Página Inicial » Emagrecimento » Chá de Canela emagrece? Para que serve? 9 Benefícios e Receitas

Chá de Canela emagrece? Para que serve? 9 Benefícios e Receitas

Quer aproveitar todos os benefícios que o chá de canela pode proporcionar para saúde e ainda aprender receitas super rápidas de preparar? Então leia esse artigo até o fim!

chá de canela

A canela é bem conhecida por seu gosto marcante e suas utilidades como especiaria, mas será que você já ouviu falar das propriedades de seu chá?

A canela possui diversos benefícios para a nossa saúde, além de ajudar quem deseja emagrecer!

Uma pergunta muito comum é: o chá de canela é bom pra que? Responderemos agora e você ainda irá aprender receitas saborosas e vantajosas para o seu corpo e sua vida!

O que é?

É verdade que a canela é muito famosa por ser um ótimo condimento e dar aquele gostinho a mais em pratos salgados ou doces. Entretanto, ela é muito mais do que saborosa e versátil: ela é importante para a saúde de nosso corpo.

Uma das maneiras mais eficientes de adquirir esses benefícios é beber o chá de canela.

Além de suas vantagens para quem quer emagrecer (falaremos melhor sobre isso mais adiante), ela tem funções positivas para diversas áreas do organismo.

Com o seu consumo, é possível regular funções do corpo, controlar alguns problemas de saúde e até evitar que certas doenças apareçam.

Quais são suas propriedades?

Antes de detalharmos melhor os benefícios do chá de canela, dê uma olhada nas suas propriedades básicas:

  • Ação antioxidante
  • Ação antibacteriana
  • Ação antifúngica
  • Ação anestésica
  • Ação reguladora
  • Ação antiviral

Além dessas, o chá de canela também pode agir na redução do colesterol, na melhoria da circulação do sangue, no controle da rigidez dos músculos e na atuação da insulina.

Leia também:

O chá de gengibre emagrece sim! Veja como fazer

Chá de hibisco – Elimina até 4 quilos em 15 dias e tem ação antioxidante

Quais são os benefícios do chá de canela?

Veja a seguir os principais benefícios para a nossa saúde gerados pelo consumo diário do chá de canela:

1 – Auxilia a saúde do sangue

O chá de canela possui um componente chamado de cinamaldeído, que consegue evitar que as plaquetas do sangue se aglutinem e com isso bloqueiem o fluxo sanguíneo, o que pode causar uma série de problemas perigosos.

2 – Trata infecções

Este é definitivamente um dos maiores benefícios do chá de canela. Diversos estudos tem  mostrado que ele pode agir contra a levedura cândida (que causa a candidíase), assim como evitar o desenvolvimento de bactérias no organismo.

Além disso, o chá de canela também previne que o corpo sofra infecções vaginais, úlceras e demais infecções geradas por outros fungos.

3 – Melhora a digestão

O chá de canela possui nutrientes que são capazes de melhorar a digestão e a assimilação dos alimentos consumidos.

As fibras contidas no líquido auxiliam a regular os movimentos intestinais, o que promove o bom funcionamento deste órgão e previne doenças.

Por ter uma ação anti-inflamatória, o chá de canela também combate a síndrome do intestino irritável e as úlceras. Além disso, se você adicionar folhas de hortelã ao chá, pode obter um remédio caseiro que alivia dores estomacais.

4 – Ajuda a prevenir o câncer

O chá de canela contém uma poderosa ação antioxidante. Isso quer dizer que ele consegue lutar contra os radicais livres, que são moléculas perigosas e agressivas às células, capazes de causar danos sérios e doenças perigosas.

Ao combatê-los, o chá consegue evitar que células cancerígenas se desenvolvam, assim como também impulsiona a sua destruição. O câncer do cólon e a leucemia são alguns tipos capazes de serem evitados com a ajuda do chá.

5 – Evita problemas cardiovasculares

Alguns dos componentes do chá de canela ajudam a evitar o aparecimento de problemas cardíacos.

Eles fazem com que o sangue circule melhor e, por consequência, transporte oxigênio para todas as regiões do organismo corretamente.

O cinamaldeído também age como anticoagulante, prevenindo doenças causadas pela coagulação das plaquetas.

Além disso, o chá faz com que o colesterol LDL (considerado ruim) também seja reduzido e o HDL (bom) seja elevado.

Para completar: em outro estudo, ficou comprovado que a canela pode diminuir a pressão arterial em indivíduos hipertensos.

6 – Auxilia no controle a diabetes

De acordo com alguns estudos, a canela é capaz de estimular os receptores de insulina, ou seja, evita que os níveis de glicose fiquem elevados.

Uma pesquisa publicada em 2003 pela Diabetes Care indicou que o consumo do chá de canela é eficiente na diminuição das taxas de açúcar no sangue, assim como na redução do colesterol total, colesterol LDL e nos triglicerídeos.

7 – Reduz inflamações

Como já citamos, o chá de canela tem uma ótima ação anti-inflamatória, o que faz com que ele seja utilizado como complemento para tratamento de doenças como a artrite.

A bebida é capaz de ajudar o corpo a diminuir as dores musculares e a rigidez dos músculos, sendo bastante utilizada na terceira idade, quando se acentuam problemas como a artrose, por exemplo.

8 – Melhora a saúde do cérebro

Em um estudo realizado com roedores, a canela teve efeito positivo de melhora em algumas das principais funções cognitivas, assim como evitar o envelhecimento cerebral precoce e diminuir os estragos oxidativos.

O chá de canela pode ser benéfico para indivíduos que sofrem com o Mal de Parkinson, porque é capaz de regular as funções motoras e elevar a produção de dopamina.

9 – Previne doenças dentárias

A canela ainda pode proporcionar vários benefícios para os nossos dentes. Ela é capaz de eliminar bactérias que ficam acumuladas nessa área e podem causar cáries, mau hálito, cavidades e até a doença periodontal.

chá de canela emagrece receita

O chá de canela emagrece? Como funciona o efeito termogênico?

Sim. Inclusive, muitas pessoas bebem o chá de canela apenas para conseguirem perder peso. Isso é possível graças ao seu forte efeito termogênico.

Este efeito eleva a temperatura do corpo, acelerando o metabolismo e proporcionando um maior consumo de energia, ou seja, você perde calorias e consequentemente consegue emagrecer.

Além disso, beber o chá de canela diariamente pode aumentar a sensação de saciedade (o que reduz o apetite) e diminuir o acúmulo de gordura no organismo.

Como preparar? Conheça 4 receitas!

Antes de ensinarmos as receitas para preparar o chá de canela, é importante lembrar que para conseguir os benefícios mencionados e explicados acima é preciso consumir o chá pelo menos 3 vezes por dia, de preferência antes das grandes refeições.

Você também pode acrescentar o pó da canela em alguns pratos que preparar se preferir consumir a especiaria assim ao invés do chá.

Dê uma olhada agora em 4 receitas deliciosas para você saborear e aproveitar suas vantagens:

1 – Chá de canela tradicional

Ingredientes:

  • 1 porção de canela em pau
  • 500 ml de água
  • Cravo a gosto

Modo de preparo:
Coloque a água para ferver e depois disso acrescente a canela e o cravo. Ferva novamente por cinco minutos mais ou menos. Desligue o fogo. Misture e depois coe o líquido. Beba quente ou morno.

2 – Chá de canela com gengibre

Ingredientes:

  • 1 porção de canela em pau
  • 500 ml de água
  • 3 pedaços médios de gengibre

Modo de preparo:
Ferva a água e coloque a canela e o gengibre no líquido. Ferva mais por uns 5 ou 10 minutos. Depois desligue o fogo e coe bem. Você pode beber quente ou esperar que fique gelado.

3 – Chá de canela com maçã

Ingredientes:

  • 1 porção de canela
  • 600 ml de água
  • Cascas de 5 maçãs vermelhas

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes juntos e leve ao fogo. Deixe que ferva por, no máximo, 12 minutos. Depois disso, desligue o fogo, coe o conteúdo e ele estará pronto para ser consumido!

4 – Chá de canela com limão e maçã

Ingredientes:

  • 1 Litro de água
  • 3 porções de canela
  • Cascas de 3 maçãs vermelhas
  • Cascas raladas de 2 limões
  • Gengibre a gosto

Modo de preparo:
Ferva a água junto com as cascas das frutas, o gengibre e a canela. Depois que tiver fervido por mais ou menos 10 minutos, retire e coe bem o líquido. Está pronto para servir na temperatura que preferir: bem quentinho ou gelado.

Existem efeitos colaterais ou contraindicações para o chá de canela?

O consumo da canela, em qualquer forma que seja, não é recomendado às mulheres grávidas (em qualquer fase da gestação).

Este aviso é necessário pois acredita-se que a especiaria é capaz de aumentar as contrações uterinas, o que pode levar ao aborto espontâneo.

  • Mulheres em fase de amamentação, bebês e crianças não devem consumir o chá sem antes consultarem um médico.
  • Quem tem hipertensão também precisa se certificar com o profissional de que o consumo está liberado, pois alguns especialistas acreditam que o chá de canela possa elevar a pressão arterial, piorando o problema.
  • Indivíduos que sofrem com a diabetes tipo 1 também não devem consumir o chá de canela, pois uma ingestão excessiva pode causar hipoglicemia, ou seja, a diminuição prejudicial do açúcar no sangue.
  • Pessoas que fazem tratamentos com anticoagulantes devem evitar o consumo do chá do mesmo modo, pois a canela possui uma substância chamada cumarina que pode interferir na coagulação do sangue.

O que achou do chá de canela? Já experimentou antes? Fez efeito? Conte para a gente como foi esta experiência!

Chá de Canela emagrece? Para que serve? 9 Benefícios e Receitas
5 (100%) 1 vote

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.
  1. Karolina Aparecida da Silva Lucas

    Quem tem glaucoma pode tomar chá de canela com gengibre e chá verde ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend