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Beterraba: 12 Benefícios, Propriedades e Como Fazer

A beterraba além de proporcionar vários benefícios para saúde, ainda pode ser uma aliada durante os treinos.


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A beterraba é um tubérculo cheio de propriedades que benéficas para o corpo humano.

Com sabor levemente adocicado, pode ser preparado de diversas formas, fato que faz com que esteja presente em muitos pratos e bebidas.

Se você já ouviu falar o quanto esta planta pode ser boa para o corpo humano, fique atento ao artigo.

Nele, iremos expor detalhadamente tudo sobre a beterraba: desde as suas propriedades, até os seus benefícios e como prepará-la para tirar maior proveito das suas vantagens.

beterraba

O que é

Pouca gente sabe, mas o nome beterraba vem do francês. Isso porque, naquela língua, bette significa “acelga”, enquanto rave significa “nabo”. Ou seja, é como se fosse chamado um nabo de acelga.

Além disso, muita gente acaba se confundindo e achando que na realidade ela uma raiz.

Diferente disso, no entanto, ela é um tubérculo. A parte que fica sob a terra é o colo da planta, não uma raiz.

Como curiosidade, a beterraba tem também uma boa concentração de açúcares.

Esse fato faz com que, até mesmo, seja utilizada para fazer etanol, sendo origem de algumas formas de combustível.

Para escolher a melhor beterraba na hora de fazer a feira, alguns cuidados são necessários. Basicamente, o que o consumidor deve procurar é um que não esteja mole. Este é o fator mais importante.

Quanto mais duro for o tubérculo, mais novo ele é. Dê preferência para as pequenas e médias.

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Outra utilização muito comum dela, que pode ser feita normalmente em saladas, mas também em sucos vitaminas, é complementar com outros alimentos.

Quando juntamos ela com a cenoura, por exemplo, ajuda na regulação dos hormônios no corpo.

Propriedades

As propriedades da beterraba são o que conferem à planta tantos benefícios, como veremos adiante.

Basicamente, podemos adiantar de antemão que possui baixa caloria, o que é ótimo, porque pode fornecer várias vantagens à saúde sem prejudicar em dietas.

A beterraba que contém:

  • Vitamina A
  • Vitaminas do complexo B
  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Vitamina K
  • Fibras
  • Potássio
  • Fósforo
  • Cálcio
  • Ferro
  • Manganês
  • Proteínas

12 benefícios da beterraba

Essas propriedades fornecem à beterraba uma ação tão forte que faz com que ela seja bastante recomendada por profissionais da saúde, como médicos e também nutricionistas. Os 12 grandes benefícios são os seguintes:

1. Auxilia no combate a diabetes

Ao controlar o nível da glicose no sangue, evitando picos dela, este tubérculo pode ajudar quem tem diabetes.

2. Evita o envelhecimento precoce

A ação antioxidante faz com que os radicais livres sejam combatidos, garantindo bom estado da pele e dos cabelos. O valor estético do consumo de beterraba é muito apreciado.

3. Melhora a resistência física (ideal para quem treina)

Quem faz exercícios físicos ou é atleta pode se beneficiar do consumo deste alimento, uma vez que ele é rico em nutrientes que melhoram a resistência muscular do corpo, dão mais energia e evitam a fadiga. 

4. Carboidrato de baixo índice glicêmico

Por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, este alimento faz com que o corpo absorva apenas lentamente a energia, não acumulando gordura.

Desse modo, não prejudica o corpo, não dá picos de glicose e não acumula triglicerídeos. É recomendada para dietas low carb, por exemplo.

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5. Auxilia na saúde cardiovascular

Dentro do corpo humano, os nutrientes da beterraba acabam sendo transformados, em parte, em algo chamado ácido nítrico.

Esse ácido nítrico atua no corpo auxiliando a nossa corrente sanguínea a fluir melhor, reduzindo a pressão arterial e combatendo a hipertensão.

6. Previne doenças neurológicas

Estudos também demonstram que a beterraba serve para a prevenção de doenças neurológicas como o mal de Parkinson, o Alzheimer e até mesmo a depressão.

7. Fortalece os tecidos ósseos

Além do cálcio, que é fundamental para os ossos, este tubérculo ainda possui outros minerais e vitaminas que são ótimos.

Isso quer dizer que é ótima para fortalecer os dentes e os ossos, principalmente em pessoas com doenças como a osteoporose.

8. Ajuda a saúde do feto

A beterraba é uma dessas comidas indicadas para quem está na gestação.

A sua ingestão auxilia no desenvolvimento do feto na barriga. Principalmente nas semanas em que está se desenvolvendo a medula espinhal dele.

9. Faz com que o fígado não seja sobrecarregado

Ao atuar como um alimento detox, a beterraba faz com que o nosso organismo se limpe das toxinas do dia a dia (poluição, fumaça de cigarro, alimentos industrializados, etc).

A consequência é que o fígado, responsável por isso, tem menos trabalho e é mais conservado.

10. Ajuda o sistema gastrointestinal

Por ser uma fonte de fibras, ela tem uma consequência que é a de combater e prevenir a constipação. Quem tem problemas para evacuar, pode ter nela um importante aliado.

11. Mantém a saciedade

Outro benefício da beterraba é dar uma sensação de saciedade por mais tempo. Isso é particularmente interessante para quem está de dieta e tem de controlar o que come.

12. Fortalece o sistema imune

Principalmente em função das vitaminas que traz, este tubérculo ajuda o sistema imunológico a se fortalecer.

Formas de preparar a beterraba

A beterraba pode ser preparada de diversas formas. Embora cru, na salada, seja o mais convencional, também pode ser posta em pratos quentes e até em sucos (como os detox).

O que os nutricionistas mais recomendam como forma ideal, porém, é cru – e com casca, preferencialmente.

Assim, segundo eles, os nutrientes são preservados na sua totalidade. Se for colocar em suco, por exemplo, tome sem coar.

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Consumo recomendado diário

Comer beterraba demais pode causar danos ao organismo, assim como qualquer alimento.

Neste caso, principalmente os rins que sofrem. Sendo assim, controle deve ser de cerca de 100g diárias ou 1 xícara de chá.

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