Página Inicial » Emagrecimento » Carqueja – Para que serve, benefícios do chá e contraindicações

Carqueja – Para que serve, benefícios do chá e contraindicações

Artigo completo para tirar todas as dúvidas sobre a carqueja. Os benefícios de seu chá, se emagrece, contraindicações e como preparar.

Chá de carqueja

O que é Carqueja?

A carqueja é uma planta cujo nome científico é Baccharis trimera. É uma planta medicinal da família Asteraceae e originária do Brasil, sendo que e é mais encontrada no sul do Brasil.

É um arbusto de porte ereto que pode atingir até 80 cm de altura e que pode ser cultivada em terrenos do tipo pasto e em qualquer tipo de clima. É considerada uma planta de fácil cultivo. Essa planta pode ser encontrada por outros nomes como carqueja-amargosa, carqueja-amarga, entre outros.

Para que serve

A carqueja possui várias finalidades, entre elas para ornamentação, seja em vasos, canteiros ou jardins, para fins medicinais a fim de auxiliar em tratamentos de algumas doenças e serve, ainda, para ajudar na perda de peso.

Leia também: 17 Remédios para emagrecer que são naturais e não prejudicam a saúde

Benefícios da carqueja

Grande parte dos benefícios oferecidos pela por essa planta ocorrem por causa dos flavonoides (polifenóis). Os flavonoides são substâncias antioxidantes presentes em grande quantidade na carqueja.

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a proteger o organismo contra o ataque dos radicais livres que causam sérios prejuízos para o corpo como o envelhecimento precoce, enfraquecimento do sistema imunológico e o aparecimento de doenças que podem ser até agressivas como alguns tipos de câncer, doenças degenerativas e doenças cardiovasculares.

De acordo com estudos científicos, os principais benefícios para a saúde oferecidos por essa planta são:

  • Reduz a glicose sanguínea, por isso é boa para quem é portador de diabetes como um coadjuvante no tratamento;
  • É boa para o fígado, pois tem efeito protetor e desintoxicante;
  • Ajuda a tratar problemas digestivos como azia e má digestão;
  • Ajuda a combater inflamações, principalmente as do trato digestivo;
  • Protege o estômago contra o aparecimento de úlceras;
  • É antiácida, ou seja, reduz a secreção dos ácidos estomacais;
  • Tem efeito analgésico;
  • Tem ação antimicrobiana;
  • É repelente;
  • É protetor do sistema cardiovascular;
  • Tem ação laxante;
  • Tem ação diurética (ajuda a eliminar líquidos em excesso e a reduzir o inchaço corporal);
  • Auxilia no tratamento contra a anemia;
  • Combate doenças respiratórias como a asma e a bronquite;
  • Ajuda a controlar a diarreia;
  • Ajuda a combater gripes e resfriados;
  • Ajuda a eliminar vermes intestinais;
  • Combate a má circulação;
  • Promove o bom funcionamento renal;
  • Combate cálculos biliares;
  • Combate enfermidades na bexiga, pâncreas e rins.

A carqueja emagrece?

Algumas pesquisas apontam que essa planta medicinal pode ser um coadjuvante do emagrecimento porque possui propriedades termogênicas. Um termogênico age no organismo de forma a aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo.

Com isso, o corpo utiliza as reservas de gordura corporal (tecido adiposo) para fornecer energia para o organismo durante o trabalho aumentado e acelerado do organismo após a ingestão do chá dessa planta.

A carqueja também pode ajudar no emagrecimento por causa da sua ação diurética. Com isso, ela ajuda a eliminar líquidos corporais. Também ajuda no emagrecimento por causa do seu conteúdo de fibras. Quando ingeridas, as fibras dão ao corpo a sensação de saciedade e isso evita o aumento do consumo alimentar que pode favorecer o aumento de peso.

Porém, o processo de emagrecimento com o auxílio dessa planta só é bem sucedido quando há o hábito de se alimentar de forma saudável aliado a prática de atividade física regular, caso contrário, a planta sozinha não é capaz de oferecer tal benefício.

Leia também: Suplementos para emagrecer, conheça os 10 melhores para queimar gordura

Efeitos colaterais

O chá dessa planta medicinal não exerce efeitos colaterais quando consumido normalmente. Porém, como muitas plantas são usadas para fins medicinais, há a cultura do consumo em excesso dos chás dessas plantas.

Com isso, a ingestão excessiva dos chás das plantas medicinais podem trazer efeitos indesejados ao organismo e, no caso da carqueja, ela pode causar diminuição da pressão arterial e até redução da imunidade. Ela é considerada de baixa toxicidade via oral e de toxicidade moderada via parenteral.

Contraindicações

Uma pergunta muito comum é se o chá de carqueja aborta. A carqueja é contraindicada para gestantes, pois estudos em ratas comprovam efeitos abortivos, e também para lactantes.

É contraindicada, ainda, para pessoas que são portadoras de diabetes não controlada e para hipertensos em tratamento com anti-hipertensivos e pessoas que ingerem inibidores de proteínas, pois pode haver interação entre componentes dessa planta e esses fármacos.

Como fazer o chá de carqueja

Ferva 250 ml de água e coloque em um recipiente. Adicione 1 colher de sopa de carqueja e abafe. Deixe descansar por, em média, 5 minutos e coe em seguida. Pode ser ingerido quente ou gelado e, de preferência, sem açúcar ou com adoçante.

Leia também: Chá de boldo – Todos os seus benefícios, efeitos colaterais e como preparar

Como consumir

Apesar de ter um sabor amargo, essa planta é usada não só como chá, mas também no chimarrão. Como dito, o chá dessa planta não deve ser consumido em altas doses para não causar efeitos tóxicos no organismo.

Antes de se iniciar qualquer tratamento com a carqueja ou qualquer outra planta medicinal, o ideal é consultar primeiro um médico e um nutricionista para saber qual a melhor forma de consumir esse tipo de chá e a quantidade correta.

Carqueja – Para que serve, benefícios do chá e contraindicações
Avalie este artigo

  1. Boa tarde, com relação ao uso de chá de carqueja li a seguinte frase:
    “…Como dito, o chá dessa planta não deve ser consumido em altas doses para não causar efeitos tóxicos no organismo….”
    A partir de qual quantidade podemos classificar como altas doses?
    Faço uso do chá de carqueja em saquinhos uma vez por dia, de manhã. É perigoso?
    Att.
    Arsenio Cezar

  2. gostaria de saber se o chá de carqueja tem cafeína, mesmo que em baixa quantidade, pois em alguns lugares li que sim e em outros que não.

    grata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend