Página Inicial » Whey Protein » Anvisa proíbe 20 marcas de Whey Protein de serem comercializadas

Anvisa proíbe 20 marcas de Whey Protein de serem comercializadas

Veja a lista com as 20 marcas de Whey Protein proibidas pela Anvisa por apresentarem irregularidades.

O mercado de suplementos vem sofrendo várias mudanças e proibições. Não que isto seja novidade, pois praticamente todos os anos isso ocorre. O que vem surpreendendo é o número de proibições. Para completar este cenário, uma das maiores proibições ocorreu no último dia 27 de fevereiro. Cerca de 14 marcas de Whey Protein foram proibidas de serem comercializadas. A proibição destas 20 marcas corresponde a 20 lotes de Whey Protein. A proibição ocorreu depois de uma série de denuncias e consequente investigação por parte do órgão regulatório.

GettyImages

Antes da proibição a Anvisa testou 25 marcas diferentes de variados suplementos proteicos, para apurar diversas denúncias que acusavam irregularidades na quantidade de carboidratos o e proteínas que eram declaradas nos rótulos destes produtos. A Anvisa preconiza que de acordo com a legislação, é tolerável uma diferença de cerca de 20% entre as informações nutricionais que são apresentadas na embalagem do produto e em sua real composição. Na análise dos suplementos, vinte destes extrapolaram esse limite. Entre estes, dezenove deles continham uma quantidade de carboidratos superior à que foi declarada no rótulo e um deles com uma quantidade menor do que a informada.

Estas variações podem comprometer não apenas o resultado que o suplemento deve apresentar, como acaba não entregando o que se espera deles. Desta forma, o produto é considerado irregular. Entre as marcas testadas, a que apresentou uma maior diferença entre o que era apresentado no rótulo e a composição real do produto foi o suplemento proteico para atletas com aroma Idêntico ao natural de milho, que pertence a marca Whey NO2 Pro, pertencente a empresa Pro Corps. Além disso, os diversos testes também mostraram que onze suplementos também apresentavam na sua composição diversos ingredientes que não eram declarados no rótulo, como soja, amido ou milho.

A punição que a Anvisa aplicou vale apenas para os lotes que foram examinados. Além disso a agência informou também que vai ficar no aguardo pela resposta e justificativa dos fabricantes. Caso as irregularidades venham a serem confirmadas, a suspensão das vendas destes produtos se aplicarão a todos os lotes das marcas proibidas de serem vendidas. Caso as empresas sejam flagradas distribuindo ou comercializando os suplementos que foram suspensos, poderão sofrer desde uma simples advertência, até interdição ou multa, que pode ter uma valor entre 2 000 a 1 500 000 de reais.

Abaixo as marcas que foram proibidas de serem comercializadas

1. Bio Whey Protein – Performance

2. Designer Whey Protein

3. Extreme Whey Protein sabor morango – Solaris

4. Extreme Whey Protein sabor baunilha – Solaris

O TEXTO CONTINUA APÓS ESSA PUBLICIDADE!

5. Fisio Whey Concentrado NO2

6. Isolate Whey – Neo Nutri

7. Peter Food – Whey NO2 + Creatine

8. Muscle Whey Proto NO2 – Neo Nutri

9. Ultra Pure Whey+ Isolate Whey – Nutrilatina Age Superior

10. Super Whey 3W – IntegralMedica

11. Super Whey 100% Pure – IntegralMedica

12. Super Nitro Whey NO2 – American Line Suplements

13. Whey Protein Optimazer – Cyberform

14. Whey Protein 3W – DNA Design Nutrição Avançada

15. Whey NO2 Pro Baunilha – Pro Corps

16. Whey NO2 Pro – Pro Corps

17. Whey 5W Pro – Pro Corps

18. 3W – Fast Nutrition

19. 100% Whey Xtreme – Pharma

20. 100% Ultra Whey – Ultratech Supplements

Leia também:
Whey Protein – As melhores marcas do mercado

Como já mencionei, esta proibição ainda é temporária e se as marcas se adequarem e apresentarem uma justificativa para tal fato, provavelmente poderão voltar a comercializar estes produtos. Porém é muito importante ressaltar que o que aconteceu é grave e que elas estavam vendendo algo que não entregavam de fato. O papel da Anvisa foi muito importante e este tipo de fiscalização é muito importante, pois melhora a qualidade do que ingerimos. Lembre-se que no que se refere a suplementos, a qualidade deles é fundamental, caso contrário estes não produzem os efeitos que dizem produzir e ainda arriscam a sua saúde. Bons treinos!

Sobre Sandro Lenzi

Educador físico apaixonado pelo desenvolvimento humano. Atuo como produtor de conteúdo, personal trainer e com consultoria online.
CREF: 22643-G/SC

Leia também

Whey Protein Probiótica é bom? Veja seus benefícios, preço e onde comprar

O whey protein se tornou nos últimos anos uma verdadeira febre dentro e fora das …

Whey Protein feminino – Para que serve, se engorda, como tomar e melhor marca

Hoje em dia é muito comum encontrar suplementos para mulheres, e nesse artigo vamos falar …

  1. Esse tipo de coisa acaba desmerecendo ainda mais o já mal falado mercado de suplementos nacionais. Por isso que prefiro sempre comprar suplementos importados que são, muitas vezes, mais baratos do que os nacionais e, comprando as marcas certas, as chances de problemas são ínfimas, haja vista o rigoroso controle exercido pelos órgãos reguladores estrangeiros.

    O inconveniente, muitas vezes, é o prazo que se leva para receber o produto, por isso é importante planejar a compra com antecedência para não ficar sem e cair nas mãos desses placebos.

  2. LUIZ CARLOS BORGES GARCIA

    Neste site existe 20 marcas de whey protein que foram proibidas de serem comercializadas, a marca pro corps sabor milho é uma delas, todas os sabores da pro corps estão sendo proibidas de ser comercializadas ou só a de sabor milho, e queria saber a de sabor chocolate por exemplo Lote: AB50 – Validade: Fev. 2015
    Poderiam me esclarecer esta dúvida por favor…

  3. Queria saber se o whey no2 da pro corps sabor morango, tambem se inclui entre essas proibidas pois comprei uma dessa hoje e ainda não tinha conhecimento sobre isso. se puderem me esclarecer essa duvida ficarei muito grato aguardando respostas. Obrigado.

  4. Eu não entendo nada de sumplemento. Como poderia saber mais? Gostaria de saber se existe algum tipo para meu caso. Quero fortalecer musculos e perder flacidez. Tenho porblema de coluna e não fui liberada ainda pra atividade fisica. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curta-nos no Facebook!