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Amendoim: Com excelentes benefícios para saúde ainda ajuda emagrecer

Presente na dieta de praticantes musculação, o amendoim é um grande aliado do coração e não engorda.

Amendoim e seus benefícios para saúde

Uma oleaginosa conhecida em Portugal pelo nome de alcagoita, o amendoim é o tipo de alimento que quase todo mundo aprecia. Ele é bastante consumido como petisco na mesa de um bar e é sempre presente durante as festas juninas, seja na forma de doces como o pé de moleque ou apenas cozido com sal, com um gosto maravilhoso. O amendoim também é um grande auxiliar dos marombeiros por ter grande quantidade de proteínas. Nos EUA é muito comum o consumo da pasta de amendoim, para eles, esse alimento é como se fosse o nosso feijão com arroz.

Apesar de ser bastante nutritivo e saboroso é preciso ter cuidado com a quantidade que é consumida. Em apenas 100 gramas do alimento temos 600 calorias! Porém, não tem nenhum problema se o amendoim for ingerido de forma controla e sob orientação de um profissional inserido numa dieta balanceada e adaptada para o seu estilo de vida.

Alergia ao amendoim

Existem algumas pessoas que têm alergia a alguns tipos de alimentos e o amendoim é um dos mais comuns. Aqui no Brasil esse tipo de alergia é rara e alguns especialistas dizem que isso se deve ao consumo de feijão desde de muito jovem, o que acaba criando anticorpos caso sejam necessários para neutralizar a ação danosa que o amendoim pode causar a indivíduos específicos.

É preciso saber diferenciar a alergia ao amendoim de outros sintomas. Conseguir identificar uma reação alérgica quando ela está acontecendo evita muitos danos à saúde e pode também salvar uma vida. Os primeiros sinais são inchaço, vermelhidão e também um bloqueio nas vias aéreas, que ficam contraídas dificultando a passagem do ar. Esses sinais e sintomas são conhecidos como Choque Anafilático. A pessoa começa a ficar cianótica (por causa da falta de oxigênio) e isso pode ser visto quando as pontas dos dedos e os lábios como a ficar de cor roxa. A reação alérgica pode acontecer minutos ou até mesmo horas depois de consumir o alimento.

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Benefícios do amendoim

Aliado do coração
Uma pesquisa que foi divulgada na revista JAMA dos EUA mostrou que o consumo de amendoim conseguiu diminuir a taxa de mortalidade como um todo. O estudo foi realizado com 70 mil pessoas brancas e negras dos Estados Unidos e 130 mil na cidade de Xangai. Além disso, houve uma redução específica nas doenças cardiovasculares e mortes causadas por esse mal. A redução foi de 23% a 38%, números bastante significativos.

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Ajuda no emagrecimento
Parece até brincadeira, como um alimento tão calórico pode ajudar na perda de peso? Quando consumido de maneira moderada (cerca de 40 gramas por dia), antes das refeições, o amendoim, por conter grandes quantidades de proteínas e boas gorduras, consegue ofertar maior saciedade. Assim, na hora do almoço ou jantar, por exemplo, você acaba comendo menos do que o habitual. Além disso, essa oleaginosa contém ômega-9, um tipo de gordura boa que consegue ativar o funcionamento da adiponectina. Este hormônio está envolvido na função de gerar energia a partir dos depósitos de gordura. Sendo assim, ele consegue ativar a queima da gordura localizada.

Rico em boas gorduras
Além de ser um ótimo antioxidante pois é 
rico em Vitamina E, praticamente metade da gordura presente no amendoim é formada por ômega-9. Essa gordura fornece proteção para o sistema cardiovascular por trabalhar na prevenção da oxidação das gorduras, evitando assim a formação das placas de ateroma. Também auxilia reduzindo o LDL, que é uma gordura ruim, e aumentando a gordura que faz bem ao organismo, o HDL. A outra metade das gorduras é formada pelo ômega-6 e por dois tipos de gordura insaturada: o ácido esteárico e o palmítico, duas substâncias essenciais para fornecer energia ao coração.

Excelente para quem pratica musculação
O ponto principal aqui é a grande quantidade de proteínas que o amendoim consegue oferecer. Em apenas 100 gramas, ele é capaz de oferecer 26 gramas de proteínas, a mesma quantidade da carne bovina. Porém, há que se explicar melhor. Já que ambos alimentos têm a mesma quantidade de proteínas por que não posso substituir o amendoim pela carne, que é mais barato e mais prático de ser consumido? Porque as proteínas encontradas no amendoim não possuem um alto valor biológico como as da carne bovina, ou seja, não são facilmente absorvidas e utilizadas pelos músculos. Mas, ainda assim, é uma excelente opção para complementar a dieta de quem malha. Além das proteínas, 100 gramas de amendoim consegue oferecer 567 gramas de calorias sendo uma boa fonte de energia para quem pratica qualquer tipo de exercício físico.

Auxilia na prevenção do diabetes
Por conter uma grande quantidade de ômega-9 em sua composição, o amendoim ajuda a controlar a liberação de açúcar no sangue e também reduz as taxas de triglicerídeos, um tipo de gordura que é composta por 3 moléculas de glicose.

Melhor forma de consumir o amendoim

Primeiro, fique atento na hora da compra. É sempre melhor investir em alimentos orgânicos, isso evita que os amendoins estejam com fungos. Caso não possa comprar ou não encontre, observe a forma com a qual esse alimento está armazenado. É importante que esteja em lugar arejado e livre de qualquer presença de mofo.

Quanto a forma de consumo, essa pode ser diversa. A mais comum é como manteiga de amendoim, principalmente nos EUA, amendoim torrado, cozido ou até mesmo cru, sendo essas 3 últimas opções, as mais aconselháveis para quem está de dieta, além é claro da pasta de amendoim, muito consumida para quem está seguindo dietas para ganho de massa muscular ou emagrecimento.

O amendoim também é bastante utilizado na comida baiana para fazer um tipo específico de vatapá. Ele também é muito encontrado em recheios de doces, especialmente chocolates e também como doce caseiro (paçoca e pé de moleque). O óleo de amendoim também é uma excelente opção, principalmente na hora de temperar saladas.

Sobre Calila Galvao

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  1. Gostei muito do artigo. Muito informativo e prático. Porém no final do artigo tem uma informação incorreta. Sou engenheiro agrônomo e posso dizer que o fato de o amendoim ser orgânico não influencia na presença ou não de fungos. O amendoim pode conter aflatoxinas que podem prejudicar a saúde, porém isso se deve à má conservação ou atraso na colheita do mesmo. Quando o amendoim demora a ser colhido ou é armazenado com umidade incorreta os fungos podem se desenvolver e produzir toxinas. Obviamente o amendoim orgânico é preferível ao convencional, mas devido à ausência de resíduos de agroquímicos e não à questão dos fungos.

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