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Carboidratos durante a noite engordam ou atrapalham o emagrecimento?

carboidrato a noite engordaEntre os alimentos que consumimos durante o dia, os carboidratos estão presentes na maioria das refeições. Eles fazem parte dos alimentos que dão energia e que são muito importantes para o organismo desempenhar suas principais funções. Entretanto, os carboidratos são vistos como os vilões das dietas, mesmo com todos os seus benefícios.

É possível dizer que eles são mal compreendidos e mal usados. Os carboidratos contribuem para que o corpo desempenhe várias funções importantes, além de dar energia através da glicose. Vamos entender, então, como age o carboidrato dentro do organismo primeiramente.

O carboidrato, quando entra no organismo, é quebrado em glicose. A glicose irá, através da insulina, para vários pontos do organismo, os quais necessitam dela para desempenhar suas funções. A glicose será novamente metabolizada, virando ATP. É o ATP que proporciona energia para que os músculos se contraiam na hora de caminhar, ou nos batimentos cardíacos.

Além dessa função, a de dar energia, o carboidrato faz parte dos envoltórios celulares, dos músculos e de várias outras áreas do corpo. Por isso, ele faz parte da maioria das nossas refeições. Para entender, então, porque ele é taxado como prejudicial, especialmente para as pessoas que querem emagrecer, é preciso entender os dois tipos de carboidratos mais conhecidos que existem dentro da nossa alimentação.

Entendendo os tipo de carboidratos

O carboidrato simples é aquele feito a partir da farinha branca e do açúcar refinado. Ele entra no organismo e é rapidamente quebrado em glicose. Por ele ser de fácil quebra, a insulina aumenta sua quantidade, especialmente para dar conta de um alto nível de carboidrato consumido e quebrado de uma vez. Como toda a glicose desse carboidrato não é usada ao mesmo tempo, o corpo a guarda para usar mais tarde. Assim se formam as reservas corporais, ou seja, os famosos pneuzinhos.

O outro tipo de carboidrato é o complexo. Este carboidrato é quebrado mais lentamente dentro do corpo, pois precisa de várias etapas para quebrá-lo em glicose. Como ele é quebrado mais lentamente, a insulina não é tão requisitada, não tendo, também, a necessidade de criar reservas.

Como evitar que os carboidratos consumidos a noite te façam engordar

carboidrato a noite atrapalha o emagrecimentoQuando você se alimenta de carboidratos simples, o corpo pressupõe que você irá se exercitar naquele exato momento. Então, ele deixa a sua disposição aquela quantidade de glicose, a fim de mandar para seus músculos, órgãos, entre outros, para manter seu corpo funcionando enquanto desempenha atividades.

Quando o corpo não se exercita após o consumo de carboidratos simples, ele irá reservar a glicose para outro horário, assim como foi falado. Isso, independente do horário. No caso de se alimentar deste tipo de carboidrato durante a noite, logo antes de dormir, o que acontece é que você, provavelmente, não irá desempenhar muitas funções naquele horário. O que significa que o corpo irá estocar aquela energia durante a noite. Pela manhã, você irá se alimentar novamente, porém queimará a glicose do café da manhã , tudo ou em parte, logo após a alimentação. Aquela energia estocada durante a noite não será queimada, continuando estocada até que, um dia, você consuma menos energia do que irá gastar.

No caso dos alimentos integrais, que são os carboidratos complexos, o processo irá acontecer mais devagar. Mesmo assim, se você ficar muito tempo sem se exercitar, eles irão virar reservas corporais.

Contando com esses dois tipos de carboidrato em sua alimentação, você pode usar os dois a favor do seu objetivo, até mesmo para emagrecer. Quando você consome o carboidrato simples, você está injetando mais energia em seu corpo. Com mais energia, seu corpo ficará mais ativo, queimando mais gorduras. Enquanto que o carboidrato complexo pode ser usado para períodos em que você se mantenha em repouso, usando a glicose quebrada vagarosamente para manter o funcionamento de outras áreas, como funções metabólicas e ações involuntárias do corpo.

É importante balancear a sua alimentação, seja durante o dia ou durante a noite. Certos tipos de carboidratos antes de dormir podem prevenir vários problemas do sono, assim como insônia. Além de ser um terapêutico do sistema nervoso, o qual ajuda a produzir endorfina e serotonina, duas das substâncias do prazer.

Por isso, não é necessário cortar os carboidratos antes de dormir, é importante que eles sejam consumidos com moderação. Para alcançar os melhores resultados, consulte um médico e um nutricionista. Estes dois especialistas poderão traçar as melhores maneiras para chegar aos seus objetivos. 

Qual carboidrato priorizar em cada período do dia?

Ao acordar: Carboidratos simples para que o pico de insulina seja maior e mais rápido, por conta do período que ficou sem se alimentar.

Depois dessa refeição que no caso seria o café da manhã, todas as refeições até antes do treino devem ser carboidratos complexos.

Depois do treino, entra novamente o carboidrato simples para repor as energias gastas, podendo ser os suplementos maltodextrina ou dextrose.

Depois disso até antes de dormir (janta e ceia), carboidratos complexos, ou seja, de médio a baixo índice glicêmico. Você poderá encontrar uma relação completa de todos esses carboidratos nesse artigo aqui, citamos vários tipos de alimentos. Nesse mesmo artigo você irá encontrar um link para uma tabela com índice glicêmico dos carboidratos.

Boa leitura e bons treinos.

Sobre Raquel Torres Costa Bressan

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