fbpx
Página Inicial » Saúde » Chá de Camomila: Para que serve, 15 Benefícios e como preparar
chá de camomila

Chá de Camomila: Para que serve, 15 Benefícios e como preparar

A camomila está presente em muitas casas brasileiras, pois as propriedades de seu chá para “acalmar os nervos” são bem conhecidas. No entanto, engana-se quem pensa que ela serve apenas como calmante.

Neste texto, nós mostraremos todos os benefícios relacionados ao consumo do chá de camomila, assim como suas contraindicações e outras informações relevantes.

Com certeza, tudo o que te informaremos fará com que seu carinho por esta planta aumente ainda mais!

Índice – Principais itens sobre o chá de camomila nesse artigo:

O que é a camomila?

A palavra camomila é, na verdade, usada para se referir a duas espécies principais da família Asteraceae: camomila-vulgar e camomila-romana.

Tanto uma quanto outra são utilizadas há milênios graças às suas ações calmantes e anti-inflamatórias.

Foi na Idade Média que o uso da planta se popularizou como remédio natural, mas os gregos e romanos antigos já faziam uso de seus benefícios para o corpo humano.

Para que serve?

A camomila serve para muito mais do que apenas acalmar. Ela pode agir para auxiliar na saúde da pele, no combate às bactérias, na luta contra inflamações, na prevenção de espasmos, na redução dos distúrbios de sono, entre outros.

A planta pode servir ainda para aliviar os sintomas de transtornos de ansiedade, assim como também é muito usada por sua ação antioxidante, que combate moléculas prejudiciais ao organismo.

Na maioria das vezes, a camomila é consumida através do chá, mas ela também pode ser utilizada em compressas e até banhos.

Quais são as propriedades da camomila?

Muita gente acredita que a camomila serve como calmante porque possui propriedades sedativas.

Na realidade, isso se deve às suas propriedades antiespasmódicas, que proporcionam o relaxamento muscular e uma sensação de bem-estar.

A camomila possui mucilagem (uma secreção rica em polissacarídeos, que são um tipo de carboidrato), a qual é responsável pelas propriedades anti-inflamatórias, que atuam principalmente na saúde do sistema digestivo.

A planta pode ainda evitar os problemas relacionados ao excesso de gases no intestino.

Além disso, também tem propriedades antifúngicas e analgésicas, que reduzem os riscos de infecções e aliviam diversas dores no corpo.

Quais são os benefícios do chá de camomila?

camomila planta e flor

Quer mais detalhes sobre como o consumo de camomila pode auxiliar o nosso organismo? Então confira a seguir 15 benefícios da camomila para a sua saúde!

1 – Previne o envelhecimento precoce

Graças à sua atuação como antioxidante, a camomila consegue deter os radicais livres que causam o envelhecimento precoce e prejudicam tanto em relação a qualidade quanto a saúde do cabelo e da pele.

2 – Reduz as cólicas menstruais

Muitas mulheres bebem o chá de camomila para aliviar as cólicas menstruais. Esse alívio ocorre porque a substância é capaz de relaxar os músculos do útero, o que faz com que as dores diminuam.

3 – Fortalece o sistema imunológico

A camomila pode lutar contra bactérias perigosas e assim reforçar o funcionamento do sistema imunológico.

4 – Evita o aparecimento da caspa

Tanto o chá quanto outros produtos à base de camomila podem agir na prevenção da caspa, pois a planta é adstringente, ou seja, é capaz de higienizar o couro cabeludo.

Leia também:

Chá de Quebra Pedra – Para que serve, benefícios, efeitos colaterais e como fazer

5 – Regula a diabetes

A camomila pode manter níveis estáveis de glicose na corrente sanguínea, o que colabora para o controle das diabetes.

6 – Melhora dores de cabeça

Este é um dos benefícios mais conhecidos por quem bebe o chá de camomila.

Seu consumo terapêutico pode aliviar as dores de cabeça e as crises de enxaqueca.

7 – Previne problemas no estômago

Tomar o chá de camomila ao menos duas vezes ao dia pode contribuir para a saúde estomacal, prevenindo problemas futuros ou ajudando a reduzir as cólicas estomacais, a gastroenterite e a úlcera estomacal.

8 – Reduz o risco de infecções

Graças às suas propriedades antibacterianas, a camomila pode prevenir diversas infecções causadas por bactérias, assim como também evita que a pessoa pegue resfriados e gripes.

9 – Colabora para o tratamento de hemorróidas

Por acalmar os nervos do corpo, a camomila evita crises de hemorróida e também auxilia no alívio ao desconforto causado.

10 – Ajuda na cicatrização

Beber o chá de camomila diariamente pode acelerar a cicatrização de feridas pequenas, assim como as deixam mais limpas.

11 – Atua contra os distúrbios no sono

Por agir no relaxamento muscular, a camomila é uma ótima opção para quem sofre com alguns distúrbios do sono, principalmente a insônia.

Leia também:

Chá de cavalinha: Para que serve, seus benefícios e contraindicações

12 – Auxilia o tratamento dos espasmos musculares

O espasmo muscular é a contração involuntária de um ou mais músculos, podendo variar de leve a intenso. A camomila atua como uma antiespasmódica poderosa, o que auxilia no tratamento dessa condição, assim como evita novos espasmos aconteçam.

13 – Reduz olheiras

A camomila também pode ser utilizada para diminuir as olheiras e melhorar o inchaço ao redor dos olhos, assim como evita aquele aspecto de exaustão na área ocular.

14 – Alivia alergias na pele

A camomila não apenas hidrata e limpa a pele, como também reduz diversas erupções cutâneas e ainda diminui a alergia, vermelhidão e coceira na epiderme.

15 – Colabora no tratamento de doenças intestinais

O chá de camomila também age muito bem na saúde do intestino. Ela pode ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável, assim como alivia a indigestão e outros problemas intestinais.

Leia também:

Dente de leão – 31 Benefícios para saúde e como fazer o chá

A camomila emagrece?

Existem muitos motivos que corroboram a tese de que a perda de peso pode estar relacionada ao consumo do chá de camomila.

Um deles é que a substância inibe o apetite porque causa uma boa sensação de saciedade, o que evita o consumo exagerado de calorias.

A erva ainda tem propriedades catárticas, ou seja, ela pode retirar toxinas do corpo e com isso estimular o melhor funcionamento digestivo, o que também pode colaborar para o emagrecimento.

Além disso, por diminuir a ansiedade e o estresse, a camomila também reduz o cortisol (conhecido como hormônio do estresse), que aumenta a fome e impulsiona o acúmulo de gordura na área do estômago.

Como preparar o chá de camomila?

O chá de camomila pode ser tomado a qualquer hora do dia. Contudo, o momento mais indicado é antes de dormir, pois ele relaxa seus músculos e proporciona uma ótima noite de sono.

Preste atenção na quantidade de camomila utilizada para fazer o chá, pois uma bebida muito forte pode causar efeitos colaterais desagradáveis. O ideal é usar apenas uma colher de chá da camomila seca para uma xícara de água.

Não adoce o chá com açúcar. Se quiser, pode acrescentar mel ou limão. Também é possível beber o chá na temperatura que você quiser, mesmo que a mais indicada seja quente ou morna.

Para quem deseja emagrecer, o recomendado é ingerir o chá de camomila antes das refeições principais, para que a sensação de saciedade apareça e para que a digestão seja melhor.

Agora, dê uma olhada em como preparar o chá de camomila:

  1. Coloque ½ litro de água para ferver;
  2. Adicione uma colher de chá de camomila seca dentro de um recipiente;
  3. Depois que a água ferver, jogue-a no recipiente com camomila;
  4. Cubra o recipiente e o deixe abafado por cerca de 15 minutos;
  5. Em seguida, coe o líquido para retirar as ervas;
  6. Sirva-se à vontade: puro, com mel ou limão.

Quais são os efeitos colaterais?

Entre alguns dos principais efeitos colaterais relacionados ao consumo do chá de camomila, estão:

  • Redução do apetite sexual;
  • Reações alérgicas, como dificuldade em respirar, inchaços e choque anafilático;
  • Dores no estômago;
  • Tontura;
  • Náuseas e vômito.

A maioria desses efeitos é causada pelo consumo excessivo do chá de camomila. Se for beber mais de uma vez por dia, não exagere na quantidade de ervas. Coloque sempre a dose indicada.

Os efeitos relacionados às alergias dizem respeito a quem possui alergia a qualquer planta da família das margaridas ou quem é sensível ao pólen.

Leia também:

Hortelã – Para que serve, benefícios e como fazer o chá

E as contraindicações?

  • Mulheres grávidas ou em fase de amamentação;
  • Indivíduos em tratamento com anticoagulantes ou outros medicamentos controlados;
  • Pessoas com alergia a plantas e ervas.

Se você pertence a algum dos grupos acima ou tiver dúvidas, procure um profissional da saúde antes de iniciar o consumo do chá de camomila.

Vale lembrar também que o chá deve ser usado como um complemento à saúde e não pode substituir qualquer tratamento médico prescrito sem a devida orientação profissional.

Chá de Camomila: Para que serve, 15 Benefícios e como preparar
5 (100%) 2 votes

Sobre Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de