando massa magra (músculos)

  2. Bom dia

    Admirei muito este blog.

    Beijos!

    Marcio Henrique Guia do Somatodrol

  3. Adorei este blog.o melhor amei!

    beijos!
    Ivone

  4. Acabei de comprar. Vou fazer e verificar o resultado.

  5. Parabéns equipe do Treino Mestre pelo site. Ótimo, objetivo, claro e fácil de acessar!
    Adorei… em especial está matéria sobre o chá de Hibiscus…
    #treinomestre #seguirsempre #vireifã #ameiii
    Bjusss

  6. Eu comprei hoje o hibisco em pó. Vai ser a primeira vez que irei consumir, vamos ver como será o resultado! Estou fazendo reeducaçao alimentar e treinamento funcional!

  7. Adorei o blog, tomo o chá a uma semana, o sabor é orrivel mas acredito nos benefícios para a saúde por enquanto não vi resultado algum mas vou continuar tomando.

  8. Faço musculação e quero ganhar massa, mas tenho uma barriguinha que quero eliminar. Posso tomar esse chá?

  9. Oi como preparar o chá com o pó do hibisco?

  10. Bom dia,

    Tomo o chá verde + Hortelã + Gengibre de manha +ou- 1 litro, e a tarde tomo o cha de Hibisco com Canela +ou- 500ml.
    Estou reduzindo minha alimentação, e fazendo aeróbico, de manha e de noite..
    Gostaria de saber, se estou fazendo certo, e se assim perderei peso.

  11. Bom ainda vou comprar e tomar depois digo! Algo que acontecera??

  12. Bom dia tomo este chá todos os dias, e amo de paixão o sabor. Gostaria de saber se existe alguma contraindicação para quem Roma anticoagulante. ? Sofri um enfarte há 8 meses, e tive que suspender o café, acabei trocando por este chá, existe alguma contra indicação. ?

  13. Muito bem colocadas as palavras aqui… Parabéns pela matéria, excelente e de muita valia para o leitor!!!

  14. Olá, tenho tomado o chá de hibisco junto com o chá verde na mesma infusão, há algum problema? Por que é indicado tomar em dias separados?

  15. Olá, comecei a tomar o chá de hibisco com gengibre e as vezes coloco canela também, achei o chá de hibisco azedo, mais dá pra tomar. Adorei o site, vocês estão de parabéns.

  16. Comecei tomar o cha de hibisco com gengibre e cavalinha na segunda-feira dia 10 se eu perder alguma coisa eu volto para dizer

  17. Manuela Falquer Maciel

    Toda vez que faço o chá de hibisco fervendo ou só esquentando a água antes de colocar o hibisco, eu fico toda constipada. A única forma de fazer que me dei bem foi enchendo uma garrafa com água e adicionando o hibisco de um dia para o outro na geladeira.
    Eu consigo o mesmo efeito do hibisco no meu corpo fazendo ele dessa forma?
    Desde já obrigada.

  18. Tenho uma dúvida em relação a deformação do gene.
    Se eu passar meses tomando o chá e parar por um período para engravidar, corro o risco de ter im bebê deformado? Morro de medo.

  19. fiz bariátrica em 2012, nao emagreci o suficiente e ainda ganhei 7kg. faz mal tomar esse chá, no meu caso, cir bariatrica.Sinto alguns desconfortos estomal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!