Pesquisar
Ashwagandha
Tire agora todas as dúvidas sobre Ashwagandha!

Ashwagandha – Para que serve, 16 Benefícios e onde comprar

Saiba o que realmente é o Ashwagandha, também conhecido como ginseng indiano, como tomar corretamente e possíveis efeitos colaterais.

A planta Ashwagandha Sanskrito também é conhecida em alguns lugares do mundo como “ginseng indiano” (por sua propriedade rejuvenescedora).

Ela é muito utilizada nas medicinas asiática e africana, principalmente na área da memória, especialmente a raiz e as bagas.

O nome incomum vem das palavras “ashva” e “gandha”, que respectivamente significam “cavalo” e “odor”. Em uma tradução livre, a expressão significaria “o respiro do cavalo”. Talvez isso explique um pouco o seu forte aroma.

Mas não é apenas seu cheiro que é forte. Por ser uma erva adaptogênica, essa planta exótica também é utilizada pela sua poderosa adaptação, o que auxilia a pessoa em situações adversas ligadas à temperatura e outros problemas envolvendo toxinas.

Mais de 200 estudos sobre a Ashwagandha já foram realizados e reconhecidos pela comunidade médica no exterior.

Índice – Principais informações sobre Ashwagandha nesse artigo:

Origem

A planta Ashwagandha tem origem nas regiões mais secas da Índia. Porém, hoje em dia é largamente cultivada e revendida pelos mais diversos países ao redor do mundo.

Para que serve?

O que é e para que serve?

A Ashwagandha pode ser chamada de “alimento luz” exatamente por ser utilizada para diversos propósitos, de naturezas bem variadas.

Diversos estudos ainda estão sendo feitos sobre a planta e algumas investigações chegaram à conclusão de que ela é bem eficiente no tratamento contra o TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) em crianças.

As propriedades presentes na Ashwagandha conseguem melhorar a atenção e controlar os impulsos causados pela ansiedade e pela distração.

É indicado que o tratamento seja feito em conjunto com uma dieta saudável e orientada por algum profissional para seu caso específico.

Leia também:

Rhodiola Rosea (raiz de ouro) – O que é, Benefícios e onde comprar

Ginseng, alivia o estresse e faz bem para o coração

Benefícios

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

A  Ashwagandha serve para ajudar a melhorar muitos aspectos do nosso organismo, desde problemas com memória até desordens de ansiedade. Porém, seus benefícios não acabam por aí.

Confira abaixo as diversas vantagens que esta planta que faz tanto sucesso na Índia e na África pode trazer para a sua vida:

1. Redução dos níveis de açúcar no sangue: é ideal para quem sofre com o diabetes.

2. Melhora nos sintomas do mal de Parkinson: se usada junto com certas ervas, ela pode ajudar muito no tratamento desta doença.

3. Redução da infertilidade masculina: ela eleva a qualidade do esperma e melhora o desempenho sexual de ambos os sexos.

4. Diminuição da fadiga depois de atividades físicas extenuantes: o ginseng indiano auxilia na redução do cansaço.

5. Melhora nos sintomas da artrite: se utilizada em conjunto com o suplemento Aticulin-F, é possível reduzir os efeitos do problema.

6. Ajuda no tratamento da tireoide e das glândulas adrenais.

7. Pode Previne e ainda auxiliar no tratamento contra o câncer.

8. Eleva o humor e aumenta a energia para as atividades do dia a dia.

9. Diminui do colesterol: melhores resultados podem ser obtidos se houver, em conjunto, uma dieta balanceada.

10. Redução da degeneração das células.

11. Aumento da resistência imunológica.

12. Melhoria em relação à memória, aprendizado e tempo de reação.

13. Efeito anti-inflamatório.

14. Ação contra a degeneração cerebral, o que evita doenças como o Mal de Alzheimer, por exemplo.

15. Redução da depressão: o melhor é que esta planta não tem os efeitos colaterais pesados normalmente encontrados em antidepressivos;

16. Prevenção contra a insônia.

Além disso tudo, a Ashwagandha também age bem no combate a:

em po raiz ginseng indiano

  • Tuberculose;
  • Tumores;
  • Inchaços e inflamações;
  • Sinais de envelhecimento;
  • Fibromialgia;
  • Ulcerações.

Como tomar

Atualmente o método mais comum de consumo da Ashwagandha é em cápsulas. Geralmente a dosagem indicada é de 600 mg à 1000 mg por dia.

Também existem comprimidos, que normalmente são tomados pela manhã, o que proporciona um ótimo efeito energético durante o dia inteiro.

Se quiser um efeito mais imediato para lidar com crises de ansiedade ou insônia, pode colocar a erva em pó dentro de um copo de leite.

A dosagem indicada para esse tipo de consumo é de 3g.

Algumas pessoas preferem consumi-la na forma de chás, para saborear seu gosto amargo e sua força termogênica.

A dosagem ideal para esses chás é de 1 a 6g da erva inteira. Também é possível misturar com outros ingredientes saudáveis para disfarçar o gosto forte.

Leia também => Ginkgo Biloba: Para que serve, 16 Benefícios, Bula e Como tomar

Preço e onde comprar

Onde comprar em cápsulas?

Farmácias de manipulação que comercializam o Ashwagandha na internet, tem vendido cada pote com 60 cápsulas com 500mg cada cápsula, em torno de R$52,50 até R$78,90.

Caso queira comprar o Ashwagandha por um preço justo em uma loja de confiança e nossa parceira há muitos anos, clique no botão abaixo:

Onde comprar

Contraindicações

A Ashwagandha deve ser evitada em algumas situações específicas, como por exemplo:

Mulheres em fase de amamentação e gestantes, já que algumas evidências parecem apontar que a planta pode causar abortos espontâneos e prejuízos na fórmula do leite materno;

Pessoas diabéticas que já fazem uso de outros medicamentos. Se o consumo da Ashwagandha não for controlado ele pode causar hipoglicemia;

Indivíduos com pressão baixa, pois a planta pode diminuir a pressão arterial se consumida de maneira irregular;

Por interferir no sistema imunológico, ela pode acabar causando algumas alterações prejudiciais às pessoas que já possuem alguma doença imunodeficiente, como lúpus ou esclerose múltipla;

Situações de úlcera ou irritações no sistema gastrointestinal;

Quem tem problemas na tireoide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo, deve utilizar a Ashwagandha de maneira cuidadosa, pois, apesar de benefícios que ela proporciona, seu uso também pode aumentar os níveis de hormônios da glândula.

Quem fará algum procedimento cirúrgico no qual será necessário anestesia também precisa consumir com moderação, pois a Ashwagandha pode desacelerar o sistema nervoso central, afetando a reação de anestesias e de outras substâncias cirúrgicas.

 

Efeitos colaterais

Se utilizada de maneira responsável, a Ashwagandha raramente possui efeitos colaterais muito problemáticos.

As pesquisas afirmam que seu tratamento a curto prazo é seguro, apesar de ainda estudarem o uso a longo prazo.

Se tomada em excesso, a planta pode causar mal-estar, náusea, vômitos, diarreia e dores no estômago.

Também é bom prestar atenção nos medicamentos utilizados em conjunto com o ginseng indiano, pois alguns podem interferir em seus efeitos de maneira negativa, como por exemplo os sedativos Ativan, Klonopin e Valium.

Eles tiram a eficiência do efeito energético, enquanto outros medicamentos podem prejudicar o efeito calmante.

Ashwagandha – Para que serve, 16 Benefícios e onde comprar
3.7 (74.55%) 11 votes

Sobre Equipe Treino Mestre

Artigos assinados pelo Treino Mestre são escritos pela nossa equipe de profissionais de Educação Física, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Atletas e demais colaboradores ligados a saúde e ao esporte. Conheça a equipe principal do Treino Mestre clicando aqui.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de