fbpx
Pesquisar

Caqui: 8 Benefícios, Origem, Tipos, Propriedades e Consumo

O caqui se consumido com moderação não engorda e ainda pode proporcionar dezenas de benefícios para saúde. Dentre eles o bom funcionamento do intestino e ainda ter efeito detox.

caqui benefícios e origem 

Uma das frutas mais populares no Brasil é o caqui, que é proveniente da árvore denominada caquizeiro.

Esse nome é derivado do japonês kaki. Como curiosidade, em Portugal é conhecido como dióspiro, nome que significa “alimento de Zeus”, deus grego.

Em solo brasileiro, este fruto é ainda mais popular na região Sul, onde se dá boa parte de sua produção.

Existem diferentes variedades do caqui, as quais possuem texturas e sabores distintos.

Origem do Caqui

A origem do nome do caqui já sugere com bastante propriedade de onde ele vem.

Como dissemos, o modo como é chamado varia entre Brasil e Portugal, e isto possui um significado um pouco mais profundo.

Isto porque, no Brasil, onde o nome dado é de caqui, a fruta se popularizou a partir da chegada de imigrantes japoneses.

Eles trouxeram a variedade do caqui doce – antes, só havia aquele que dá uma sensação de colar a boca. Isso aconteceu por volta do ano de 1916.

De fato, a fruta, como um todo, é originária mesmo da Ásia. Apesar de ela ter se popularizado no Brasil em função dos japoneses, entretanto, seu local de origem é a China.

De lá foi para a Índia e para o Japão, depois para o resto do mundo.

Tipos de Caqui

Como bem sabemos, existem alguns tipos diferentes de caqui.

Alguns são mais doces, outros menos; alguns são mais macios, outros menos; e assim por diante.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Podemos diferenciá-los mais precisamente entre cinco tipos:

  • Caqui Taubaté: macio, consumido principalmente entre os meses de fevereiro e março
  • Caqui rama-forte: o mais macio e de vermelho mais forte, encontrado mais entre março, abril e maio
  • Caqui fuyu: mais durinho e vermelho-alaranjado, produzido entre os meses de março a maio
  • Caqui kyoto: também crocante e produzido entre os meses de março a maio, mas menos avermelhado
  • Caqui guiombo: similar aos dois anteriores, sendo mais durinho e encontrado de março a maio

Leia também:

Pitaya – Todos os benefícios da fruta, propriedades e como comer

Propriedades e informações nutricionais

É bem verdade que cada tipo de caqui possui algumas diferenças na quantidade de cada nutriente que carrega. No entanto, há um padrão entre eles.

Podemos dizer que eles possuem uma série de vitaminas e sais minerais, como os seguintes:

  • Vitamina A;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina C;
  • Vitamina E;
  • Cobre;
  • Magnésio;
  • Zinco;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Manganês;
  • Potássio.

Fibras alimentares

Quanto aos macronutrientes, este é um fruto rico em carboidratos. Numa quantidade de 100g, são, em média, 18,6g de carboidratos, 0,6g de proteínas e 0,2g de gorduras.

8 benefícios do Caqui

Por conta de todos estes nutrientes, o caqui é um fruto que traz muitos benefícios à saúde.

Eles são referentes a diversas partes do corpo e até mesmo na estética, como descrito abaixo:

1. Visão

A presença da vitamina A é importante para o bom funcionamento de algumas partes do corpo. Uma das principais é a visão. Deste modo, o caqui favorece a saúde dos olhos.

2. Funcionamento do intestino

Este fruto, por conta de sua quantidade de fibras, combate a constipação. Desta forma, faz com que o sistema gastrointestinal funcione de modo mais adequado.

3. Envelhecimento precoce

As propriedades que possuem ação antioxidante também estão presentes neste fruto.

Uma das consequências é que combate os radicais livres, responsáveis por causarem o envelhecimento precoce.

4. Desintoxicante

As mesmas substâncias de ação antioxidante têm outro efeito prático. Elas servem para auxiliar a limpar o organismo de todas aquelas toxinas do dia a dia: fumaça, comidas com conservantes, etc.

Leia também:

7 Melhores Receitas de sucos Detox – Veja 9 Benefícios!

5. Sistema imune

A vitamina C é uma das mais famosas por melhorar o sistema imune. Assim, protege o corpo contra infecções.

6. Bem-estar

Há, com o consumo da fruta, estímulo à produção de neurotransmissores que produzem a sensação de bem-estar. A serotonina é um deles.

7. Saúde cardiovascular

O potássio ajuda a controlar a saúde cardiovascular. Deste modo, previne uma série de doenças, regulando até mesmo o colesterol.

8. Desincha

Por ser um alimento de caráter diurético, reduz a retenção de líquidos no corpo. Deste modo, desincha.

Leia também:

Lichia: 15 Benefícios, se emagrece e propriedades

Benefícios para a hipertrofia

A presença de potássio no caqui faz com que ele seja bom também para quem deseja a hipertrofia.

Ele faz com que os tecidos musculares se regenerem mais rapidamente, ao mesmo tempo em que melhora a circulação e absorção de nutrientes nele.

Caqui engorda ou emagrece?

O caqui pode ser um bom aliado para quem procura o emagrecimento. Embora tenha uma quantidade elevada de carboidratos, ele possui nutrientes que são importantes na ingestão e também tem outros valores para a perda de peso. Em termos calóricos, 100g possui 90 kcal em média.

Por exemplo, o caqui é um alimento rico em fibras. Na prática, isto tem dois bons resultados para quem quer perder peso: auxilia o funcionamento do sistema digestivo, evitando a prisão de ventre, e também traz sensação de saciedade, deixando a fome longe.

Leia também:

Kiwi – Todos os benefícios da fruta, suas vitaminas e receitas de sucos detox

Consumo recomendado diário

O caqui é um alimento calórico. Por isso, é importante consumi-lo com cuidado, principalmente na dieta – ainda que ele faça bem e possa ajudar a emagrecer, é bom não exagerar.

Moderação é a palavra-chave, com qualquer tipo de fruta. Por isso, associe o caqui a outras frutas e controle o consumo delas – duas a três por dia.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *