Página Inicial » Musculação e Suplementação » Beta-alanina e seus benefícios aliada a creatina

Beta-alanina e seus benefícios aliada a creatina

Conheça a beta-alanina, um beta-aminoácido que aliado a creatina, pode proporcionar excelentes resultados no ganho de massa muscular.

beta-alanina

O organismo produz muitas substâncias que são necessárias para a manutenção e melhora do mesmo. O corpo produz aminoácidos efetivos, os quais são necessários para ter crescimento muscular. Porém, é possível aliar à produção feita pelo corpo a suplementação de aminoácidos advinda de alimentos ricos desse nutriente.

Um desses aminoácidos, muito importante para a construção muscular, é o beta-alanina. Não é considerado um aminoácido essencial, por ser produzido no organismo, entretanto é possível ingeri-lo para aumentar a concentração deste no organismo. Os aminoácidos são responsáveis pela produção e síntese de proteína dentro das células, principal nutriente que compõem as fibras musculares. Contudo, beta-alanina sozinha não sintetiza as proteínas.

Benefícios da Beta-alanina

Sua principal função é promover a concentração de carnosina, molécula com aminoácidos do tipo histidina e alanina. Quando a carnosina está em alta concentração no músculo, diminui e atrasa as falhas musculares. Quando a beta-alanina aumenta a concentração da carnosina nos músculos, o desempenho durante treinos de grande intensidade fica melhor, proporcionando ao atleta a possibilidade de conseguir melhores resultados.

A principal função da beta-alanina, então, é melhorar a performance dos praticantes de musculação, fazendo com que eles consigam trabalhar os músculos em uma maior intensidade e por mais tempo. Além disso, é possível ver maior resistência aeróbica e anaeróbica, força e explosão, e ganho de massa muscular.

Beta-alanina e a Creatina

Vários estudos têm aliado o uso do beta-alanina ao consumo de creatina como sendo uma das suplementações mais benéficas aos atletas que buscam treinos mais pesados e com melhores resultados. A creatina promove o ganho de massa muscular, juntamente com uma maior força e energia para os atletas durante os treinos mais intensos. Ao unir a possibilidade de manter por mais tempo um treino intenso, o ganho de massa e a força, o atleta poderá ver resultados benéficos que ele procura no treino.

Alguns produtos no mercado de suplementos tem a Beta-alanina em sua composição, os mais conhecidos são os “pré-treino” (óxido nítrico), como os já citados aqui no blog, Super Charge Xtreme da Labrada no qual eu (Admin Carlos) já postei o relato, e o famoso Jack3d da USB Labs. As versões vendidas aqui no Brasil não devem conter a Beta-alanina em suas composições, já que a ANVISA não liberou a venda da substância no país, não só na composição de outros suplementos, como é claro também na forma concentrada, vide o produto da Optimum Nutrition na imagem no início do artigo.

Para aumentar o poder dos benefícios do beta-alanina é necessário fazer o uso prolongado do suplemento. Consumindo cerca de quatro até seis gramas do aminoácido diariamente, no máximo, o que pode aumentar a concentração de carnosina no organismo em 60%. Com o uso durante mais 35 dias, o aumento de carnosina nos músculos sobe para mais 20%.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Para adicionar creatina à suplementação, deve ser iniciado o ciclo deste suplemento duas semanas após o começo do consumo de beta-alanina. O ciclo de creatina é em torno de quatro até 12 semanas. Os benefícios do beta-alanina podem ser mais bem vistos quando forem tomados em 4 doses de 800 mg. Tomar as doses de uma só vez não promove resultado tão bem quanto dividi-las.

Para ver a sua real necessidade suplementação consulte seu médico, faça exames periódicos. Também consulte um nutricionista para que ele alie, além da suplementação, alimentação saudável e balanceada à sua rotina de treinos. Consulte um profissional do esporte para ele acompanhe sua rotina de exercícios e faça com que os resultados sejam ainda mais recompensadores. 

por Raquel Torres Costa Bressan Redatora formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

Sobre Raquel Torres Costa Bressan

Leia também

Qual o Melhor BCAA do mercado em 2017? – Veja agora nossa lista atualizada!

Você conhece qual o melhor BCAA do mercado? Conheça os melhores nacionais e importados segundo a …

Friction da VPX – Como tomar, relatos, preço e onde comprar esse pré-treino

Artigo review sobre o pré-workout Friction da VPX SPORTS. Veja como ele funciona, possíveis efeitos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!