fbpx
Página Inicial » Dietas e Nutrição » Água no auxílio do emagrecimento e da hipertrofia – Como calcular o quanto devemos beber de água ao longo do dia

Água no auxílio do emagrecimento e da hipertrofia – Como calcular o quanto devemos beber de água ao longo do dia

A água pode auxiliar de fato no emagrecimento e na hipertrofia? A resposta é sim! Além de ser o elemento mais importante para a sobrevivência do ser humano, somente perdendo para o oxigênio, administrando-a muito bem, ela pode servir de auxílio no emagrecimento. A água gelada é um termogênico, ela ajuda o organismo a gastar energia, assim como todos os alimentos termogênicos. Quem se informa a mais tempo, pelo menos já deve ter ouvido falar sobre a dieta termogênica, usada inclusive por alguns famosos da televisão. É uma das mais eficazes e seguras atualmente, com efeitos consideravelmente rápidos e sem ocasionar desnutrição.

Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo naturalmente. Para regular a temperatura, o corpo trabalha muito mais. Um chá verde quente, por exemplo, faz o corpo trabalhar para regular a temperatura, ao mesmo tempo em que reduz a absorção de açúcar e a amilase, enzima que cuida dos carboidratos. Frutas, não só podem como devem ser inseridas na dieta termogênica, pois além de tudo são ricas em fibras. Você pode tomar um suco natural gelado, funciona bem, mas toda a fibra, somente vai encontrar na própria fruta.

E a água gelada entra como uma grande amiga no emagrecimento, especialmente de quem faz exercícios físicos e precisa investir numa dieta equilibrada, eliminando gorduras mas nunca músculos. Então, para os treinos, nada melhor do que levar uma água bem gelada. Não só nos treinos como em todo o lugar que for possível. Digamos que você beba uma água com uma temperatura de 3ºC. Imagine ela entrando no seu organismo que precisa sempre se manter na média dos 37ºC. É aí que o corpo todo precisa trabalhar arduamente para manter sua temperatura normal.

Veja também nossas 20 dicas para Emagrecer e os alimentos que ajudam a emagrecer.

Quem pratica exercícios físicos não pode esquecer de beber no mínimo 8 copos por dia, em torno de dois litros. Aproximadamente dois litros de água gelada por dia garante a queima de pelo menos 200 calorias diárias, isso significa que você perde o que deveria ter de gasto calórico em uma corrida de até 4 km. Por isso que a água gelada ajuda a emagrecer sem sombra de dúvidas. Lembrando ainda, que a água é termogênica e não possui açúcar nem gordura, como todo mundo sabe.

E no auxilio da hipertrofia, não há duvidas de que a água é uma das grandes responsáveis. Começando pelo mais importante: O rendimento. A falta de água no organismo acaba danificando o rendimento em grande escala. 70% do nosso corpo é formado de água, ela faz o trabalho de hidratar todas as células, sem exceção. Então, deixe a água faltar e o rendimento cai lá embaixo. Quando falta água suficiente, ainda mais durante um treino onde o suor é sempre presente, o corpo começa a trabalhar para poder encontrar um meio de não deixar as células mais importantes se desidratarem. Toda a energia que poderia ser usada nos exercícios, então acaba sendo desperdiçada.

Uma pequena desidratação pode diminuir até mesmo 10% do seu pico de força. Pode não parecer muito, mas para a hipertrofia dos músculos não pode acontecer essas variações todo o tempo. Na hora de digerir um alimento, a água ajuda na maximização da absorção dos nutrientes, quanto melhor absorvidos esses nutrientes, melhor será certamente a hipertrofia. Se o contrário acontecer e seu corpo precisar fazer uma digestão de forma pouco hidratada, será uma digestão ineficiente e mais demorada.

Quem faz musculação sabe muito bem que é necessário termos uma preocupação maior com a pressão sanguínea. Principalmente porque ela pode afetar o rendimento em grande escala quando está baixa, ou torná-los arriscados quando está alta. Um volume de água muito baixo no organismo acaba acarretando em oscilações na pressão sanguíneas, nada saudáveis.

Mas então aparece uma dúvida crucial: Existe alguma fórmula para calcular a quantidade de água que devemos ingerir por dia?

Sim, existe sim. Você só precisa multiplicar 39 ml por seu peso corporal em kg. Veja o exemplo:

Uma pessoa que pesa em média de 70 kg: 39 x 70 = 2730 ml. Ou seja, podemos dizer que uma pessoa com aproximadamente 70 kg precisa beber de 2,5 l a 3 litros de água por dia.

Fonte de Cálculo: Charles Poliquin.

Abraços e Bons Treinos.

Água no auxílio do emagrecimento e da hipertrofia – Como calcular o quanto devemos beber de água ao longo do dia
5 (100%) 1 vote

Sobre Bruno Vargas

13
Deixe um comentário

avatar
10 Tópicos de comentários
3 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais em alta
8 Autores de comentários
cesinhaPaulo Cotait TozzoLeonardo CorreiaJosimária LucenaJulio D Autores de comentários recentes
  Inscrever-se  
Mais recente Mais antigo Mais votado
Notificação de
cesinha
Visitante
cesinha

Eu tenho 77 kilos, tenho q beber 3litros de água…
oq acontece se no decorrer do dia, junto com o treino eu passar essa quantidade de água? ??
Parabéns pelo post

Leonardo Correia
Visitante
Leonardo Correia

Mais tomar 2,5 l de água por dia, já esta de bom tamanho.

Josimária Lucena
Visitante

amei todas as orientaçoes.melhorei bastante meu conhecimento.obrigada mesmo…

Breno Cardoso
Visitante
Breno Cardoso

Então quer dizer que eu preciso tomar na média de 4 litros de agua por dia por pesar 105Kg ? Não é agua demais ?

rubens santana
Visitante
rubens santana

olá, gostaria de saber se essa quantidade 2 a 3 litros, referesse somente a agua, ou pode contar com o consumo de sucos por exemplo. pois durante o dia eu não tomo tanta agua em si.

Paulo
Visitante
Paulo

Gostaria de saber se a ingestão de Creatina influencia na quantidade de água representada pela conta

Admin. Carlos
Visitante
Admin. Carlos

Sim, pode colocar mais um litro ai quando se está suplementando…mas sem cometer exageros também….

Márcio Roque
Visitante
Márcio Roque

Boa noite,
Encontrei a página por acaso no google e acabei gamando nos artigos, realmente, muito bons. Porém, ainda não encontrei a resposta para minha duvida: Bebo muita água durante o treino, será que isso pode interferir no aproveitamento do meu shake do pós??

Admin. Carlos
Visitante
Admin. Carlos

De forma alguma, pode tomar água tranquilo….

abs

Admin. Carlos
Visitante
Admin. Carlos

Julio, esse cálculo é baseado em estudo fornecido pelo Charles Poliquin:

http://www.charlespoliquin.com/ArticlesMultimedia/Articles/Article/325/Qual_quantidade_de_agua_voce_deveria_tomar.aspx?lang=PT

Abraços.

Julio D
Visitante

Qual o motivo de multiplicar por 39?

Paulo Cotait Tozzo
Visitante
Paulo Cotait Tozzo

O motivo para se multiplicar por 39ml, é basicamente isso, cada kilo do nosso corpo precisa aproximadamente de 39ml de água para funcionar perfeitamente.

JULIO
Visitante
JULIO

Gostaria de entender pq multiplicar por 39 o peso do corpo para a ingestão de água adequada.
e parabéns pelo post!
abs!