Página Inicial » Saúde » Bicarbonato de Sódio – Conheça todas as suas utilidades

Bicarbonato de Sódio – Conheça todas as suas utilidades

Nesse artigo você irá tirar todas as dúvidas sobre o bicarbonato de sódio. Para que ele serve, suas principais utilidades, cuidados e onde comprar.

bicarbonato de sódio

O Bicarbonato de sódio (NaHCO3) diminui acidez estomacal e é utilizado como anti-ácido para tratamento da azia, indigestão e dores pelo estômago. Este produto se resume antiácido de ação bastante veloz. E deve ter uso somente para alívio temporário.

Para as pessoas que necessitam do tratamento de problemas de ácido do estômago a período longo, como exemplo no caso da úlcera péptica, é dever procurar ajuda médica acerca de mais medicamentos, pois o bicarbonato ainda pode mascarar sintomas de complicações bem mais sérias. Porém, não é somente para tais problemas que o bicarbonato tem uso.

Mais utilidades do Bicarbonato de Sódio

Em relação às utilizações na seqüência desta droga, as mesmas não são apresentadas como comprovadas, porém que podem ter prescrição pelo profissional da saúde. Usar tal medicamento para uma situação da seqüência, apenas se tal possuir prescrição pelo profissional da saúde.

– Este medicamento pode ter uso para urina de menor acidez. Tal efeito auxilia rins a dispensar ácido úrico, auxiliando desta maneira para prevenção de gota e pedras em rins.

– O mesmo pode fazer determinados medicamentos, como exemplo sulfonamidas, ter melhor funcionamento ou pode auxiliar o próprio corpo a livrar-se do excesso do medicamento, como exemplo fenobarbital.

– Ainda pode fazer prevenção e tratamento de determinados problemas metabólicos, acidose, gerados por uma enfermidade renal.

Como usar Bicarbonato de Sódio pela via oral

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Ingerir tal medicamento por via oral, no geral, a cada 4 horas, segundo necessário, ou como apontado pelo médico. Seguir todas as instruções dispostas na embalagem do produto. Se não houver certeza acerca de qualquer informação, consultar o próprio médico ou farmacêutico.

No caso das pessoas que estão se automedicando, o que não é recomendado, e os problemas de ácido continuarem ou piorarem após uso deste produto durante 2 semanas, ou se achar que possui problema médico grave, buscar de modo imediato atendimento médico.

Para quem está utilizando esta medicação de modo regular em base diária por período superior a 2 semanas, é possível possuir problema de saúde que necessita do tratamento diverso. Questionar o médico se este é o remédio adequado para si.

Se o médico passou orientação de ingerir tal medicamento para acidose ou para alcalinizar urina, a própria dosagem tem base na condição médica e resposta a tratar.

Para atingir máximo do benefício partindo dessa medicação, a consumir regularmente, de modo exato como de indicação. Geralmente é consumido por via oral, muitas vezes pelo dia. Para lembrar-se, tomar em idêntico horário diariamente. Não aumentar a dose, ingeri-la mais freqüente ou permanecer a ingerir esta por tempo superior do que prescrição.

Leia também: Cloreto de Magnésio, conheça todos os benefícios

Efeitos Colaterais

O inchaço, gases, náuseas podem acontecer. Se algum de tais efeitos tiver persistência ou agravar, contatar o médico ou farmacêutico de modo imediato.

Se o médico apontou uso desta medicação, lembrar-se que o mesmo decidiu que o benefício é superior ao risco dos efeitos colaterais. Vários indivíduos que usam tal medicamento não apresentam efeitos secundários de gravidade.

Informar ao médico de modo imediato se qualquer de tais efeitos secundários graves acontecerem: inchaço em tornozelos, mãos, pés, ou ganho do peso não comum. Quando ingeridas com bicarbonato de sódio, enormes doses de cálcio da própria dieta, medicações ou suplementos podem de forma rara gerar problema de gravidade denominado síndrome leite-álcali.

Perguntar para médico ou farmacêutico acerca da utilização dos produtos de cálcio de modo seguro, no uso de tal medicamento. Informar ao médico de modo imediato se algum de tais efeitos secundários de raridade, porém graves, acontecerem: dores musculares/espasmos, tonturas, fraqueza, mudanças em quantidade da urina, vômitos.

E mudanças mentais/humor, como exemplo irritabilidade, problemas da memória e confusão. E buscar atenção médica de imediato se qualquer de tais efeitos secundários de raridade, porém tão graves acontecem: convulsões e dor em peito. Uma reação alérgica de gravidade a tal droga se resume rara.

Mas, buscar imediatamente atendimento médico se forem percebidos quaisquer sintomas da ação alérgica de gravidade, a incluir: comichão/inchaço em especial da língua/face/garganta, erupção cutânea, dificuldade em respiração, tonturas de gravidade. Há mais possíveis efeitos secundários. Ao notar mais efeitos não citados, contatar o médico ou farmacêutico.

Precauções para utilização oral de Bicarbonato de Sódio

Anteriormente à ingestão do bicarbonato de sódio, informar ao médico ou farmacêutico se há alergia ao mesmo, ou se apresentar quaisquer mais alergias. Tal produto pode oferecer ingredientes inativos, o que pode gerar reações de alergia ou mais complicações. Falar com o farmacêutico para ter maiores detalhes.

Tal produto não deve ter uso se o indivíduo tiver determinadas condições médicas. Anteriormente ao uso deste produto, consultar o médico ou farmacêutico se apresentar: insuficiência cardíaca congestiva, doença renal de gravidade sendo exemplo a incapacidade de urinar.

Ainda problema da respiração, sendo exemplo edema pulmonar. E doença hepática grave como exemplo a cirrose e ascite, inchaços pelos pés/pernas/tornozelos por causa de retenção da água, o edema periférico. E também taxas elevadas do sódio.

Se a pessoa apresentar qualquer uma das seguintes complicações de saúde, fazer consulta com médico ou farmacêutico anteriormente ao uso deste produto: baixas taxas do cálcio, problemas cardíacos sendo exemplo o batimento cardíaco irregular, pressão alta, e enfermidade renal.

Porque este medicamento apresenta sal, sódio, não usar se seguir uma dieta com restrição do sal. Na gestão, tal medicamento deve ter uso apenas quando de modo absoluto de necessidade.

Esse medicamento pode agravar pressão arterial elevada na gestação, toxemia gravídica. Conversar sobre riscos e benefícios com médico. Tal medicamento pode passar ao leite da mãe. Consultar o médico anteriormente à amamentação.

Interações medicamentosas

Na situação de estar ingerindo este produto com orientação do próprio médico, o mesmo ou farmacêutico pode já ter consciência das interações medicamentosas em possibilidade. Não começar, interromper ou alterar a dosagem de qualquer medicação anteriormente de verificação com médico ou farmacêutico.

Anteriormente ao uso deste produto, informar o médico ou farmacêutico se houver uso de qualquer um dos seguintes itens: barbitúricos como exemplo o fenobarbital, aspirina e mais salicilatos, como exemplo salsalato.

Ainda lítio, quinidina, diuréticos como hidroclorotiazida, suplementos de cálcio, medicamentos apresentando revestimento especial para proteção do estômago, o revestimento entérico. E corticosteróides, sendo exemplo prednisona.

Tal medicamento pode diminuir eficácia de determinadas medicações que precisam de ácido estomacal ao trabalho, a incluir: atazanavir, suplementos de ferro, sucralfato, ampicilina, determinados antifúngicos, como exemplo itraconazol e cetoconazol. Anteriormente ao uso desta medicação, consultar o médico ou farmacêutico acerca do gerenciamento dessa interação possível.

Se o médico tenha apontado a ingerir aspirina nas baixas doses a prevenir do ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral, é dever permanecer a menos que o mesmo informe o oposto.

Perguntar ao médico ou farmacêutico em busca de maior detalhamento. Há mais possíveis interações, assim, anteriormente ao uso deste produto, informar ao médico ou farmacêutico sobre todos os itens usados. Se ocorrer suspeita da overdose do bicarbonato de sódio, contatar o médico ou ligar para emergência da cidade.

Leia também: Vinagre de maça ajuda emagrecer e traz benefícios à saúde

Informações importantes sobre o Bicarbonato de Sódio

Os testes médicos e de laboratório, sendo exemplo taxas do cálcio/potássio/ sódio, taxas do bicarbonato, devem ter realização de modo periódico para acompanhamento do progresso ou verificar efeitos secundários na situação de estar ingerindo grandes doses ou ingerir tal medicamento por período superior a 2 semanas.

– Dosagem. Se ocorrer de se esquecer de uma dose, ingerir a mesma assim que for lembrado. Se for próximo do momento da dose seguinte, pular a dose e retomar ao sistema de hábito da administração. Não duplicar dose para recuperação.

– Armazenar. É indicada conservação em temperatura ambiente, entre 15 e 30 graus, distante do calor, umidade e luz. Manter toda medicação fora do alcance de crianças e animais.

Não dispensar medicações em vaso sanitário ou despejar as mesmas no ralo, com exceção da instrução de fazer. Fazer descarte adequado deste produto na situação do vencimento ou deixar de ter necessidade.  É importante se lembrar sempre, o médico e farmacêutico são essenciais, para orientação de possíveis problemas e soluções quando no uso desta medicação.

19 Maneiras de uso do Bicarbonato de Sódio para limpeza e faxina

O bicarbonato de sódio é popular como ingrediente que torna o bolo mais fofo. Porém também pode ser grande aliado na função da limpeza da casa. Tem serventia para limpeza do fogão, retirar odores da geladeira e alimento que fica em panela. Na seqüência são apresentadas 19 utilidades que o pó branco milagroso possui.

1 – Remover odores da geladeira ou freezer
Usar uma colher de sopa do bicarbonato de sódio em meio litro de água morna. Com auxílio do pano, limpar paredes e prateleiras. Nas geladeiras ausentes de frost-free, aguardar degelo para limpar. Então, aplicar outro pano para secagem. O mesmo sistema pode ser realizado em relação às embalagens de plástico.

2 – Limpador de utilização geral
Este pode fazer substituição da maior parte de limpadores comprados. São usadas 2 colheres de sopa do vinagre ou suco de limão, 1 colher de sopa de bórax.      

E 1 colher de sopa do bicarbonato de sódio, 2 xícaras da água quente, 1 colher de sopa do detergente lava-louças. Então misturar e reservar na bisnaga ou frasco de pulverizar. Ter atenção para não dispensar uso de luvas de borracha no trabalho com tal mistura.

3 – Limpar panelas, utensílios da cozinha, potes
Limpar graxa e alimentos fixos nas assadeiras ao umedecer as mesmas usando água quente e borrifar bicarbonato de sódio. Aguardar descansar durante uma hora e esfregar usando esponja.

Para que os alimentos assados ou ressecados nas panelas sejam soltos, ferver água e bicarbonato de sódio no fogo baixo em panelas. No momento que o alimento se desprender, aguardar a panela ficar fria e limpar a mesma.

4 – Remover manchas da panela antiaderente
Ferver 2 colheres de sopa do bicarbonato de sódio, meia xícara do alvejante, e 1 xícara da água em panela durante muitos minutos. Lavar a panela como de habitual.

5 – Remover manchas do queimado
Cobrir manchas nas assadeiras dos biscoitos usando bicarbonato de sódio ou água quente, e esperar 10 minutos. Na seqüência, limpar assadeira usando bicarbonato de sódio com esponja dupla face.

6 – Limpar utensílios de aço inox
Estes podem ser higienizados usando bicarbonato dissolvido na água ou ao borrifar de modo direto na esponja ou pano para limpar. É suficiente esfregar a superfície. Então, enxaguar a mesma e esfregar de forma suave usando camurça para secagem.

7 – Limpar pisos
Limpar pisos cerâmicos dispondo de meia xícara do bicarbonato de sódio no balde de água em temperatura morna. Usar esfregão com a solução e então fazer enxágüe do piso. Remover marcas pretas de salto do sapato em pisos de linóleo, ou vinil, usando esponja dupla face umedecida e mergulhada no bicarbonato de sódio.

8 – Limpar forno
Para higienização integral, deixar uma xícara do amoníaco no forno frio e fechado pela noite para que sujeira seja solta. De manhã, limpar o amoníaco. Então, limpar superfícies usando bicarbonato de sódio.

9 – Manchas do chá e café
Para limpeza de chaleiras e filtros da cafeteira, encher com água, acrescentar 2 ou 3 colheres de sopa do bicarbonato de sódio e ferver durante 10 a 15 minutos. Então, após esfriar utensílio, esfregar e enxaguar inteiramente. Mergulhar esponja umedecida no bicarbonato e esfregar manchas do chá e café sobre xícaras. As manchas difíceis podem exigir ainda um pouco do sal.

Para remoção de manchas da ferrugem nas chaleiras, encher a mesma com água e acrescentar 2 colheres de sopa do bicarbonato de sódio mais suco de metade do limão. Ferver a solução no fogo baixo durante 15 minutos e então enxaguar a mesma.  

10 – Remover gordura
Usar tal solução caseira pra acabar com depósitos da gordura dos painéis traseiros em pias, superfícies com esmalte polidas. São usados 3,5 litros da água quente, uma xícara do amoníaco, meia xícara do vinagre branco, e um quarto da xícara do bicarbonato de sódio. É necessária cautela, sempre utilizar luvas de borracha e trabalhar em lugar com boa ventilação.

11 – Prevenir e eliminar entupimentos
Para que entupimentos sejam evitados, despejar de modo periódico meia xícara do bicarbonato de sódio pelo ralo da própria pia, e na seqüência água quente.

O bicarbonato de sódio e vinagre irão formar espuma que vai limpar dreno e auxiliará para que entupimentos sejam evitados. Utilizar meia xícara do bicarbonato de sódio, e na seqüência 1 xícara do vinagre. No momento que a espuma reduzir, enxaguar dreno usando água quente.

12 – Refrigerador e freezer
A caixa aberta do bicarbonato de sódio em refrigerador vai absorver odores durante até 3 meses. A mesma situação tem eficiência aos freezers.

13 – Esfregar tábua da carne de madeira removendo odores
Diminuir odor de latas de lixo com borrifada do bicarbonato a cada vez que acrescentar lixo. Lavar e desodorizar de modo periódico latas de lixo usando solução com uma xícara do bicarbonato de sódio a cada 3,5 litros da água.

14 – Carpete
Para retirada do mau odor de tapetes e carpetes, é suficiente fazer pulverização do bicarbonato e aspirar na seqüência.

15 – Retirada do mofo
Usar solução de água e bicarbonato para limpeza de superfícies com mofo. Quanto maior fragilidade apresentada pela superfície, usar menos bicarbonato em mistura.

16 – Lavagem de roupa
Acrescentar uma colher de sopa do bicarbonato de sódio e sabão em pó no momento da lavagem de roupas brancas. O produto auxilia na retirada de manchas.

17 – Lata de lixo
Para retirada da sujeira das latas de lixo, é suficiente deixar solução de água e bicarbonato durante alguns minutos.

18 – Limpar esponjas e panos de limpeza
Determinar panos de limpeza e esponjas mergulhados na solução da água e bicarbonato de sódio pela noite.

19 – Mais truques úteis
Borrifar bicarbonato de sódio na esponja umedecida e esfregar frutas e vegetais para retirar sujeira, resíduos do pesticida e cera. Enxaguar muito bem o alimento.

6 Formas práticas de usar o Bicarbonato de Sódio para estética e beleza

É comum ter um pote pequeno do bicarbonato de sódio pela casa, ou ao menos já ter usado alguma vez pela vida. Tal produto apresenta inúmeras utilidades, possui preço muito acessível e é muito fácil de achar. O bicarbonato de sódio tem produção por meio do mineral de carbonato hidratado de sódio, natrão.

1 – Limpeza dos dentes
As propriedades do bicarbonato de sódio auxiliam a retirar manchas, clarear e branquear os dentes, tornando-os mais limpos, já que tem ação como abrasivo. É usada pasta com bicarbonato e água, aplicando sobre escova de dente, e a escovação deve ser suave. Consultar sempre o dentista na necessidade.  

2 – Remover oleosidade capilar
É suficiente fazer mistura de uma colher de sopa do bicarbonato de sódio no copo apresentando água, então esfregar o couro cabeludo no banho.

3 – Maciez das mãos
Para exibir mãos muito macias e unhas higienizadas anteriormente à manicure, mergulhar as mesmas na solução com água morna junto ao bicarbonato de sódio. Aguardar ação durante 5 a 10 minutos.

4 – Pés renovados
O bicarbonato é grande aliado dos pés cansados, ressecados e inchados. Para que fiquem descansados, preparar escalada pés usando água morna e determinadas colheres do bicarbonato. Para esfoliar o pé, acrescentar 2 colheres de sopa do bicarbonato para bacia preenchida de água.

Deixar de molho durante 15 minutos. A pele vai iniciar a amolecer. Na seqüência, preparar máscara cremosa e homogênea usando água mais bicarbonato de sódio. Fazer aplicação da máscara com massagem delicada.

No final, misturar 2 colheres de sopa do mel, mais 1 colher de sopa do sal, fazer aplicação pelos pés com massagem movimentando circularmente e então lavar e secar. Tal processo vai deixar os pés lisos e com maciez.

5 – Banho relaxante
O bicarbonato de sódio possui poder de relaxar e tranqüilizar. É suficiente dissolver 250 gramas do bicarbonato na banheira com água quente. A pele ficará muito macia e com brilho. Se desejar, pegar uma esponja e aplicar um pouco mais do bicarbonato e fazer massagem delicada pelo corpo e rosto.

6 – Limpeza da pele do rosto
Para uma limpeza da face, dispor 1 colher de sopa do bicarbonato de sódio para litro do chá de camomila, aquecer e aguardar fervura. Então, despejar no recipiente, cobrir a cabeça usando toalha e colocar o rosto com proximidade em relação à água sem mergulho, deixar somente que o vapor toque ao menos 10 minutos.

Apresentando poros já muito dilatados, remover os pontos negros e impurezas usando toalha de papel ou algodão. No final, lavar bem o rosto usando água morna e passar hidratante natural.

Onde comprar o bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ser encontrado para comprar em farmácias e supermercados. Nos supermercados ele pode ser encontrado na mesma sessão onde ficam os temperos e ervas.

Sobre Fernanda Mayumi

Leia também

Triptofano: Saiba para que serve, seus benefícios e efeitos colaterais

Além de melhorar a qualidade do sono o triptofano ajuda a reduzir o estresse e …

Leite de Magnésia faz bem para pele? ajuda emagrecer? Veja todos os seus benefícios!

O leite de magnésia ou hidróxido de magnésio é indicado principalmente para tratar da prisão …

  1. JOSE MENDONCA CORREA DE ARAUJO

    Muito esclarecedor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!