Página Inicial » Emagrecimento » Chá de cavalinha: Para que serve, seus benefícios e contraindicações

Chá de cavalinha: Para que serve, seus benefícios e contraindicações

O chá de cavalinha tem ação antioxidante e ajuda a emagrecer. Conheça todos seus benefícios e como tomar corretamente.

Chá de cavalinha:

Os chás sempre foram famosos, mesmo quando ainda não eram chamados assim. Os primeiros moradores do nosso país, os índios, são famosos por conseguir tirar da natureza a cura para as mais diversas enfermidades e passar esse conhecimento de geração em geração. Um desses chás, que se tornou muito famoso com o passar do tempo foi o chá de cavalinha.

A cavalinha é uma das plantas mais antigas do mundo já que se tem registro dela há mais de 300 anos. Ela possui inúmeras propriedades benéficas para a nossa saúde. Porém, ela ficou bastante famosa depois de muitas pessoas começaram a emagrecer com o uso frequência desse chá.

Os benefícios do chá de cavalinha

  • é um poderoso diurético, eliminando as toxinas e atuando na prevenção de infecções ou incontinência urinária;
  • auxilia na cicatrização de feridas pois é rica em sílica e também melhora o aspecto de unhas e cabelos;
  • faz bem para quem tem acne pois reduz a produção de oleosidade na pele;
  • Além disso, é possível utilizar a folha e fazer um tipo de emplasto, colocando-a em cima de feridas. Desta forma, a cavalinha também consegue agir de maneira tópica e ajuda na reparação e reconstrução tecidual além de evitar possíveis hemorragias.

Leia também: Chá de hibisco – Elimina até 4 quilos em 15 dias e tem ação antioxidante

Ação antioxidante
O chá de cavalinha consegue oferecer uma propriedade muito importante: ele é antioxidante. Substâncias que compõem o chá tem o poder de eliminar os radicais livres. Estes, por sua vez, são agentes nocivos para o nosso corpo, que consegue, até mesmo, modificar a estrutura do DNA deixando-o “defeituoso”. Desta forma, a célula começa a se multiplicar com erro causando o que se chama de tumor, podendo desencadear o câncer.

Ajuda na perda de peso
O chá de cavalinha não é nenhuma substância milagrosa. Ela consegue ajudar no emagrecimento de maneira bastante sutil. A planta acelera o metabolismo, deste forma, o seu corpo passa a consumir mais energia para fazer as mesmas tarefas que fazia antes. O fato de ser diurético também ajuda a eliminar líquidos desnecessários do corpo, mas não ajuda a perder gordura neste sentido.

Como consumir o chá de cavalinha

Como no preparo de qualquer outro chá, o melhor é fazer a infusão. Neste caso, coloque 2 colheres de sopa da folha em 500 ml de água quente e abafe por 5 minutos. Depois de coar, beba uma xícara e reserve o restante numa garrafa térmica. Você deve tomar 3 xícaras por dia. Você também pode misturar o chá com sucos detox ou de frutas em geral.

Ele é muito fácil de ser encontrado: feiras, lojas especializadas ou supermercados. Uma opção também é plantar em casa caso você tenha um local com sombra. Além de fazer bem para a saúde, ela é ótima para fazer parte da decoração do ambiente.

Leia também: Chá de limão e gengibre – Auxilia na perda de peso e tem efeito detox

Contraindicações do chá de cavalinha

Mulheres grávidas ou quem apresenta hipotensão (pressão baixa de forma crônica) não deve ingerir esse chá. Qualquer tipo de substância deve ser autorizada por um profissional de saúde antes de ser consumida. Também é necessário beber muita água pois a cavalinha apresenta uma alta concentração de potássio.

Leia também

Cactínea – Para que serve, benefícios no emagrecimento e onde comprar

A cactínea é um termogênico natural, feito à base de cactos e que tem como …

Morosil emagrece? Veja sua composição, relatos e onde comprar

Veja uma resenha completa sobre o emagrecedor Morosil. Como ele atua no corpo, como tomar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!