Pesquisar
Bacopa monnieri

Bacopa Monnieri: Para que serve, 8 Benefícios, Colaterais e Como tomar

A Bacopa Monnieri tem apresentando excelentes resultados no alivio do estresse e os distúrbios que podem ser ocasionados, como: problemas de memoria, concentração, depressão, ansiedade, além de outras doenças. Saiba tudo agora.


PUBLICIDADE

Índice – O que você irá ver nesse artigo sobre a Bacopa Monnieri:

O que é:

Bacopa Monnieri é uma planta rasteira com flores violetas e brancas natural da região da Índia, também é muito conhecida como Brahmi.

A planta tem sabor doce e  amargo e ação adstringente que causa efeito refrescante. Age ajudando o corpo e se adaptar a situações de estresse.

É muito usada pela medicina Ayurvédica que é a medicina tradicional da Índia para trazer equilíbrio a vida emocional e assim ajudar na busca pela longevidade. É conhecida por ser um aliado na manutenção das funções cerebrais.

Também age como cicatrizante, anti reumática, no combate a doenças intestinais e estomacais.

Para que serve Bacopa Monnieri:

A Bacopa Monnieri é usada principalmente para tratar problemas psico emocionais, como estresse, ansiedade, insônia e perda de memória.

Também tem ação potencializadora para o cérebro e assim aumenta a capacidade de memória, o aprendizado, a concentração e também conseguindo amenizar os sintomas relacionados a problemas de déficit de atenção e dislexia.

É muito indicado para pessoas com mais de 50 anos que vem sentindo o aparecimento desses problemas mas que não desejam parar suas atividades cotidianas por conta do processo de envelhecimento.

Porém há outras indicações para o seu uso, como para tratar síndrome do intestino irritável, que tem como característica o aparecimento dos sintomas após o aparecimento de situações emocionais.

Leia também:

Ashwagandha – Para que serve, 16 Benefícios e onde comprar

Função:

A Bacopa Monnieri tem função de melhorar perdas de memória causada pelo estresse ou pela perda natural das funções cognitivas de pessoas com mais de 50 anos.

Além disso vem se mostrando muito promissora no tratamento de doenças que causam perda de memória como por exemplo o alzheimer.  

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

Outra função é no combate a problemas que envolvem o emocional como estresse, depressão, ansiedade, insônia.

Age como antioxidante, que são responsáveis pela renovação das células do corpo, principalmente as cerebrais, isso evita essas perdas cognitivas comuns ao processo de envelhecimento.

8 Benefícios Bacopa Monnieri:

1 – Melhora da perda de memória:

A Bacopa atua como antioxidante protegendo as células de todo o organismo, principalmente as células cerebrais e os neurônios, assim retarda o aparecimento da perda de memória.

2 – Melhora a concentração:

Auxilia no tratamento de distúrbios de déficit de atenção e de concentração pois age diretamente no cérebro como calmante ajudando a alcançar mais concentração.

3 – Tratamento de distúrbios psicoemocionais:

A ação de calmante ajuda a tratar a ansiedade e estresse que também estão ligados a casos de perda de memória, também alivia os sintomas da depressão e insônia e ajuda no controle da respiração em situações de estresse.

4 – Prevenção do alzheimer:

Sua ação antioxidante que protege as células também ajuda a prevenir, retardar o aparecimento do Alzheimer ou aliviar os sintomas associados à doença.

5 – Potente no tratamento de infecções:

Tem ação antiinflamatória que ajuda no combate de infecções bacterianas através do uso da tinta retirada de sua folha.

6 – Ajuda no tratamento da hipertensão:

É uma planta com propriedades diuréticas, ou seja, aumenta a eliminação de líquidos pelo corpo, essa menor quantidade de líquidos no sangue causa uma diminuição da pressão arterial em até 20%.

7 – Ajuda no tratamento a queimaduras:

Age também como cicatrizante, estimulando o crescimento de uma nova camada de pele e assim eliminando o foco da queimadura.

8 – Ajuda na função hepática:

Uma de suas ações é como estimulante para aumentar o funcionamento das células hepáticas, que são responsáveis por filtrar todo o sangue e eliminar as toxinas do organismo.

Como tomar e dosagem:

 O medicamento deve ser ingerido inteiro com um copo de água, não é recomendado que seja partido ou triturado, durante uma das refeições do dia.

A dosagem deve ser de 2 comprimidos por dia 1 vez ao dia, por via oral.

O tempo do tratamento é de 12 semanas,  é nesse período que os resultados podem começar a ser vistos.

Mesmo com essa recomendação é indicado procurar orientação médica para ele definir a melhor dose para o seu caso.

Possíveis efeitos colaterais:

Por se tratar de uma erva natural o aparecimento de efeitos colaterais, em caso de uso na forma correta, são raros.

Podem aparecer cólicas intestinais, náuseas e aumento da atividade intestinal.

Em casos mais graves pode surgir palpitações, fadiga, sede e boca seca. Porém todos os sintomas costumam desaparecer em pouco tempo.

A Bacopa Monnieri tem em sua composição saponas que são componentes que podem causar irritação intestinal provocando o aparecimento dos sintomas listados, porém se consumido junto com as refeições esses efeitos são minimizados.

Em todo caso é sempre importante consultar um médico antes de iniciar o tratamento para garantir que o fitoterápico não apresenta riscos para a sua saúde.

Bacopa Monnieri – Contraindicações:

O fitoterápico é contra indicado em caso de hipersensibilidade a qualquer dos componentes;

  • Não deve ser ingerido por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem orientação médica;
  • Pessoas com problemas de hemorragias ou problemas de coagulação podem ter o quadro agravado pelo uso da Bacopa;
  • Diabéticos que fazem uso de medicamento contínuo, também não devem iniciar o uso do Bacopa sem Monnieri sem orientação e supervisão de um profissional;
  • Pessoas com problemas de hipotensão não devem consumir esse produto pois podem ter problemas com a Bacopa já que esta atua como diurético e pode potencializar a queda da pressão.

Em casos de cirurgia, mesmo cirurgias dentárias, é indicado interromper o uso do fitoterápico pelo menos 2 semanas antes para evitar hemorragias.

Leia também:

Centella Asiática – Saiba para que serve, seus benefícios e efeitos colaterais

Cuidados:

Antes de iniciar o tratamento é indicado procurar um médico para que ele certifique que esse é o melhor tratamento para o seu problema.

A dosagem quando indicada por um especialista tem melhores efeitos e diminui as chances de efeitos colaterais.

Antes de realizar uma cirurgia é importante informar ao seu médico ou dentista o uso da Bacopa Monnieri para que o profissional determine o tempo de pausa necessário antes de realizar o procedimento.

 Referências:

Bacopa Monnieri: Para que serve, 8 Benefícios, Colaterais e Como tomar
5 (100%) 2 votes

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de