fbpx
Pesquisar

Astaxantina: Para que Serve, 11 Benefícios, Alimentos e Como tomar

Atualizado em
Compartilhe:

A astaxantina é excelente antioxidante que ajuda a prevenir e tratar várias várias doenças. Ainda traz benefícios estéticos e aumenta a fertilidade do homem. Saiba mais agora!

Astaxantina


PUBLICIDADE

A astaxantina é um poderoso carotenoide produzido por microalgas. A substância está presente em peixes e frutos do mar que se alimentam delas, como lagosta, truta e camarões.

É responsável pela pigmentação vermelha dessas criaturas, dando o aspecto rosado do salmão selvagem, por exemplo.

Possui uma ação antioxidante extremamente eficaz, agindo contra os radicais livres que em excesso prejudicam o nosso corpo.

Ela tem sido associada a diversos benefícios, como aumento da resistência em atividades físicas, saúde da pele, prevenção de doenças cardíacas, auxílio no tratamento ao câncer de mama, entre outros.

A dose recomendada por dia é de 6 a 8mg. A suplementação através de cápsulas é mais acessível, já que a astaxantina só em encontradas em alimentos mais caros (como lagosta e salmão), inviabilizando o consumo diário.

O que é e para o que serve a astaxantina

A astaxantina é um carotenoide vermelho encontrado em trutas, microalgas, leveduras e camarões, entre outras criaturas marinhas. É também parte do salmão selvagem, dando ao peixe o aspecto mais rosado.

Benefícios

Muitos benefícios são atribuídos a substância, como uma pele mais saudável, maior resistência, saúde cardíaca, melhora da dor nas articulações e tratamento ao câncer. Vamos conhecer mais detalhes a seguir.

1. Rica em antioxidantes

Os antioxidantes são moléculas que agem no nosso organismo, protegendo o nosso corpo dos danos excessivos causados pelos radicais livres, que prejudicam as células, causando envelhecimento precoce.

A astaxantina é extremamente rica em propriedades antioxidantes, sendo a principal fonte de benefícios da substância, usadas até no tratamento de câncer.

Também promove a melhoria do fluxo sanguíneo, a redução do estresse oxidativo em fumantes e em quem possui excesso de peso.

 Um estudo comparativo entre a astaxantina e outros carotenoides mostrou que ela possui a maior eficiência antioxidante contra os radicais livres.

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

2. Auxílio no tratamento contra o câncer

Graças a incrível ação antioxidante, muitas pesquisas atuais buscam mostrar como a substância pode ajudar no tratamento de diversos tipos de câncer.

Uma delas encontrou benefícios a curto e a longo prazo em determinadas categorias da doença, como mama, reduzindo o crescimento das células cancerígenas.

3. Faz bem para a pele

Estudos mostraram que a astaxantina ajuda a diminuir rugas, sinais de envelhecimento, além de promover a umidade da pele. Os resultados foram apresentados tanto em homens quanto em mulheres.

Outras fontes também afirmam que a substância ajuda a bloquear os raios UV, diminuindo danos, inflamações e agindo como um protetor solar. Ela também aumenta a elasticidade da pele.

4. Aumenta a resistência

O carotenoide estimula o uso de ácidos graxos pelo corpo, aumentando a resistência em exercícios, prevenindo danos musculares e diminuindo a fadiga.

Também protege e acelera o tempo de recuperação do nosso corpo, através do combate aos radicais livres produzidos pela atividade física.

5. Promove a saúde cardíaca

Estudos analisaram os efeitos da astaxantina em relação a hipertensão, os resultados mostraram que ela pode melhorar os níveis de elastina e da parede arterial.

Outras afirmações mostram que ela pode prevenir doenças cardíacas, além de diminuir os níveis de colesterol.

6. Diminui a dor nas articulações

A substância pode diminuir a inflamação e os sintomas de dores nas articulações, relacionadas a condições como artrite e a síndrome do túnel do carpo.

7. Aumento da fertilidade masculina

Estudos mostraram resultados positivos em fatores relacionados a fertilidade masculina e otimização de aspectos espermáticos, como contagem e motilidade.

Outros benefícios

  • Proteção do tecido cerebral;
  • Ação anti inflamatória;
  • Aumento da imunidade;
  • Estimula a produção de glóbulos brancos;

Astaxantina emagrece?

Estudos realizados na Coreia do Sul, mostraram que obesos que ingeriam até 5mg de astaxantina por dia, tiveram redução no stress oxidativo elevado em indivíduos com excesso de peso e obesos.

Ainda é necessário mais estudos para comprovar a real eficacia na perda de gordura.

Alimentos ricos em astaxantina

alimentos ricos em Astaxantina

A astaxantina é produzida no mar apenas pelas microalgas. É encontrada em organismos que se alimentam dessas substâncias, como:

  • Salmão selvagem;
  • Camarão;
  • Truta;
  • Lagosta;
  • Caranguejo,

Dosagem e como tomar

A recomendação de dosagem é de 6 a 8mg por dia. No entanto, as fontes alimentícias são limitadas e muitas vezes extremamente caras, inviabilizando o consumo diário.

Por isso, é possível utilizar a suplementação, através de cápsulas produzidas pela indústria farmacêuticas.

A partir delas, os benefícios podem ser aproveitados, de uma forma mais econômica e acessível.

As cápsulas devem ser consumidas uma vez ao dia, sempre antes de alguma refeição. Para quem pratica esporte, elas podem ser ingeridas meia hora antes do treino.

Leia também:

Resveratrol: Para que serve, 8 Benefícios e Onde Encontrar

Glutationa – O que é, função, benefícios, fontes nos alimentos, preço e onde comprar

Ubiquinol – Para que serve, Indicação, dosagem e onde comprar

Coenzima Q10 – Para que serve, benefícios, efeitos colaterais e dosagem

Efeitos colaterais e contraindicações

Não foram encontrados efeitos colaterais relacionados a astaxantina em doses de até 48mg por dia. O consumo através dos alimentos é totalmente seguro.

Quanto a suplementação, é importante se manter nas dosagens recomendadas e pedir indicações ao fabricante. É melhor absorvida quando ingerido junto a alimentos.

Embora não existam contraindicações conhecidas, é indicados que mulheres grávidas ou aquelas que estão amamentando não consumam as cápsulas.

Lembre-se de sempre procurar um médico ou nutricionista antes de ingerir suplementos de qualquer tipo.

 Referências:
Antioxidant activities of astaxanthin and related carotenoids ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10775364.
Antihypertensive potential and mechanism of action of astaxanthin: III. Antioxidant and histopathological effects in spontaneously hypertensive rats.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16595899

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de