
Existem muitas razões para que você se sinta sem energia. Muitas delas, acabam com sua saúde, tornam seu trabalho muito mais custoso e no geral, acabam com sua qualidade de vida.
Ou seja, este é um problema que todas as pessoas devem buscar combater. E olha só, os exercícios físicos, como a musculação, ajudam e muito na melhora deste quadro.
É importante entender que sentir-se cansado, sem ter feito algo extenuante, ou fora do que se é adaptado, pode ser sinal de algumas doenças. Neste caso, sempre é importante o acompanhamento de um bom profissional.
Mas também, este quadro pode ser originado por questões orgânicas, que podem ser ajustadas com a adoção de novos hábitos.
Índice - Informações que você encontrará nesse artigo:
Cansaço frequente, sem razão, é sinal de que algo não vai bem
O cansaço é um mecanismo natural do organismo, onde busca-se evitar o esgotamento da energia e a manutenção dos sistemas vitais.
Porém, quando ele acontece sem uma razão aparente e de forma contínua, pode ser que isto seja sinal de que algo não está correto.
Por isso, é preciso investigar e principalmente, buscar formas saudáveis de tratar isso. E a musculação é uma forma interessante de lidar com isso.
Como a musculação pode te ajudar a sentir-se mais disposto (a).
O primeiro ponto é entender que o exercício físico é fundamental para eliminar seu cansaço e ajudar na melhora da disposição. Mas neste texto, quero falar especificamente da musculação.
Há vários motivos que dão a base para que a prática constante de musculação, melhore sua disposição e te deixe mais alerta e produtivo.
1- A musculação melhora consideravelmente seu sono e recuperação celular
Quem faz musculação, tem mais facilidade em dormir e principalmente, consegue uma recuperação orgânica mais eficiente.
Desta maneira, seu corpo acabará tendo mais “energia”, por que ele tem uma regeneração celular e bioenergética muito mais eficiente.
Naturalmente que isso pode variar de pessoa para pessoa, mas de forma geral, a musculação vai trazer uma melhora considerável no sono e na recuperação celular.
Isso, em termos de disposição e energia, vai te trazer mais disposição.
2- Melhora da função orgânica
Muitas vezes o cansaço não é oriundo de um estímulo, mas sim, de uma má função orgânica.
Neste caso, se não houver nenhuma doença, a musculação vai ajudar consideravelmente.
Primeiro, teremos uma melhora na função de inúmeros sistemas, como o muscular, hormonal, neurológico, circulatório e cardiorrespiratório.
Com isso, haverá uma melhora geral das funções e consequentemente, uma melhora considerável na disposição.
3- Mais eficiência hormonal
Muitas vezes, o cansaço e a falta de disposição estão relacionados com questões hormonais.
Em muitos casos, temos excesso de secreção de hormônios catabólicos, que comprometem bastante a sua disposição e energia para as atividades do dia a dia.
Com a prática da musculação, teremos uma melhora considerável da eficiência e da secreção de inúmeros hormônios, como a testosterona, que vão te ajudar a ter mais disposição.
4- Mais resistência
Naturalmente, conforme você vai treinando, seu corpo fica mais resistência. E ter mais resistência é ter mais energia à disposição.
Isso acontece, em grande parte, por causa dos benefícios já citados acima. Mas de forma geral, tanto a questão muscular, quanto a metabólica, são otimizadas e com isso, você se sente muito mais disposto.
A musculação é fundamental para quem busca ser mais ativo e saudável. Além disso, ela traz uma melhora na disposição e produtividade. Se somarmos isso a uma boa alimentação, o resultado será fantástico!
Alimentação para ter mais disposição
Além da prática de musculação, a dieta também pode te ajudar a ter muito mais disposição. Para isso, precisamos focar em alimentos que trazem uma boa quantidade de nutrientes e que também ajudam a otimizar os benefícios citados acima.
Veja alguns alimentos que vão te ajudar a ter mais disposição.
1- Carboidratos complexos
Os carboidratos complexos, como batata-doce, mandioca e todos os integrais, te ajudam a ter mais energia. Isso acontece por que eles demoram mais tempo para serem absorvidos, liberando lentamente a glicose na corrente sanguínea.
2- Proteínas
As proteínas ajudam a otimizar toda a questão metabólica e hormonal e otimizam a regeneração celular. Desta maneira, elas, quando ofertadas de maneira correta (bem distribuída durante o dia), ajudam a dar mais disposição.
3- Alimentos estimulantes
Aqui é um pouco controverso, por que nem todas as pessoas podem usar alimentos e bebidas estimulantes, por questões individuais. Mas substâncias como a cafeína, também ajudam fortemente a melhorar a sua disposição.
Ter mais disposição está ao alcance de todas as pessoas. Basta fazer um processo inteligente de melhora das funções orgânicas e metabólicas. E para isso, nada melhor do que dieta e exercício físico.
Sempre treine com a orientação de um bom profissional.
Bons treinos!