Pesquisar

15 Benefícios da Couve, Propriedades e Como Fazer (receita fit)

Os benefícios da couve para nosso organismo e e estética, já que faz bem para pele e os cabelos, faz com que esse vegetal esteja entre um dos mais indicados para se ter na dieta. Conheça todos os seus benefícios e receitas de suco detox.

Benefícios da Couve


PUBLICIDADE

A couve é um alimento muito comum em pratos de saladas variados.

No entanto, aos poucos este alimento tem ganhado novos papeis nos cardápios, muito em função do seu poder detox. Por isso mesmo, até em sucos e vitaminas ela é, hoje, muito presente.

Este poder desintoxicante da couve é aliada ainda a outros nutrientes, como minerais e vitaminas diversos.

Exatamente em função destas propriedades, ela é capaz de trazer muitos benefícios à saúde.

O que é couve?

Muito popular nas cozinhas brasileiras, a couve corresponde a uma série de espécies da família  das Brassicaceae na botânica.

Ela é utilizada numa grande variedade de pratos, que passam por saladas, conservas, sopas e até sucos e vitaminas.

A couve também é conhecida por seu alto valor nutricional, ademais de ter um efeito desintoxicante, cada vez mais exaltado.

Ela faz parte do grupo dos vegetais de folha verde escura, sendo um dos principais elementos dele, e portanto carrega todos os seus benefícios.

Propriedades da Couve

As propriedades da couve estão dispostas numa série de vitaminas e de minerais. Além disso, é uma boa fonte de carboidratos e de  proteínas – contendo, respectivamente, 11g e 5g numa quantidade correspondente a uma xícara, além de 1g de gordura na mesma porção.

As vitaminas e minerais presentes na couve, além dos macronutrientes já citados (proteínas, gorduras e carboidratos), são os seguintes:

15 benefícios da Couve

Em função de tudo que tem sido visto, é notável que a couve é possuidora de uma série de benefícios ao organismo. Eles são divididos em 15, os quais estão expostos abaixo:

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

1. Desintoxica o organismo

No dia a dia, consumimos uma grande variedade de produtos que fazem mal ao corpo, normalmente entre os industrializados.

Além disso, entramos em contato com substâncias nocivas, como a fumaça dos carros ou de cigarro. Os elementos da couve auxiliam o fígado a trabalhar expulsando isto do organismo e, assim, gerando o efeito desintoxicante.

2. Auxilia no emagrecimento

Quando consumida na quantidade adequada, este alimento facilita o emagrecimento. Isto porque já traz muitos dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, além de gerar saciedade e afastar a fome por mais tempo.

3. Favorece a saúde dos ossos

O fato de ser um alimento rico em cálcio, faz com que esta planta seja ótima para a saúde dos ossos. Ajuda a diminuir o risco de osteoporose e de perda de massa óssea, por exemplo.

Além disso, o fato de também conter magnésio, faz com que este mesmo cálcio, que já é abundante, seja fixado mais facilmente no organismo.

Ou seja, fornece o cálcio e outro mineral que auxilia na sua fixação no corpo, que é o magnésio.

4. Fortalece a imunidade

Com tantas propriedades benéficas ao organismo, a couve também fortalece a defesa do corpo contra agentes externos. Na prática e na linguagem popular, significa que fortalece o sistema imune, evitando infecções por vírus, bactérias e fungos.

5. Regula colesterol

A couve tem elementos que proporcionam o controle do nível de colesterol no sangue. Este alimento provê o colesterol dito bom (HDL), ao passo que reduz os índices daquele negativo (LDL).

6. Combate a diabetes

Outro benefício vindo das propriedades deste alimento é o de combater a diabetes. Faz isto ao evitar picos de glicose no sangue e, por conseguinte, de insulina também.

7. Bom para a pele e para o cabelo

Vitaminas como a A e a E são presentes na couve. Elas têm um efeito antioxidante e de proteção das células, como as da pele e as do cabelo.

Deste modo, evitam problemas como a quebra dos fios e as rugas na pele.

Abaixo o link para você aprender a fazer deliciosas receitas de suco de couve detox.

receitas couve

Leia também:

22 Receitas de Suco de Couve – Com Efeito Detox e para Emagrecer!

8. Mantém o bom humor

A ação de alguns elementos desta herbácea, tais como o magnésio, é responsável pela indução de neurotransmissores no cérebro. Eles fornecem a sensação de bem-estar.

9. Ajuda na circulação sanguínea

Ao auxiliar as artérias e veias a se manterem desobstruídas e sem a formação de coágulos, também favorece a circulação do sangue.

Assim, problemas como trombose são diminuídos, além do coração ter de trabalhar com menos força para fazer o mesmo serviço.

10. Auxilia os intestinos

Quem tem problemas de constipação, pode ter na couve um bom aliado. A grande presença de fibras faz com que este alimento estimule o trabalho dos intestinos, promovendo a regularidade das idas ao banheiro.

11. Útil na formação do feto

De acordo com estudos científicos, a couve pode auxiliar as futuras mamães durante a gravidez. Isto porque fornece nutrientes essenciais para a formação do feto, em especial do sistema nervoso central deles.

12. Bom para os músculos

Minerais como o magnésio são importantes aliados dos tecidos musculares. Presentes nesta herbácea, eles ajudam a melhorar o desempenho físico e a resistência muscular.

13. Tem efeito anti-inflamatório

A couve faz parte daquele grupo de alimentos que possui efeito anti-inflamatório. Na prática, isto significa que diminui os edemas e combate alguns tipos de dor, como as musculares.

14. Regulariza o sono

A atuação desta planta no sistema nervoso central favorece igualmente a regularização do sono. Assim, é capaz de ajudar quem tem problemas de insônia ou de dormir mal.

15. Auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer

Vegetais como esta herbácea são capazes de diminuir alguns tipos de câncer, como o de pulmão, o de pâncreas e o de colorretal. É o que afirmam algumas pesquisas realizadas no exterior.

Como preparar de forma saudável

A couve pode ser consumida de forma saudável numa grande diversidade de modos. O melhor, para usufruir de todos os benefícios, é comer ela crua, após uma boa lavagem, claro.

É importante ressaltar que esta é uma das plantas que mais recebe pesticidas, sendo, por isso, a lavagem ainda mais fundamental.

No entanto, é possível adicionar a outros pratos, como em sopas ou até refogada – embora esta última seja a menos indicada.

Outra alternativa, voltando ao consumo cru, é colocar nos recentemente populares sucos detox.

Como fazer couve receita fit

Leia também:

Espinafre: 11 Benefícios, Propriedades, Como fazer e Receitas

Brócolis – Benefícios para saúde e na musculação!

12 Benefícios da Rúcula, Propriedades e Como fazer

Vagem: 12 Benefícios, propriedades e como fazer

5 grandes benefícios do Repolho, tipos, propriedades e como fazer

Consumo recomendado

Mesmo que seja ótima em benefícios, é importante não exagerar no consumo da couve, assim como de nenhum alimento.

Por isto, uma dose moderada é a ideal. No caso da couve, indica-se um máximo de 5 folhas por dia.

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *