Página Inicial » Emagrecimento » Chá de canela – Para que serve, benefícios no emagrecimento e como fazer

Chá de canela – Para que serve, benefícios no emagrecimento e como fazer

Além do chá de canela ajudar a emagrecer, estudos apontaram ainda que a canela reduz o colesterol ruim, tem ação antioxidante e controla o açúcar no sangue.

Chá de canela como fazer

O chá de canela é uma bebida simples e saudável que muitos saboreiam, e tem um sabor doce e picante, assim como benefícios significativos para a saúde.

Benefícios oferecidos pelo Chá de Canela

– Canela e Colesterol
Uma pesquisa publicada na edição de setembro de 2013 de “Annals of Family Medicine” concluiu que consumir uma dose de canela, de 120 miligramas a 6 gramas por dia, foi associado com níveis reduzidos do colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos, junto com níveis maiores de colesterol bom, HDL.  

Este estudo revisado anteriormente publicado controlou randomizado as experiências que estudaram o efeito da canela sobre níveis glicêmicos e lipídicos.  

– Conteúdo Antioxidante
American Cancer Society observa que antioxidantes de ocorrência natural em alimentos podem oferecer alguns benefícios para saúde, a incluir prevenir certos tipos de câncer. Comparada com algumas outras ervas e especiarias ricas em antioxidantes, a canela tem o terceiro maior conteúdo antioxidante, com apenas cravo e pimenta da Jamaica contendo mais.

Um estudo realizado para avaliar a atividade antioxidante dos extratos de canela publicado em 2010, em “Nutrition Journal” determinou que a canela preveniu oxidação de modo mais efetivo do que o antioxidante sintético, BHT. Isto sugere que é possível usar a canela como um antioxidante natural para prevenir oxidação indesejada de lipídios nos alimentos.

– Diabetes Tipo 2
Diabetes Action Research and Education Foundation revisou vários estudos que foram analisados para determinar os efeitos da canela sobre o controle do açúcar no sangue em diabéticos.

Os resultados de ensaio clínico sugerem a possibilidade de um efeito pequeno para modesto da canela suplementar no açúcar no sangue de diabéticos, provavelmente por causa das pequenas mudanças na sensibilidade à insulina.

Um estudo publicado na edição de dezembro de 2003 de “Diabetes Care” estudou 60 pessoas com diabetes tipo 2. Os pesquisadores dividiram os participantes em 6 grupos. Os pesquisadores deram aos grupos 1, 2 e 3, quantidades de 1, 3 ou 6 gramas da canela diariamente.

Os pesquisadores deram placebos aos grupos 4, 5 e 6. Depois de 40 dias, os 3 grupos de canela tinham níveis reduzidos de açúcar no sangue de 18 a 29 por cento. Os pesquisadores não viram quaisquer mudanças significativas em grupos que tomaram um placebo.

Leia também: Os Benefícios da canela – Receitas de chá para emagrecer

Chá de Canela e perda de peso

Chá de canela apresenta naturalmente poucas calorias e pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, que poderia levar ao consumo de menos calorias e ajudar em relação ao ganho de peso.

– Cortando Calorias
Uma porção de 1 xícara de chá de canela tem apenas 2 calorias por porção, que se bebido na substituição de outras bebidas com muitas calorias, como os refrigerantes, pode levar a menos calorias consumidas.

Uma porção de 1 xícara da bebida feita com baunilha e caramelo tem 126 calorias. Ao longo de um ano, beber chá de canela uma vez por semana, ao invés do refrigerante poderia potencialmente levar a quase 0.9 kg em peso corporal perdido, o que é significativo.

O chá de canela é naturalmente de sabor picante, ou seja, é ter muito sabor em uma xícara sem ter que recorrer ao açúcar. É naturalmente sem açúcar, então isso faz um substituto saudável para as bebidas adoçadas com açúcar.

– Controle de Açúcar no Sangue
Em 2011, o “Journal of Medicinal Food” publicou um levantamento de estudos sobre efeitos da canela no açúcar no sangue. A canela, que é rica em polifenóis, foi usada na medicina chinesa para tratar níveis altos e irregulares de açúcar no sangue.

Os pesquisadores descobriram que estudos de canela rotineiramente mostraram que o consumo da canela na dieta levou aos níveis de açúcar no sangue inferiores e flutuações de açúcar no sangue naqueles com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes, 2 sintomas associados com obesidade.

Os níveis de açúcar no sangue mais estáveis podem levar a menos ânsias por alimento e níveis de energia mais estáveis, ajudando a pessoa com controle e perda do peso. No entanto, o estudo foi conduzido dos suplementos de canela, e não o chá, então nem todos dos benefícios encontrados no estudo podem estar presentes no chá de canela.

Leia também: O chá de gengibre emagrece sim! Veja como fazer

Receitas de Chá de Canela

É possível fazer o chá de canela dos paus de canela inteiros, assim como pedaços quebrados da canela, e canela em pó. Para preparar o chá de canela dos paus, é necessário ferver e deixar em infusão os paus. Ferver 1 xícara de água com um pau de canela por 2 minutos antes de deixar o chá em infusão por 5 a 10 minutos.

Para pedaços quebrados da canela, ferver 1 colher de sopa dos pedaços, mas deixar em infusão por menos tempo. Se não ferver os pedaços, mergulhá-los na água fervida e deixar em infusão por 10 minutos. Se usar canela em pó, adicionar 1 colher de chá para 1 xícara da água quente, mexer e então deixar descansar por 2 minutos antes de beber. A canela ainda pode ser preparada juntamente com outros chás, como o chá de gengibre, cravo e hibisco.

Efeitos adversos possíveis

Centenas de variedades da canela existem, com canela do ceilão, e cássia sendo as duas principais variedades. Cassia é a variedade mais comum e menos cara encontrada nos Estados Unidos e Canadá, enquanto a canela do ceilão é principalmente usada na Europa e México.

A cumarina, que é uma substância encontrada nas duas variedades, pode causar danos no fígado ou insuficiência hepática quando consumida em quantidades elevadas. A quantidade de cumarina encontrada na canela do ceilão é muito pequena, apenas 0.017 grama por quilograma.

No entanto, os níveis encontrados na canela cassia assim como nas suas duas correspondentes bem próximas, Saigon e Korintje, são muito maiores em 0.31 grama por quilograma, 6.97 gramas por quilograma, e 2.15 gramas por quilograma, respectivamente.

European Food Safety Authority determinou uma dose diária tolerável para cumarina de 0.1 miligrama por quilograma do peso corporal. Para determinar que tipo de canela de que o pó é feito, ler então a embalagem para determinar se o produto de canela identifica a fonte na embalagem. Alternativamente se informar com o fabricante.

Chá de canela é abortivo?

Alguns chás que contém cafeína, são estimulantes e provocam a termogênese, não são recomendados durante a gravidez. O chá de canela também deve ser evitado, pois aumenta a pressão arterial. Por isso de ele ter a fama de ser um chá abortivo, pois pode prejudicar o bebê, já que muitas mulheres consomem o chá de canela para acelerar a menstruação em alguns dias, principalmente quando a menstruação está atrasada, e algumas das vezes ocorre que elas já estão grávidas e não sabem e acabam prejudicando o feto.

Leia também: Chá de hibisco – Elimina até 4 quilos em 15 dias e tem ação antioxidante

Em um estudo publicado por cientistas no jornal American Journal of Epidemiology, no qual foi realizado com mulheres que ingeriram grande quantidade de canela durante a gestação, apresentaram depois filhos com enorme déficit de hiperatividade, falta de atenção e comportamento agressivo.

O professor Jonathan Seck da Universidade de Edimburgo que conduziu essa pesquisa, disse que o consumo de canela e chá de canela em grandes quantidades durante a gestação, afeta diretamente o QI dos bebês, além de transmitir todos os hormônios de estresse e tensão da mãe para a criança. O que acaba atingindo diretamente o desenvolvimento cerebral da criança.

Leia também

Cactínea – Para que serve, benefícios no emagrecimento e onde comprar

A cactínea é um termogênico natural, feito à base de cactos e que tem como …

Morosil emagrece? Veja sua composição, relatos e onde comprar

Veja uma resenha completa sobre o emagrecedor Morosil. Como ele atua no corpo, como tomar …

  1. Posso fazer o cha de canela a partir da folha?

  2. bom dia. posso infusão na água fria? obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!