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Albumina: O que é, 7 Benefícios, Colaterais e Como tomar

Tudo que você precisa saber sobre o suplemento albumina. O que é, seus benefícios, como tomar corretamente, efeitos colaterais e se engorda. Veja também quais marcas nossos leitores consideram as melhores.

A albumina é uma proteína encontrada em alimentos de origem animal e em algumas plantas, os quais recebem o nome de albuminoides.

Normalmente, porém, a utilizada na suplementação vem especificamente da clara do ovo, na forma de ovoalbumina.

No corpo humano, a albumina tem uma série de benefícios além de auxiliar no ganho de massa muscular.

Ela vem sendo bastante utilizada na medicina, no processo de cicatrização, em pessoas vítimas de queimaduras e hemorragias sérias.

O que é?

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Por ser considerada uma proteína de alto valor biológico (proteína completa, contendo aminoácidos essenciais em valor adequado) e de alta digestibilidade, a albumina é, hoje em dia, parte de alguns dos principais suplementos para quem deseja ter um aumento de massa muscular.

O que poucos sabem, porém, é que ela também é utilizada de modo mais amplo, até mesmo na medicina.

Por certo, isto não significa que o seu uso está liberado em qualquer dosagem.

Assim como qualquer outra substância, mesmo que benéfica, deve ser restringida a doses seguras e que só tragam vantagens e não malefícios ao corpo.

No caso da albumina em particular, sabemos que ela é metabolizada no fígado.

Por isso, este é um dos órgãos que mais sofre se a suplementação for feita por muito tempo ou em doses acima das indicadas.

Existem 3 tipos de albumina:

  1. Produzida no fígado, chamada seroalbumina;
  2. Do ovo, ovoalbumina;
  3. E que vem do leite, lactoalbumina.

As duas últimas fazem parte da nossa dieta quando ingeridas nestes alimentos.

 Nos suplementos à venda, contudo, a sua derivação costuma ser a clara do ovo desidratada e pasteurizada, visto já que a clara do ovo possui alta concentração de proteína.

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Esse tipo, vindo do ovo, chama-se ovoalbumina.

Ela é presente em grande quantidade no alimento e ainda conta com uma característica que ajuda a resistir a temperaturas extremas, garantindo a confiabilidade do produto.

Na corrente sanguínea, ela é uma das principais proteínas, estando no plasma.

Quando a albumina está em níveis muito baixos, pode ser prejudicial e ocasionar problemas mais graves.

Níveis de baixos de albumina podem ser ocasionados por: insuficiência hepática, histórico familiar, problemas digestivos e intestinais e desnutrição.

Função da albumina

A albumina tem funções bem específicas no corpo humano, sendo elas:

  • Auxilia no aumento do volume muscular e na manutenção do volume existente
  • Controla o pH
  • Faz o transporte de hormônios da tireoide
  • Auxilia a absorção dos minerais nas células
  • Ajuda a formação de hormônios

Como tomar

Assim como ocorre com outros suplementos, a forma de como tomar albumina é bem simples e versátil. Pode ser acrescentada a uma série de outros alimentos:

Misture a albumina com sucos, shakes ou água;

Coloque a albumina na receita de sua preferência;

Pode ser ingerida em qualquer hora do dia, embora seja indicada para complementar as refeições que são menos proteicas;

Ainda assim, é sempre interessante realizar um acompanhamento com um nutricionista.

Somente um profissional da área saberá indicar com perfeição em qual momento do dia e qual a dose necessária para cada um, de acordo com suas características particulares.

Como consumir para ganhar massa muscular (quantidade recomendada)

Quem deseja consumir albumina para ganhar massa muscular, tem uma forma de uso equivalente à exposta acima.

O que pode mudar é somente a quantidade recomendada.

Normalmente, a albumina indicada é de 20 a 50g por dia, porém a quantidade de albumina que você precisa consumir por dia vai variar de acordo com sua necessidade nutricional e objetivos.

O período de consumo costuma ser recomendado antes de dormir ou depois dos treinos como substituto do whey protein.

É claro que aí há uma grande janela. Até mesmo por isto, o contato com um profissional é importante, pelo menos num primeiro momento, para entender as suas necessidades fisiológicas e ter uma orientação.

Lembrando que quando se faz o uso do suplemento de albumina é preciso tomar no mínimo 2 litros de líquidos diariamente para que não haja problemas renais.

Qual marca devo escolher?

Nossos leitores votaram em qual eles consideram as melhores albumina, veja a lista completa clicando abaixo:

Veja também:
ALBUMINA: Para que Serve e as 5 Melhores Marcas

Leia também:

Caseína – O que é, para que serve e como tomar

Maltodextrina – O que é, para que serve, engorda? Como tomar?

BCAA: O que é, para que serve, benefícios e como tomar

Dextrose – Para que serve, como tomar, se engorda e a melhor marca

Creatina – O que é, Para que serve, Efeitos e Como tomar

7 Benefícios da albumina

O grande benefício da albumina, na forma de suplemento, é fornecer de maneira concentrada a proteína.

Dessa forma, pode potencializar as vantagens encontradas a partir do seu consumo:

  1. Auxilia o ganho de massa muscular, reparando as micro lesões musculares sofridas nos exercícios físicos e aumentando o volume
  2. Dá uma saciedade que favorece quem está querendo perder peso, já que tem a sua digestão mais lenta
  3. A albumina pode ser utilizada na dieta low carb
  4. Pode ser tomada por quem é vegetariano
  5. Fonte de minerais (potássio, cálcio, magnésio)
  6. Fonte de vitaminas (principalmente as do complexo B)
  7. É indicada na medicina para quem sofreu queimaduras, teve hemorragias, fez cirurgias plásticas (como lipoaspiração), teve síndrome nefrótica, tem doenças no fígado ou fez cirurgias cardiovasculares – nestes casos, somente conforme orientação médica.
Veja também:
Albumina NaturOvos é boa? Para que serve, 8 Benefícios e Como tomar

Composição

A albumina é um tipo de proteína globular, formada exclusivamente por aminoácidos essenciais.

Estes nutrientes não são produzidos pelo corpo humano, mas são necessários para o bom funcionamento. Eles são apenas adquiridos através do consumo de alimentos.

Por essa composição, a albumina é tão importante no organismo.

Caso não seja ingerida na alimentação ou em suplementos, ficará em falta e irá gerar efeitos adversos.

Na suplementação, ela pode ainda ser complementada por fórmulas mais amplas.

Apesar disso, normalmente só há adição de sabores (baunilha, morango e chocolate, principalmente).

Ou seja, o produto é puro e tem por base a ovoalbumina, citada anteriormente.

Veja também:
Albumina Growth Supplements, o que você precisava para melhorar seus ganhos

Albumina ou Whey Protein?

Como falamos agora há pouco, vai de sua disponibilidade financeira.

Se tiver condições de comprar whey protein, fique com ela no pós treino ou em outras oportunidades já citadas.

Pela qualidade da proteína e absorção, a whey é a melhor opção.

Caso não possa tomar sempre whey protein, então utilize a albumina.

Você pode muito bem ingerir antes de dormir, claras de ovos cozidas, caso opte em comprar apenas a whey protein.

Caso queira utilizar os 2 suplementos ao longo do dia, sem problemas também.

No entanto que não cometa exageros e tome a quantidade indicada por um profissional.

Veja também:
Melhor Whey Protein - Veja as melhores marcas de 2019 [MENOR PREÇO]

Para quem é indicado a suplementação?

  • para quem está visando aumentar a força;
  • melhora da performance para atletas como nadadores, jogadores de futebol, praticantes de lutas;
  • recuperação do tecido muscular e ganho de massa muscular,
  • recuperação após exercícios físicos como a musculação,
  • também para quem deseja emagrecer.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais podem ser leves e desagradáveis ou mais sérios, quando tomados sem critério.

  • Entre o mais comuns estão o acúmulo de gases e diarreia, causados por uma reação do sistema gastrointestinal em algumas pessoas suscetíveis e mais sensíveis. Apesar de ser desagradável, ele não é grave e pode ser evitado com o uso de medicações com orientação médica.
  • Entre os efeitos colaterais graves – porém mais raros – estão as alergias e distúrbios renais que já foram descritos com o uso em excesso e sem critério do suplemento da albumina.

O que acontece é uma “sobrecarga” renal pelo aumento de trabalho causado pela grande concentração de proteína ( e as vezes de sódio) no sangue.

Albumina Engorda?

Esse suplemento possui poucas calorias e gorduras, ou seja, não deve levar ao aumento de peso.

Isso só acontece em casos em que há a suplementação em excesso e sem a realização de exercícios.

Assim, como qualquer outro alimento, a energia consumida em excesso e não utilizada pelo metabolismo corporal irá se acumular na forma de tecido adiposo.

O que se deve considerar é que, como é utilizada por pessoas que fazem exercícios , haverá a hipertrofia muscular e assim o ganho de peso, mas de massa magra.

Faz mal? Tem contraindicações?

Tirando pessoas alérgicas aos componentes ou com problemas de saúde que estejam impedidas do consumo por causa de restrições dietéticas, a albumina não é contraindicada.

Vale apenas ressaltar que que gestantes, idosos e crianças devem consultar o médico antes de utilizar.

Também recomendamos que consulte um nutricionista antes de utilizar o suplemento de albumina. 

Abraços e Bons Treinos. 

Referências:
Serum albumin and muscle strength: a longitudinal study in older men and women.
Schalk BW1, Deeg DJ, Penninx BW, Bouter LM, Visser M.
Principios de Bioquímica Lehninger – 5 Ed
Cox, Michael M.Nelson, David L.
Livestrong.com
Drauziovarella.com.br

Sobre Bruna Bosco

Nutricionista formada em 2011 e pós graduada em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Esportiva pela UNICAMP.

196 Comentários

  1. Suplemento com ótimo custo benefícios se comprar de uma marca boa. Ótima opção para quem não quer gastar muito com whey protein e ainda ter um suplemento proteico para antes do treino ,pos treino e antes de dormir.

  2. Antonio Carlos Eslobodengo

    Olá, gostaria de saber o seguinte: frequento academia e comprei um produto que, dentre os vários ingredientes que o compõem, há a albumina desidratada. Porém, gostaria de saber o que isso significa! Essa albumina existente nos produtos para praticantes de musculação é extraída da clara do ovo, como já informado no artigo deste site ou existe a possibilidade de ser extraída de soro sanguíneo? O que vem a ser essa albumina?

  3. tomei junto com massa e sentido dor na barriga isso é normal na primeira vez que se toma

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