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BCAA: Saiba quando você deve tomar esse suplemento

Tire todas as dúvidas sobre o suplemento BCAA nesse guia completo. Você irá saber como tomar corretamente, períodos recomendados e relatos de outros leitores sobre resultados e melhores marcas.

BCAA para que serve, benefícios e como tomar
Veja como não cometer erros e aproveitar melhor o suplemento BCAA

O que é BCAA?

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BCAA que vem da abreviação de “Branched chain amino acids” que traduzido significa “aminoácidos de cadeia ramificada”, são formados por 3 aminoácidos essenciais e que não são produzidos pelo organismo.

São encontrados no BCAA três aminoácidos:  Valina, Leucina e Isoleucina.

Junto com o Whey Protein, Creatina e Glutamina, o BCAA é um suplemento que está entre os mais famosos e consumidos suplementos alimentares do mundo, e você sabe por que? Vamos te mostrar logo abaixo!

Para que serve o BCAA?

Dos 20 aminoácidos existentes para construção muscular e o bom funcionamento das funções vitais do nosso organismo, o corpo humano só é capaz de produzir metade dessa quantia, cerca de 8 á 10 são obtidos através da alimentação ou no caso do BCAA, pela suplementação.

Por isso atletas que necessitam desses aminoácidos essenciais para completar sua ingestão diária, consomem esse suplemento antes e depois dos treinos de musculação, visando ganhar e manter a massa muscular.

Como tomar BCAA?

Uma pergunta muito comum é: “quanto de BCAA’s tomar por dia?”.

Isso vai depender muito do que você consome no restante do dia. Pois muitos alimentos são ricos em BCAA, como o ovo, frango, carne, peixe, leite, queijos e até mesmo o whey protein é composto por BCAAs e se sua dieta estiver equilibrada, de acordo com seus objetivos e treinos, a suplementação do BCAA é desnecessária.

Mas caso a alimentação não seja suficiente e você precise tomar o BCAA, algumas pesquisas indicam quantidades entre 2-4 gramas antes dos exercícios intensos e 2-4 gramas após os exercícios físicos.

Ou seja, se você pratica atividades físicas como a musculação, por exemplo, tome entre 2 a 4 gramas antes do treino e 2 a 4 gramas no pós treino. 

Devo tomar todos os dias?

Não é necessário tomar BCAA’s todos os dias, apenas nos dias de treino. Nos finais de semana, por exemplo, caso você descanse, manter a dieta através de alimentação sólida já é suficiente.

Qual a melhor marca de BCAA para os leitores?

Qual o melhor?

Elaboramos uma enquete meses atrás, onde nossos leitores votaram em qual eles consideravam a melhor marca, e segundo os resultados, elaboramos um artigo falando um pouco de cada marca que teve mais votos.

É importante você conferir todos os detalhes sobre as melhores e mais confiáveis marcas de BCAA a seguir: 

Veja também:
Qual o Melhor BCAA do mercado em 2019? – LISTA ATUALIZADA!

Preço

Antes de comprar seu BCAA, é muito importante você ler esse artigo que indicamos logo acima, pois não só destacamos as melhores marcas de BCAAs nacionais e importadas segundo os leitores, como também indicamos as lojas mais confiáveis e com os melhores preços da internet. 

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Veja também:
BCAA em Pó, Cápsulas ou Líquido? Para que Serve? Qual a melhor opção?

3 Benefícios do BCAA

1° Recuperação muscular

O principal papel do BCAA é auxiliar na recuperação de lesões musculares, lesões essas formadas durante um treino intenso de musculação.

É importante lembrar que todas as proteínas têm papel fundamental na recuperação muscular.

2° Manutenção e ganho de massa muscular

Durante os exercícios intensos, o corpo entra em estado catabólico e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia.

O resultado disso é a perda de massa muscular. Uma dieta rica com BCAA pode amenizar essas perdas e ainda contribuir para hipertrofia muscular

3° Produção de hormônio anabólico

Além disso, O BCAA também estimula e eleva a produção de insulina, um hormônio altamente anabólico que propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos e permitindo uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos.

Outras funções do BCAA

  • É um estimulante da síntese proteica;
  • Atletas que treinam em alta intensidade se beneficiam com a melhora de seu sistema imunológico;
  • Previne o overtraining, já que recupera a fadiga muscular;
  • Pode auxiliar na melhora da cicatrização;
  • Auxilia no tratamento de encefalopatia hepática;
  • Ajuda a no tratamento da fenilcetonúria;
  • Auxilia no aumento da ingestão proteica, para idosos, por exemplo, que sofrem grande perda de massa muscular.

Engorda ou emagrece?

Não possui efeito emagrecedor, pois não é um termogênico como outros suplementos emagrecedores.

Claro que se utilizado durante uma dieta de restrição calórica e treinos com o objetivo de emagrecer, o BCAA não irá interferir de forma negativa e pode sim auxiliar no emagrecimento.

Quanto a engordar, a resposta para essa dúvida é simples: Não, o BCAA não engorda.

Como dito inicialmente, eles são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e não contém calorias, nem tão pouco carboidratos em sua composição. Elementos que seriam responsáveis para ganho calórico.

Veja esse artigo abaixo onde explicamos com todos os detalhes sobre essa questão:

Veja também:
BCAA Engorda ou Emagrece? (Com base em estudos)

Faz mal? Existem efeitos colaterais?

Caso ocorra durante o uso alguns desses efeitos colaterais:

  • Diarreia e problemas estomacais;
  • Náuseas;
  • Irritações gastrointestinais;
  • Dores de cabeça;
  • coordenação motora afetada;
  • Grandes alterações na glicose sanguínea (alta ou queda nos níveis de açúcar);
  • Flatulência;
  • Constipação;
  • Sobrecarga renal em pessoas com histórico de problemas nos rins (não existe problemas em pessoas saudáveis).

O recomendado é suspender o uso imediatamente e procurar um médico para melhor orientação.

Tomar com outros suplementos alimentares ou termogênicos

Caso queira combinar esse suplemento com uma proteína concentrada, o BCAA pode ser consumido antes do treino e depois do treino tomar sua proteína escolhida, seja albumina, caseína, soy protein ou até mesmo o Whey Protein.

Também pode ser consumido o BCAA com outros aminoácidos como glutamina, creatina, arginina entre outros.

Os BCAAs pode ser consumido em conjunto com termogênicos e emagrecedores.

Leia também:

Albumina: O que é, Benefícios, Colaterais e Como tomar

Resumo com o mais importante

Referências:
Effect of BCAA intake during endurance exercises on fatigue substances, muscle damage substances, and energy metabolism substances. Kim DH1, Kim SH1, Jeong WS1, Lee HY2.
Exercise-induced muscle damage is reduced in resistance-trained males by branched chain amino acids: a randomized, double-blind, placebo controlled study

Sobre Bruna Bosco

Nutricionista formada em 2011 e pós graduada em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Esportiva pela UNICAMP.

295 Comentários

  1. Boa tarde. Tenho tomado bcaa já faz alguns meses. Antes do bcaa eu já tomava levitam multivitaminico. Há pouco tempo adicionei a minha dieta levedura de cerveja e tribulus terrestres. Todos de marcas desconhecidas que encontrei com bom preço nas farmácias daqui da minha cidade exceto o levitam. Porém eu não faço academia, eu trabalho em um frigorífico, trabalho pesado fazendo muita força o dia todo. Então pergunto. É correto eu tomar estes suplementos e se existe alguma contra indicação por eu teabalhar e área refrigerada? Lembrando que me fez bem a combinação dos suplementos já tem um mês que parei com bcaa e senti uma grande diferença no meu rendimento.

  2. Eu passava 76 agora to pensando 73 não pedir nada ainda só que eu quero ver logo resultado eu posso tomar bcca top

  3. E recomendado tomar 3 tabletes do BCAA antes e depois do treino?

  4. Tenho Hipercalórico e BCAA, Posso consumir os dois juntos no pre-treino e de novo no pós-treino ???? Qual método mais eficaz ??

    • BCAA antes do treino e hipercalórico no pós treino ou BCAA antes e depois do treino e o hipercalórico nas refeições, como indica os fabricantes do suplemento. Você escolhe uma das alternativas de acordo com sua rotina alimentar ou conforme orientação do nutricionista.

  5. Matéria muito bem explicada, só uma ajudinha aqui, eu treino a noite depois do trabalho, qual o melhor horário pra tomar whey, bcaa e a creatina?
    Comprei um kit dos três só que não sei como combinar para o ganho de massa muscular.
    Desde já agradeço!

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