fbpx
Pesquisar

Está se sentindo cansado(a)? Veja como a musculação pode te ajudar


Muitas pessoas sentem cansaço, mesmo sem fazer atividades que fujam a sua rotina. Em uma grande parte destes casos, a musculação pode ser uma ótima ferramenta de auxílio.

cansando musculação ajuda disposição

Existem muitas razões para que você se sinta sem energia. Muitas delas, acabam com sua saúde, tornam seu trabalho muito mais custoso e no geral, acabam com sua qualidade de vida.

Ou seja, este é um problema que todas as pessoas devem buscar combater. E olha só, os exercícios físicos, como a musculação, ajudam e muito na melhora deste quadro.

É importante entender que sentir-se cansado, sem ter feito algo extenuante, ou fora do que se é adaptado, pode ser sinal de algumas doenças. Neste caso, sempre é importante o acompanhamento de um bom profissional.

Mas também, este quadro pode ser originado por questões orgânicas, que podem ser ajustadas com a adoção de novos hábitos.

Cansaço frequente, sem razão, é sinal de que algo não vai bem

O cansaço é um mecanismo natural do organismo, onde busca-se evitar o esgotamento da energia e a manutenção dos sistemas vitais.

Porém, quando ele acontece sem uma razão aparente e de forma contínua, pode ser que isto seja sinal de que algo não está correto.

Por isso, é preciso investigar e principalmente, buscar formas saudáveis de tratar isso. E a musculação é uma forma interessante de lidar com isso.

Como a musculação pode te ajudar a sentir-se mais disposto (a).

O primeiro ponto é entender que o exercício físico é fundamental para eliminar seu cansaço e ajudar na melhora da disposição. Mas neste texto, quero falar especificamente da musculação.

Há vários motivos que dão a base para que a prática constante de musculação, melhore sua disposição e te deixe mais alerta e produtivo.

1- A musculação melhora consideravelmente seu sono e recuperação celular

Quem faz musculação, tem mais facilidade em dormir e principalmente, consegue uma recuperação orgânica mais eficiente.

Desta maneira, seu corpo acabará tendo mais “energia”, por que ele tem uma regeneração celular e bioenergética muito mais eficiente.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Naturalmente que isso pode variar de pessoa para pessoa, mas de forma geral, a musculação vai trazer uma melhora considerável no sono e na recuperação celular.

Isso, em termos de disposição e energia, vai te trazer mais disposição.

2- Melhora da função orgânica

Muitas vezes o cansaço não é oriundo de um estímulo, mas sim, de uma má função orgânica.

Neste caso, se não houver nenhuma doença, a musculação vai ajudar consideravelmente.

Primeiro, teremos uma melhora na função de inúmeros sistemas, como o muscular, hormonal, neurológico, circulatório e cardiorrespiratório.

Com isso, haverá uma melhora geral das funções e consequentemente, uma melhora considerável na disposição.

3- Mais eficiência hormonal

Muitas vezes, o cansaço e a falta de disposição estão relacionados com questões hormonais.

Em muitos casos, temos excesso de secreção de hormônios catabólicos, que comprometem bastante a sua disposição e energia para as atividades do dia a dia.

Com a prática da musculação, teremos uma melhora considerável da eficiência e da secreção de inúmeros hormônios, como a testosterona, que vão te ajudar a ter mais disposição.

4- Mais resistência

Naturalmente, conforme você vai treinando, seu corpo fica mais resistência. E ter mais resistência é ter mais energia à disposição.

Isso acontece, em grande parte, por causa dos benefícios já citados acima. Mas de forma geral, tanto a questão muscular, quanto a metabólica, são otimizadas e com isso, você se sente muito mais disposto.

A musculação é fundamental para quem busca ser mais ativo e saudável. Além disso, ela traz uma melhora na disposição e produtividade. Se somarmos isso a uma boa alimentação, o resultado será fantástico!

Alimentação para ter mais disposição

Além da prática de musculação, a dieta também pode te ajudar a ter muito mais disposição. Para isso, precisamos focar em alimentos que trazem uma boa quantidade de nutrientes e que também ajudam a otimizar os benefícios citados acima.

Veja alguns alimentos que vão te ajudar a ter mais disposição.

1- Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos, como batata-doce, mandioca e todos os integrais, te ajudam a ter mais energia. Isso acontece por que eles demoram mais tempo para serem absorvidos, liberando lentamente a glicose na corrente sanguínea.

2- Proteínas

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

As proteínas ajudam a otimizar toda a questão metabólica e hormonal e otimizam a regeneração celular. Desta maneira, elas, quando ofertadas de maneira correta (bem distribuída durante o dia), ajudam a dar mais disposição.

3- Alimentos estimulantes

Aqui é um pouco controverso, por que nem todas as pessoas podem usar alimentos e bebidas estimulantes, por questões individuais. Mas substâncias como a cafeína, também ajudam fortemente a melhorar a sua disposição.

Ter mais disposição está ao alcance de todas as pessoas. Basta fazer um processo inteligente de melhora das funções orgânicas e metabólicas. E para isso, nada melhor do que dieta e exercício físico.

Leia também:

16 Alimentos e Suplementos que aumentam o rendimento físico

Sempre treine com a orientação de um bom profissional.

Bons treinos!   

Esse artigo foi útil para você?


Sobre Sandro Lenzi

CREF: 22643-G/SC Profissional de educação física apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online. Quer ter um treino personalizado? clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *